Black Friday: dicas para proteger sua empresa de fraude

Os e-commerces estão sempre na mira de fraudes e golpes, principalmente, na Black Friday. No último trimestre de 2020, o setor estava no topo da lista de quantidade de ataques digitais e de roubo de dados de consumidores, com 54% do total do volume de tentativas de fraude. Esse dado apareceu no relatório da Axur, empresa de ferramentas de monitoramento de segurança online.

A pandemia da Covid-19 acelerou as compras e vendas digitais. Isso porque, diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil. 

E com a Black Friday chegando nesta semana, a expectativa é de que essa seja a semana mais digital de todos os tempos para as compras no Brasil. Em 2020, as vendas de e-commerce na Black Friday cresceram 31% e passaram de R$5 bi, segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Contudo, o crescimento das vendas também eleva a incidência de crimes digitais, infelizmente. Esse conteúdo pretende ajudar você a proteger a sua empresa e os seus consumidores de fraudes na Black Friday. Queremos que você venda mais e melhor e com segurança. Confira nossas dicas.

Proteja sua empresa de golpes de fraudes nessa Black Friday

1- Valide a identidade dos usuários do seu e-commerce
É dessa forma que você garante que quem efetua uma compra é realmente o titular do cartão de crédito ou cartão de débito. Há tecnologias que ajudam nisso. Por exemplo, com machine learning é possível monitorar as ações de um comprador dentro do site – saber de onde está conectado e como faz a compra – o que pode ajudar a determinar ameaças potenciais.

2. Alerte seus clientes sobre fraudes
Avise os consumidores sobre as promoções que sua empresa está realizando e deixe claro quais são os canais que utilizam para comunicação. É uma forma de evitar que eles sejam vítimas de fraudadores se passando pelo seu negócio – e da sua empresa perder vendas.

3- Treine a equipe de atendimento ao cliente
Ensine o seu time a identificar sinais de possíveis alertas, como reclamações de chargeback ou de alteração de endereço para entrega de pacote. Da mesma forma, construir um relacionamento com o cliente ajudará a saber quais são habituais, intermitentes ou chegam pela primeira vez, o que pode prevenir casos de roubo de identidade.

4-Faça parcerias com outros e-commerce
Acabar com a fraude é uma tarefa colaborativa. Conhecer as fraudes que estão em alta, em quais estados e cidades são mais comuns, quem são os criminosos e como agem, é possível quando você faz parte de uma rede que visa a colaboração em vez da competição.

5. Verifique seus fornecedores
As fraudes podem vir de todos os lados e isso inclui os fornecedores. O que ficou conhecido como golpe do falso fornecedor é quando golpistas se passam por vendedores e solicitam pagamentos via PIX para a entrega de mercadorias. Tenha em mente que não é demais checar o histórico do fornecedor de quem vai comprar, como antecedentes criminais e outras informações jurídicas.

6. Avalie as políticas de privacidade e segurança do seu e-commerce
Não confie nas que funcionam para outras empresas. Pode ser que uma empresa receba mais ataques por receber pagamentos em cartões de uma determinada bandeira, ou de uma região específica. Também há casos em que um grupo criminoso opera apenas em uma rede social ou carteira digital. Estude quais fraudes poderiam acontecer na sua loja e adapte suas estratégias de segurança às suas próprias necessidades.

De olho no Natal! Conheça as soluções de crédito BS2 para garantir liquidez imediata no caixa após a Black Friday


O BS2 oferece uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.

A bordo dessa evolução chegam as novas linhas de crédito para PMEs do BS2, com contratação 100% digital, de forma ágil, desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ sem mensalidade BS2.

  • Giro Cartão
    O Giro Cartão concede crédito com base no histórico de vendas dos cartões de crédito, tendo como garantia os recebíveis de cartões.
  • Antecipação de Cartão de QUALQUER maquininha
    Com taxa a partir de 1.49% a.m, o Antecipa Cartão do BS2 é ideal para empresas que desejam liquidez imediata no caixa.
  • Antecipa BS2
    Com a antecipação de NF-es, BOLETOS E DUPLICATAS via BS2, suas vendas a prazo se transformam em dinheiro na conta no mesmo dia. Giro BS2 Seus ganhos futuros conquistam crédito no presente. LINHA DE CRÉDITO PERSONALIZADA para a sua empresa.

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil?

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e só paga pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *