Black Friday: dicas para proteger sua empresa de fraude

Os e-commerces estão sempre na mira de fraudes e golpes, principalmente, na Black Friday. No último trimestre de 2020, o setor estava no topo da lista de quantidade de ataques digitais e de roubo de dados de consumidores, com 54% do total do volume de tentativas de fraude. Esse dado apareceu no relatório da Axur, empresa de ferramentas de monitoramento de segurança online.

A pandemia da Covid-19 acelerou as compras e vendas digitais. Isso porque, diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil. 

E com a Black Friday chegando nesta semana, a expectativa é de que essa seja a semana mais digital de todos os tempos para as compras no Brasil. Em 2020, as vendas de e-commerce na Black Friday cresceram 31% e passaram de R$5 bi, segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Contudo, o crescimento das vendas também eleva a incidência de crimes digitais, infelizmente. Esse conteúdo pretende ajudar você a proteger a sua empresa e os seus consumidores de fraudes na Black Friday. Queremos que você venda mais e melhor e com segurança. Confira nossas dicas.

Proteja sua empresa de golpes de fraudes nessa Black Friday

1- Valide a identidade dos usuários do seu e-commerce
É dessa forma que você garante que quem efetua uma compra é realmente o titular do cartão de crédito ou cartão de débito. Há tecnologias que ajudam nisso. Por exemplo, com machine learning é possível monitorar as ações de um comprador dentro do site – saber de onde está conectado e como faz a compra – o que pode ajudar a determinar ameaças potenciais.

2. Alerte seus clientes sobre fraudes
Avise os consumidores sobre as promoções que sua empresa está realizando e deixe claro quais são os canais que utilizam para comunicação. É uma forma de evitar que eles sejam vítimas de fraudadores se passando pelo seu negócio – e da sua empresa perder vendas.

3- Treine a equipe de atendimento ao cliente
Ensine o seu time a identificar sinais de possíveis alertas, como reclamações de chargeback ou de alteração de endereço para entrega de pacote. Da mesma forma, construir um relacionamento com o cliente ajudará a saber quais são habituais, intermitentes ou chegam pela primeira vez, o que pode prevenir casos de roubo de identidade.

4-Faça parcerias com outros e-commerce
Acabar com a fraude é uma tarefa colaborativa. Conhecer as fraudes que estão em alta, em quais estados e cidades são mais comuns, quem são os criminosos e como agem, é possível quando você faz parte de uma rede que visa a colaboração em vez da competição.

5. Verifique seus fornecedores
As fraudes podem vir de todos os lados e isso inclui os fornecedores. O que ficou conhecido como golpe do falso fornecedor é quando golpistas se passam por vendedores e solicitam pagamentos via PIX para a entrega de mercadorias. Tenha em mente que não é demais checar o histórico do fornecedor de quem vai comprar, como antecedentes criminais e outras informações jurídicas.

6. Avalie as políticas de privacidade e segurança do seu e-commerce
Não confie nas que funcionam para outras empresas. Pode ser que uma empresa receba mais ataques por receber pagamentos em cartões de uma determinada bandeira, ou de uma região específica. Também há casos em que um grupo criminoso opera apenas em uma rede social ou carteira digital. Estude quais fraudes poderiam acontecer na sua loja e adapte suas estratégias de segurança às suas próprias necessidades.

De olho no Natal! Conheça as soluções de crédito BS2 para garantir liquidez imediata no caixa após a Black Friday


O BS2 oferece uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.

A bordo dessa evolução chegam as novas linhas de crédito para PMEs do BS2, com contratação 100% digital, de forma ágil, desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ sem mensalidade BS2.

  • Giro Cartão
    O Giro Cartão concede crédito com base no histórico de vendas dos cartões de crédito, tendo como garantia os recebíveis de cartões.
  • Antecipação de Cartão de QUALQUER maquininha
    Com taxa a partir de 1.49% a.m, o Antecipa Cartão do BS2 é ideal para empresas que desejam liquidez imediata no caixa.
  • Antecipa BS2
    Com a antecipação de NF-es, BOLETOS E DUPLICATAS via BS2, suas vendas a prazo se transformam em dinheiro na conta no mesmo dia. Giro BS2 Seus ganhos futuros conquistam crédito no presente. LINHA DE CRÉDITO PERSONALIZADA para a sua empresa.

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil?

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e só paga pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.

Posts Similares

Posts Recentes

”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina. Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.Salvo exceções como, por exemplo,…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *