O que é API banco e para que serve?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Hoje em dia existe uma grande variedade de APIs, usadas a todos os momentos em redes sociais, plataformas de pagamentos e sistemas de localização como o Google Maps. Sua principal finalidade é fazer uma integração nos dados e aplicações. Uma das APIs mais famosas hoje em dia é a API banco, usada em bancos digitais e dentro do sistema Open Banking.

As APIs criadas para bancos, diferente do que se imagina, não beneficia apenas a instituição financeira, mas também pode ser um grande aliado para clientes que desejam novos cartões de créditos, empréstimos e até financiamentos, sem precisar começar uma relação do zero com a empresa. 

Leia mais sobre APIs clicando aqui!

Além disso, ainda podem se beneficiar com produtos que facilitam o dia a dia, como no caso do iFood, empresa de delivery de alimentos que, usando uma API banco passou a oferecer aos parceiros conta digital e cartão pré-pago.

Para lhe explicar melhor o que é API banco e para que serve, separamos um post completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é API banco e para que serve?

A Application programing Interface é um conjunto de instruções de programação que permite com que dois pontos diferentes se comuniquem.

API é uma sistema de programação usada para integrar dois ou mais sistemas entre si
API é uma sistema de programação usada para integrar dois ou mais sistemas entre si

Hoje em dia existem APIs em diversos segmentos diferentes, e em cada uma delas existem informações e direcionamentos necessários para levar até a realização das tarefas que elas devem exercer.

No caso da API banco, a solução deve ser as funcionalidades essenciais para um sistema operar com todas as atividades bancárias.

Como é feita a integração das APIs banco?

As APIs banco são integradas em plataformas Banking as a Service, que nada mais são do que modelos de negócios em que as instituições financeiras disponibilizam serviços financeiros digitais para empresas que não possuem essa permissão.

Isso quer dizer que uma empresa consegue se tornar uma instituição de pagamento sem necessidade dos trâmites burocráticos do Banco Central.

Para que você entenda melhor, imagine que uma agência de viagens montou uma estratégia que visa fidelizar os clientes por meio de um cartão de crédito que acumula pontos para serem gastos com produtos da própria empresa.

Além de fidelizar os clientes, essa iniciativa facilitaria na hora de observar o comportamento dos consumidores por meio de transações realizadas, o que colabora para a personalização dos serviços.

A empresa pensa ainda mais além e busca oferecer outras possibilidades como contas de pagamento e empréstimos online. O problema, nesses casos, é que por lei os serviços citados só podem ser oferecidos por meio de uma liderança bancária.

alguns produtos como cartões de crédito só podem ser oferecidos por empresas que possuem permissão do Banco Central
alguns produtos como cartões de crédito só podem ser oferecidos por empresas que possuem permissão do Banco Central

É então que o Banking as a Service disponibiliza serviços financeiros digitais por meio de empresas licenciadas para empresas que não possuem permissão.

Para integrar esse sistema com a necessidade da empresa, são usadas APIs específicas, na qual a empresa não precisa se preocupar nem com o desenvolvimento das soluções que serão oferecidas, nem com os custos que são gerados durante esse processo.

Por que a API banco beneficia as empresas?

Agora que você conseguiu compreender de uma forma mais clara o que é API banco e como ela atua no mercado, talvez esteja se perguntando porque sua empresa deveria oferecer produtos e serviços financeiros para o seu cliente.

Um dos principais motivos é que a concorrência já começou a usar essas soluções para fidelizar seus clientes e atrair novos, e a oferta de produtos financeiros têm se tornado algo natural em diversos segmentos.

Tudo isso porque o objetivo das empresas tem sido tornar o acesso a serviços financeiros menos burocráticos e mais fáceis, o que faz com que grande parte das empresas possam oferecer cada vez mais soluções baseadas nas necessidades e problemas do seu público.

Sabe-se que hoje em dia os clientes de bancos e fintechs que conseguem realizar os processos de forma online se sentem mais satisfeitos com as soluções que recebem em comparação aos clientes de instituições tradicionais.

Afinal, nada melhor do que realizar processos e operações sem a necessidade de enfrentar filas e uma grande burocracia.

Uma pesquisa mostrou que, além dos clientes de fintechs estarem mais satisfeitos do que clientes de bancos tradicionais, apenas 19% dos usuários demonstram insatisfação em relação às empresas que oferecem soluções online. 

Enquanto isso, cerca de 25% dos clientes de bancos tradicionais não estão satisfeitos com o serviço oferecido, e a porcentagem chega até 43% quando o assunto é empréstimo.

Depois de ver o que é API banco e para que serve ficou mais fácil entender como as APIs funcionam dentro do processo de integração de dados e informações. Além disso, você ainda pôde ver como é importante oferecer soluções financeiras para seus clientes e se destacar da concorrência, sem a necessidade de passar por processos burocráticos ligados ao Banco Central.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes