A importância da API aberta para o setor financeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Junto com o Pix, o Open Banking chegou no mercado financeiro para trazer mais oportunidades e opções de produtos e serviços financeiros para os correntistas, que terão mais autonomia e transparência nas transações feitas pelos bancos. Para que isso seja possível, uma peça-chave do Open Banking é a Application Programming Interface, mas você conhece a importância da API?

Como iniciativa para deixar claro que as informações dos correntistas pertencem a eles e não aos bancos, o Open Banking deu início às suas operações em novembro do ano passado aqui no Brasil, e deve ter sua implementação total até outubro de 2021.

O grande diferencial desse novo conceito é fazer com que os usuários de qualquer banco compartilhem seus históricos e dados com prestadores de serviços financeiros por meio das APIs, em qualquer momento ou situação.

Para que você entenda melhor como essa tecnologia funciona e quais são as suas principais vantagens para o setor financeiro, separamos um post completo sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é API Open Banking?

A API Open Banking é muito semelhante à API de Pagamento, e nada mais é do que o conjunto de padrões de programação e instruções para que duas ou mais plataformas se comuniquem entre si. O objetivo principal dessa API é compartilhar dados, históricos bancários e informações dos clientes, mediante sua autorização.

as APIs são sistemas de programação que têm como objetivo o compartilhamento de dados entre sistemas diferentes
as APIs são sistemas de programação que têm como objetivo o compartilhamento de dados entre sistemas diferentes

Vale lembrar que o Banco Central determina que fazer parte do Open Banking seja obrigatório apenas para bancos de portes grandes e médios, e as fintechs e instituições de pagamentos têm uma participação opcional e não precisam fazer parte da nova tecnologia caso não achem benéfico para a empresa.

Porém, por ser vantajoso especialmente por possibilitar bancos e instituições financeiras a criar novos serviços e produtos mais abrangentes, a oportunidade de conquistar novos clientes com esse tipo de serviço leva grande parte do público opcional a também ingressar nesse novo sistema.

Mas o que é API aberta?

Uma API aberta nada mais é do que uma API que fica disponível para desenvolvedores externos. Isto é: outras empresas e desenvolvedores podem usar a programação, a fim de compartilhar dados ou informações que sejam de interesse de ambos.

Isso não quer dizer, porém, que uma API aberta necessariamente seja livre de custos, controle e autenticação, já que uma open API pode, sim, ser paga.

Qual a importância da API aberta para o setor financeiro?

A API é essencial para que o Open Banking opere compartilhando e recebendo dados, e hoje em dia as APIs são importantes para diversos outros processos no mundo financeiro, como o Banking as a Service, por exemplo.

Uma pesquisa feita pela Sensedia mostrou que 57% das empresas de grande porte optam pelo uso das APIs para fazer com que a inovação cresça dentro das instituições.

Como conectar sua empresa por meio de APIs

Quando falamos especificamente a respeito do setor financeiro, o uso das APIs beneficia as estratégias e processos de tecnologias avançadas, fazendo com que sejam feitos de maneira mais rápida e eficiente.

Sua grande importância está ligada com o compartilhamento de dados, feito por meio de uma interface de programação que permite que o fluxo seja compartilhado sem interrupções e de maneira mais segura.

Como resultado, você não precisa iniciar um histórico financeiro do zero com outro banco para usar seus produtos, já que poderá levar seu histórico financeiro para qualquer instituição que você quiser.

Com isso, a ferramenta tem se tornado um motor importante para o crescimento de diversos tipos de negócios, já que simplifica a gestão financeira e deixa tudo mais organizado e seguro, dando mais controle de suas informações para os usuários dos bancos e instituições.

Como a troca de informação é feita diretamente dentro do serviço bancário, um banco que já conhece seus limites, gastos e histórico, te oferecerá apenas produtos que estejam de acordo com seu interesse com base em seu perfil de gastos. 

se as APIs fossem fechadas, seria mais difícil integrar os sistemas e compartilhar os dados
Se as APIs fossem fechadas, seria mais difícil integrar os sistemas e compartilhar os dados

Caso a API fosse fechada, apenas os setores do mesmo banco teriam acesso a essas informações, e não seria possível compartilhar o histórico dos correntistas com todos os bancos e instituições financeiras que participam do Open Banking.

A importância de desenvolver uma API segura

O gerenciamento e administração das APIs devem ser de qualidade, já que é necessário levar em conta que em horários de pico o sistema deverá suportar todos os acessos aos dados sem apresentar problemas.

Porém, você não deve pensar apenas no bom funcionamento e desempenho desse sistema, e deve se atentar especialmente à segurança da API. Embora o Open Banking permita que os dados dos clientes sejam compartilhados, é essencial ter um controle de quem irá acessar esses dados.

Isso quer dizer que a API deve ter um alto nível de segurança para evitar que as informações bancárias e pessoais dos correntistas vazem ou sejam violadas, o que poderia gerar um grande problema.

Isso é importante, porque, dentro do Open Banking, por exemplo, não existe uma plataforma que todos os participantes podem usar para compartilhar informações.

Isso quer dizer que todos os bancos devem ter APIs abertas, sejam desenvolvidas pelas próprias instituições ou empresas terceirizadas, para permitir a troca de informação.

Depois de ver a importância da API aberta para o setor financeiro, ficou mais fácil entender como essa integração pode beneficiar tanto o correntista como os bancos, não é? Vale lembrar que sua empresa pode desenvolver sua própria API ou contratar uma empresa terceirizada no assunto para lhe auxiliar na integração de dados.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas e aproveite as vantagens das APIs do BS2

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes