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Black Friday 2021: guia definitivo para vender mais

Uma recente pesquisa da Conversion, feita com 400 brasileiros, mostrou que 87% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday 2021. A data começou nos Estados Unidos e desde os anos 2000 é uma ação global, que oferece descontos que podem chegar a até 90%.

Este ano, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro. Quer dizer, a sua empresa tem cerca de um mês pela frente para se preparar para vender mais e melhor. E queremos estar juntos com vocês nesse planejamento. Por isso, listamos sugestões que vão ajudar a aumentar o seu faturamento no período e a aquecer as vendas da sua empresa para o Natal.

Veja 10 dicas para preparar sua empresa para a Black Friday

Sua empresa está preparada para a Black Friday?
  1. Avalie quais os tipos de oferta e os produtos que mais se encaixam no perfil do seu negócio.
    Nem toda ação que faz sucesso nas concorrentes, vai funcionar igual para a sua empresa. Mas você pode usá-las como referência – este processo de pesquisa dos concorrentes é chamado benchmarking. É uma estratégia eficiente para avaliar o que funciona no mercado e adaptá-las à realidade do seu negócio.
  2. Considere seu estoque e destaque os produtos que estão parados.
    Saiba escolher bem os produtos que vão entrar na promoção e leve em consideração a gestão do estoque. Esse é o momento para fazê-lo girar. Se ao longo do ano algumas compras não tiveram a saída esperada, essa é a hora de dar um destino para esses itens. Mas claro, coloque no mix de produtos também aqueles que você sabe que vendem mais, eles vão ajudar a levar o cliente para o seu comércio.
  3. Escolha produtos com maior margem de lucro.
    Calcular a margem de lucro na Black Friday é fundamental para definir qual o percentual de desconto conceder. Para chegar nesse número, conheça todos os custos de produção ou quanto é gasto na prestação de cada serviço.

    Lembre-se de considerar os custos operacionais, tais como água, luz, aluguel, funcionários, etc. As formas de pagamento também podem encarecer o seu custo, como as taxas de cartão de crédito. Como alternativa, utilize o PIX do BS2 para transferir, receber e pagar em tempo real, 24h por dia, 7 dias na semana.
  4. Venda mais produtos de fácil reposição, aqueles de giro alto.
    São os itens básicos que vendem muito bem o ano todo e são fáceis de encontrar nos fornecedores. Assim, a venda acontece de forma natural e seu negócio garante boa parte da meta sem prejudicar o seu estoque para o Natal.
  5. Monte kits e combos
    Muitos consumidores preferem comprar mais de um item de uma vez quando há um benefício atrelado: desconto ou frete grátis, por exemplo. Ao montar combos e kits de produtos, sua empresa garante a saída de mais itens na mesma compra e aumenta o ticket médio. Utilize o Link de pagamento do BS2 e crie links de cobrança ilimitados e seguros para compartilhar nas redes sociais e ainda com parcelamento em 12x.
  6. Negocie melhores condições com os fornecedores
    Como nesse período é comum comprar um estoque maior, alguns fornecedores já concedem condições especiais. Mas se não acontecer espontaneamente, negocie para que as compras que fizer sejam vantajosas ao seu negócio. Ou seja, para que o preço possibilite você ter uma margem de lucro boa, mesmo com o desconto que será aplicado na venda.
  7. Organize uma logística de custo acessível e de qualidade
    Os preços são atrativos para os consumidores, mas atuar com prazo de entrega rápido, frete grátis ou barato são fatores decisivos no momento da compra. Não adianta seu produto custar X reais se o frete sai por 2X. Além disso, transportar a mercadoria do cliente com segurança, bem embalada, vai evitar reclamações, devoluções e trocas. Estabeleça prazos de entrega que condigam com a sua capacidade ou do seu parceiro de logística.
  8. Treine a equipe de vendas
    Criar conexão com o cliente é um trunfo para o seu negócio. O primeiro contato deve ser atencioso e simpático. O ritmo “express” ou consultivo do atendimento, é o cliente quem vai ditar.

    Ou seja, cabe a sua empresa mostrar-se disponível, ouvir e se importar com o que ele tem a dizer. E partir daí, resolver o problema de maneira eficiente. Organize uma escala de atendimento que cubra todos os horários de funcionamento.
  9. Faça promoções legítimas
    O consumidor já sabe identificar os comércios que vendem produtos “pela metade do dobro”. Há muitos sites especializados em comparar preços e no caso de uma promoção enganosa, a sua empresa pode ser alvo de processos, multas e ter a reputação manchada.
  10. Prepare seu site para receber mais acessos
    O site da sua empresa precisa estar apto para não cair e frustrar a experiência de compra do cliente. Por isso, engaje sua equipe de tecnologia ou seus fornecedores para que seu e-commerce tenha estabilidade e desempenho. E procure por tecnologias que promovem a agilidade nos pagamentos, como a plataforma de cobrança do BS2, que você emite boletos com poucos cliques.

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Rodrigo Almeida

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