2022: Confira o cronograma dos feriados para sua empresa

Para o empreendedor, olhar para calendário e ter visibilidade do cronograma de feriados requer sempre a habilidade de conciliar foco e perspectiva. Afinal, não se pode fugir dos compromissos e das obrigações definidas pelas datas, nem tampouco deixar de olhar além, para traçar os próximos passos da estratégia do seu negócio.

Essa “visão de longo alcance” é decisiva para um planejamento comercial efetivo e orientado a maximizar oportunidades – seja nos períodos com alto potencial para alavancar faturamento, seja na hora de se antecipar para minimizar os impactos que um feriado pode causar no desempenho de vendas projetado para um determinado mês.

Sim, parece que este ano “está voando” e 2022 se aproxima. Apesar do contexto do mercado local, com descompassos em meio ao ritmo de retomada da atividade econômica, esse futuro faz parte do presente das empresas.

Na hora de planejar ações, destacamos as 6 prioridades que não podem ficar de fora do radar dos empreendedores, sobretudo daqueles que pautam o seu cronograma de crescimento de vendas pelo calendário.

Em quais dias da semana cairão os feriados nacionais em 2022?

Em 2022, o calendário revela diversas possibilidade de emendas de dias com feriados nacionais. Vale avaliar para esses períodos, em termos de produtividade e lucratividade, a manutenção ou não das atividades produtiva e comercial, mas sempre olhando para além dos meses próximos e pensando na preparação de estoques para atender a momentos com demandas maiores que virão:

  • 01 de janeiro (sábado) – Dia da Confraternização Universal/Ano Novo
  • 01 de março (terça-feira) – Carnaval. Não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo tradicionalmente adotado como folga.
  • 15 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa
  • 21 de abril (quinta-feira) – Tiradentes
  • 01 de maio (domingo) – Dia do Trabalho
  • 16 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi. É feriado facultativo no Brasil, definido pelos municípios.
  • 07 de setembro (quarta-feira) – Dia da Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quarta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 02 de novembro (quarta-feira) – Finados
  • 15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República
  • 25 de dezembro (domingo) – Natal

Explore o potencial das datas comemorativas no próximo ano

Datas comemorativas ou sazonais são bem-vindas para aquecer as vendas ao longo do ano. É crucial se antecipar desde já, para alinhar as temáticas ao perfil dos produtos e serviços oferecidos, e identificar oportunidades de aproveitar os picos de faturamento gerados por essas celebrações:

  • 08 de março (terça-feira) – Dia Internacional da Mulher
  • 20 de março (domingo) – Início do Outono
  • 17 de abril  (domingo) – Páscoa
  • 22 de abril (sexta-feira) – Descobrimento do Brasil
  • 08 de maio (domingo) – Dia das Mães
  • 12 de junho (domingo) – Dia dos Namorados
  • 21 de junho (terça-feira) – Início do Inverno
  • 24 de junho (sexta-feira) – Dia de São João
  • 14 de agosto (domingo) – Dia dos Pais
  • 22 de setembro (quinta-feira) – Início da Primavera
  • 12 de outubro (quarta-feira) – Dia das Crianças
  • 15 de outubro (sábado) – Dia do Professor
  • 31 de outubro (segunda-feira) – Dia das Bruxas – Halloween
  • 25 de novembro (sexta-feira) – Black Friday
  • 21 de dezembro (quarta-feira) – Início do Verão
  • 31 de dezembro (sábado) – Reveillon

Mantenha-se conectado com seus consumidores

A interação com clientes em redes sociais é uma prática recomendada, especialmente para monitorar expectativas de consumo e planejar ações para 2022. Esse espaço de relacionamento também contribui para a adoção de promoções, úteis para sinalizar a receptividade e a adesão do consumidor a estímulos para compra.

Criatividade nas promoções e abordagens assertivas junto ao público-alvo podem fazem uma estratégia comercial, especialmente quando definidas com antecedência e sempre de olho no calendário.

Engaje a equipe no planejamento do negócio

Uma equipe comprometida com os objetivos da empresa faz a diferença para o faturamento. Além de manter os funcionários atualizados sobre os rumos do negócio, outro ponto é desenvolver a visão de longo prazo do time, para que todos possam compreender a estratégia traçada de modo mais amplo, e não visando somente as metas mês a mês.

Nesse contexto, não existe engajamento se não houver um sentimento compartilhado pela equipe de que seu papel é essencial para gerar o crescimento esperado. E o mais importante: do qual ela sempre fará parte. A valorização das pessoas é fator-chave para qualquer operação.

Prepare-se para as demandas

O calendário também é um facilitador de processos quando o assunto é preparar o empreendimento preparar para os períodos de maior demanda. Pensar na projeção de estoques, com olhos em 2022, constitui um tempo que se reverterá em um exercício valioso para o seu negócio.

Quanto antes esse cronograma for definido, maior a flexibilidade para se adequar a mudanças de rota e mais oportunidades podem ser vislumbradas e exploradas, com foco em alavancar vendas.

Fornecedores em sintonia com sua estratégia

Não adianta repensar e otimizar a estratégia, no papel, se a operação não for viável por gaps no fornecimento de produtos ou insumos.

Os fornecedores devem estar entre os primeiros a saber das novidades da empresa, para que possam seguir em sintonia com o planejamento comercial do próximo ano, principalmente se essas mudanças também implicarem adequações em suas programações, por conta de alterações em volumes e calendário de entregas.

Atenção: Veja se antecipação de feriados avançou para 2022 na sua cidade

A antecipação de feriados municipais ou estaduais foi adotada durante a pandemia da Covid-19 para reduzir a circulação de pessoas com foco no distanciamento social. Essa foi uma medida implementada de modo diferente em cada localidade e, em algumas delas, avançou para o calendário de 2022.

Não deixe de checar se terá de fazer alguma adequação no planejamento de atividades da sua empresa, em função dos feriados que não acontecerão ano que vem na sua cidade ou Estado.

Está pensando em abrir o seu próprio negócio?

É fundamental usar de modo estratégico o calendário a favor da expansão de um negócio. Para quem pensa em começar a sua jornada empreendedora, tão importante quanto saber planejar é buscar a assessoria de um contador para se certificar de que o enquadramento da atividade e todos os trâmites do processo de abertura da empresa sejam conduzidos em total conformidade.

O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.

Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas.  Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *