”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.
O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina.

Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.
Salvo exceções como, por exemplo, o futebol, não temos o costume de enxergar o Brasil em posições de liderança, não é mesmo? Mas a verdade é que o Brasil é, sim, a ponta da lança em diversas áreas.

Inclusive, no quesito “inovações em tecnologia bancária que visam descomplicar e desenvolver o mercado financeiro”.
Nesta área, o Brasil ocupa indiscutivelmente uma posição de vanguarda.

É isso mesmo: o Brasil é um dos líderes mundiais em inovação no setor financeiro.

  • Pix.
  • Drex.
  • Open Finance.
  • Banking as a Service (BaaS).

A lista de inovações criadas e adotadas pelo Brasil impressiona.
Impressiona, sobretudo, aqueles que estão do lado de fora, assistindo.

Porque para quem está lá, desde o começo, do lado de dentro, participando, fazendo e acontecendo, (como nós, do Banco BS2), o Brasil ser globalmente reconhecido pelo altíssimo nível de tecnologia bancária era apenas uma questão de tempo.

Inovar é Preciso

“Não podemos ter a expectativa de criar a inovação apenas dentro da empresa. Temos que buscar tendências, inspirações e elementos fora. (…) Por isso, criamos uma área focada 100% nas oportunidades externas em inovação”.

Marcos Magalhães, CEO do Banco BS2

Inovação, como bem disse nosso CEO, é algo que se busca. E a nossa busca por ela é incessante.

Não por acaso:

  1. Fomos o primeiro banco a receber aprovação do Banco Central para operar com Pix;
  2. Como um banco 100% digital, possuímos uma enorme expertise em soluções de APIs;
  3. Lançamos uma unidade de negócios inteiramente dedicada ao Banking as a Service (BaaS).

Quando falamos que “o Banco BS2 está lá, do lado de dentro, desde o começo”, não é força de expressão. É a mais pura realidade. E o Drex é prova disso.
A nova moeda digital brasileira está prevista para entrar em vigor só no final de 2024; e o Banco BS2 já fez sua primeira transação com o Drex em outubro de 2023.

Como disse Magalhães, inovação se busca. É o que estamos fazendo. É o que temos feito, desde sempre.

Banking as a Service (BaaS)

O Banking as a Service (BaaS) é outro exemplo.
Para muitas instituições financeiras, BaaS e APIs são conceitos relativamente novos.
Para nós, é algo que já oferecemos como soluções testadas e comprovadas a nossos clientes.

Quando uma empresa usa Banking as a Service do Banco BS2, ela consegue, por exemplo, oferecer soluções de pagamento – plugados pelas APIs – ao seus clientes, de maneira fácil, simples e sem a necessidade de requerer licenças que, por vezes, demoram até anos para serem concedidas.
Em outras palavras, com o BaaS e as APIs do Banco BS2, nossos clientes PJ têm a chance de acelerar o crescimento de suas empresas e negócios.

Hoje, nossas ofertas de BaaS incluem também soluções as a service de crédito, câmbio e seguros, além de APIs de pagamentos/recebimentos (Pix, TED, Pagamentos, boletos e conta corrente). Inovar, para nós, é isso. É investir constantemente no avanço das tecnologias bancárias.
Aliás, uma coisa da qual nos orgulhamos no Banco BS2 é nossa expertise em inovação.
Ainda não nos decidimos se ela existe porque estamos sempre buscando inovar; ou se buscamos sempre inovar porque ela existe.

O que sabemos é que, decididamente, se depender dela e do Banco BS2, o Brasil continuará entre os líderes mundiais em inovação do setor financeiro por muitos e muitos anos. E isso é bom para todos. Principalmente, para nossos clientes.

Posts Similares

Posts Recentes

mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *