Banco BS2 é a primeira instituição financeira a aderir ao movimento transparência 100%

Banco BS2 é a primeira instituição financeira no Brasil a aderir ao Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU

O Banco BS2 acaba de se tornar a primeira instituição financeira a aderir ao Movimento Transparência 100%. Essa iniciativa representa um grande passo para tornar o banco ainda mais ético, íntegro, transparente e comprometido com a construção de um presente e futuro melhor no universo corporativo.

Criado pelo Pacto Global da ONU, o Movimento Transparência 100% é precursor no Brasil no fomento à transparência corporativa, com o propósito de encorajar e capacitar empresas a irem além da conformidade com as obrigações legais. Assim, o BS2 passa a fazer parte de um universo de 17 companhias que compartilham da missão de promover práticas e fortalecer mecanismos de compliance e governança que se destaquem com exemplos de sucesso para o setor empresarial no país.

Veja também: A importância do Código de Ética para as Organizações

A adesão ao Movimento Transparência 100% reforça um dos compromissos já assumidos pelo do BS2 – por meio de sua agenda ESG – de alinhar sua atuação às diretrizes do 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Banco BS2 primeira instituição financeira a aderir o movimento transparência

O ODS 16 evidencia o tema “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, a fim de combater a corrupção e de incentivar instituições cada vez mais responsáveis, inclusivas e transparentes em todos os níveis, entre outras práticas prioritárias.

Movimento Transparência 100% Engajamento do setor privado com 5 Metas até 2030

O Movimento Transparência 100% surgiu para amplificar o alcance da Ambição 2030, a ação da Rede Brasil ligada ao Pacto Global da ONU com foco em gerar um maior engajamento do setor privado na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As empresas aderentes ao Movimento Transparência 100% se comprometem em cumprir um conjunto de 5 metas até 2030, que serão comprovadas por meio da avaliação de indicadores e terão as informações sobre os respectivos avanços para atingi-las disponibilizadas publicamente. Saiba quais são essas metas:

  • 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança.
  • 100% transparência sobre os Canais de Denúncia.
  • Remuneração da Alta Administração 100% íntegra.
  • 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em Integridade.
  • 100% de transparência das interações com a Administração Pública.

De acordo com o cronograma estabelecido, as empresas signatárias do Movimento Transparência 100% devem apresentar:

  • 1 meta alcançada até 2023
  • 2 metas alcançadas até 2025
  • 3 metas alcançadas até 2027
  • 4 metas alcançadas até 2030

BS2 adere ao Movimento com 2 Metas já atingidas

Por conta do alto engajamento promovido em toda a instituição para o fomento e a consolidação de práticas transparentes, o Banco BS2 marca o seu ingresso no Movimento Transparência 100% com 2 das 5 Metas cumpridas integralmente e antes dos prazos previstos para comprovação em 2023 e 2025, respectivamente.

As Metas já alcançadas pelo BS2 em linha com a iniciativa são:

  • 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança

As Políticas de Governança Corporativa, de Compliance e do Programa de Integridade são os normativos internos que formalizam a estrutura de Compliance e Governança do Banco BS2. Além disso, por meio do Relatório Anual de Compliance, a instituição compartilha com o público em geral todas as ações voltadas à conformidade de sua atuação, e realizadas ano a ano. Esses documentos estão disponíveis publicamente para acesso no site do BS2.

  • 100% transparência sobre os Canais de Denúncias

O Canal de Denúncias do Banco BS2 é administrado por uma empresa externa contratada, e tratada como ferramenta independente, sigilosa e imparcial – disponível para os públicos externo e interno da instituição. Monitorado diariamente, esse canal gera indicadores que são analisados e utilizados para garantir que empresas do BS2 se tornem um ambiente cada dia melhor para seus públicos de relacionamento. Todas as investigações decorrentes de denúncias são feitas com base na norma interna de Gestão de Consequências. As métricas do Canal de Denúncias do BS2 são divulgadas ao público, sempre com a confidencialidade e a anonimidade dos dados devidamente asseguradas.

Outras Metas a caminho no BS2

Já estão em andamento no BS2 mais 2 Metas do Movimento Transparência 100%. São elas:

  • Remuneração 100% íntegra da alta administração.
  • 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em Integridade.

O banco tem apenas uma das 5 Metas, a serem implementadas até 2030, ainda não iniciada:

  • 100% de transparência das interações com a Administração Pública.

“A nossa participação no Movimento Transparência 100% é mais uma oportunidade de reforçar a cultura de integridade, ética e transparência defendida pelas empresas BS2. Queremos inspirar outras companhias a seguirem o mesmo exemplo, buscando maneiras de se desenvolverem economicamente e contribuírem com a sociedade simultaneamente”, finaliza Carina Queiroz, analista da área de Compliance do BS2.

BS2: banco digital das empresas!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.    Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.

Leia mais:

Conheça o programa de gerenciamento de resíduos Recicla BS2

Por que o Compliance é fundamental para as empresas

Posts Similares

Posts Recentes

Conta Internacional PJ Banco BS2

Conta Internacional PJ – Facilidade para expandir os negócios

A Conta Internacional PJ é uma opção para empresas que buscam expandir seu negócio para o conhecido e-commerce cross border. Faturar em dólar é uma das vantagens que ter acesso a este tipo de conta pode proporcionar à sua empresa – não importa o porte dela. Além desta, o seu negócio pode se fazer presente…
O que é a tendência cross border?

E-commerce cross border: como a tendência pode impactar sua empresa?

E-commerce cross border é o termo utilizado para representar o segmento de comércio online transnacional. É uma tendência de mercado que se faz presente no Brasil e ganha destaque a cada dia. O boom do setor deu-se, principalmente, pelo avanço da globalização e dos suportes tecnológicos, que permitem compra e venda de produtos entre países,…

Radar BS2 – As principais notícias da semana

Confira agora os principais movimentos do mercado nacional e internacional no Radar BS2! Taxa Selic sobe para 13,75% Conforme esperado, na última quarta-feira (03), o COPOM elevou a taxa SELIC para 13,75% a.a. A novidade foi por conta da comunicação do Banco Central, que deixou aberta a possibilidade de mais um aumento de 25bps na…
crédito pelo PEAC

Banco BS2 oferece crédito pelo PEAC a médias empresas a partir de agosto

O Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC) que em sua versão de 2020 disponibilizou mais de R$92 bilhões em crédito, está de volta de acordo com a MP 1.114/2022. Em 2022, o programa continua operacionalizado pelo Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.