Como fazer intercâmbio gratuito em 2023

10 países com bolsas de intercâmbio gratuito em 2023

Não restam dúvidas de que a chance de fazer um intercâmbio abre portas para o mundo, seja qual for o nível de escolaridade.

Afinal, estudar no exterior amplifica conhecimentos que levamos com a gente, para a carreira e para a vida.

Muitos estudantes e profissionais não pensam duas vezes quando essa opção vem acompanhada de uma bolsa de estudo. Aliás, isso explica por que oportunidades de intercâmbio gratuito são tão cobiçadas – e disputadas.

Apesar desse subsídio financeiro cobrir grande parte ou a totalidade dos custos referentes ao curso que se pretende fazer, esse apoio, às vezes, pode não se estender às demais despesas referentes à permanência em outro país. Por isso, é preciso organizar as finanças e criar um fundo para a viagem prevista.

Logo, uma forma eficiente de se preparar para essa experiência – e até economizar – é abrir uma conta em dólar que disponibilize um cartão de débito internacional para realizar transações online e presencialmente em moeda americana.

Conforme uma pesquisa realizada pela Business Marketing International (BMI) apontou, seis em cada dez brasileiros querem estudar no exterior.

O valor necessário para custear as despesas do intercâmbio figura entre os fatores prioritários na decisão dos estudantes, de acordo com outro levantamento – conduzido pela Agent Voice e divulgado pelo Monitor ICEF, organização de inteligência de mercado para o setor de educação internacional.

Escolha seu destino entre países que oferecem bolsas parciais e integrais

Conforme uma pesquisa realizada pela Business Marketing International (BMI) apontou, seis em cada dez brasileiros querem estudar no exterior.

O valor necessário para custear as despesas do intercâmbio figura entre os fatores prioritários na decisão dos estudantes, de acordo com outro levantamento – conduzido pela Agent Voice e divulgado pelo Monitor ICEF, organização de inteligência de mercado para o setor de educação internacional.

Além dos cursos e programas de ensino fundamentados em atividades curriculares convencionais, há outras opções.

Existe, por exemplo, a alternativa dos intercâmbios com foco em ações de voluntariado e trabalho social.

10 países que oferecem bolsas de estudo

Para quem prioriza associar a experiência de morar fora do país a boas causas, vale muito a pena checar programas divulgados por organizações. Então, fica a dica para conferir as iniciativas do Exchange do Bem, AFS e Aiesec.

Em grande parte das oportunidades oferecidas, ter algum domínio do inglês é um dos requisitos para avançar na inscrição a vagas gratuitas disponibilizadas.

Entretanto, a recomendação é atentar inicialmente para as regras e as atividades financiadas pelas bolsas de estudo.

Assim, verificar se o seu perfil e qualificações estão elegíveis ao processo seletivo certamente evitará transtornos – sem falar na perda de tempo e de energia no processo.

Se o aprimoramento do currículo educacional ou acadêmico no exterior é sua meta para 2023, então já sabe que essa viagem começa antes de entrar no avião.

Afinal, nada melhor do que associar esse objetivo a uma bolsa de estudos para custear as atividades. Portanto, a recomendação é pesquisar opções – e isso se aplica a cursos de idioma e pós-ensino médio até programas de mestrado e doutorado.

Então, embarque a seguir nas dicas de intercâmbios em 10 países, com atividades total ou parcialmente gratuitas, que a conta internacional com cartão de débito BS2 GO! Mastercard® Platinum selecionou para você.

1. Alemanha

Aqui, a dica é consultar regras para os cursos de mestrado e doutorado baseados em desenvolvimento sustentável do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Para quem está em busca de um programa de estágio para alunos de graduação ou mestrado em terras alemãs, a vaga para summer job do Deutsches Elektronen-Synchrotron (Desy) pode ser uma boa opção.O Desy é nada menos que um dos principais centros de aceleração de partículas do mundo.

2. Austrália

O destaque australiano vai para a University of Sydney International Strategic Scholarship. Contudo, as inscrições são para intercambistas estrangeiros interessados em pesquisa de pós-graduação (mestrado, doutorado e PhD).

3. Espanha

Todos os anos, a Fundación Lengua abre seu edital de bolsas para cursos de espanhol em Valladolid.. São aceitos alunos que apresentam níveis diversos de conhecimento do idioma, com bolsa apenas para o valor do curso. Por isso, monitorar o processo é sempre bem-vindo a todos os que buscam esse aperfeiçoamento.

A Universidade de La Rioja também oferece intercâmbio para curso de espanhol no país. A boa notícia é que essa atividade conta com cobertura total de despesas.

As inscrições para 2023 vão até 17 de março e não há necessidade de conhecimento prévio na língua. Portanto, fique ligado para não perder o prazo – ou já se programar para o ano que vem.

4. Estados Unidos

O The Research in Industrial Projects for Students (RIPS), programa conduzido pela Universidade da Califórnia, seleciona interessados em participar de um summer job acadêmico. Essa é uma opção a se considerar, tanto por alunos de graduação quanto para recém-formados.

Outra opção em terras americanas é o Yale Young Global Scholars. Esse programa de férias de verão recebe alunos do ensino médio, e acontece no campus da universidade.

Já o Fulbright é o programa recomendado para intercambistas que almejam cursar graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos.

Alunos de nível médio em escolas públicas do Brasil têm, ainda, a oportunidade de aprimorar o inglês nos EUA com todas as despesas pagas.

Essa é a oportunidade do programa Jovens Embaixadores oferece, uma parceria com recursos disponibilizados pelos governos dos dois países.

5. Finlândia

No Finland Scholarships for University Students, as opções são indicadas para os que buscam intercâmbio com foco em mestrado e doutorado.

Se o objetivo é avaliar alternativas em diversas áreas de estudo, com certeza os intercambistas interessados em doutorado e pesquisa devem consultar o EDUFI Fellowships.

Embora a atividade acolha estudantes de todos os países, candidatos do Brasil, China, Rússia, Índia e EUA terão prioridade em bolsas de estudos.

6. Holanda

Se os planos de fazer um intercâmbio no exterior têm como propósito cursar ou concluir graduação, mestrado ou MBA, talvez a Holanda mereça entrar nesse roteiro. Afinal, o programa Orange Tulip Scholarship é bem abrangente e reúne 27 instituições participantes.

O governo da Holanda oferece, ainda, o Holland Scholarship para cursos de graduação e mestrado. Esse é mais um programa que visa atrair intercambistas estrangeiros para estudarem em instituições holandesas.

7. Inglaterra

Em Oxford, intercambistas estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudo integrais para cursos por meio de programas promovidos pela universidade.

Entre eles, estão o Oxford-Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme e o Reach Oxford Scholarships for Developing Country Students, este último voltado especificamente a estudantes de baixa renda oriundos de países em desenvolvimento.

Na Universidade de York, as opções de intercâmbio subsidiado são para doutorado. Estudantes de outros países também têm acesso às inscrições no programa Chevening, iniciativa do governo britânico dirigida a alunos de pós-graduação, mestrado ou MBA.

Outra instituição que aceita candidaturas para cursar graduação com tudo pago é a University College London (UCL), por meio do UCL Global Undergraduate Scholarship.

8. Irlanda

Estudantes universitários estrangeiros são beneficiados pelo Government of Ireland International Education Scholarship.

Intercambistas com excelência acadêmica de todas as áreas de estudo podem optar por programas de mestrado e doutorado – o que, sem dúvidas, é um fator a se considerar na hora de escolher um país para aprimorar aprendizados.

9. Israel

O curso de verão do Instituto Weizmann de Ciências recebe intercambistas que acabaram de concluir o ensino médio.

Com duração de três meses, engloba seminários, palestras e visitas a laboratórios. Tanto pelo destino quanto pela programação de atividades, essa experiência pode multiplicar aprendizados.

10. Suécia

A Suécia é forte candidata a figurar na lista de intercâmbios associados a objetivos profissionais. A razão disso está no programa do Swedish Institute Scholarship for Global Professionals.

Nesse sentido, jovens lideranças que já ocupam cargos de gestão em empresas são o público-alvo da atividade, que oferece bolsas para mestrado em diversas áreas.

Organize as finanças em dólar e economize durante o seu intercâmbio com a conta internacional BS2 GO!

A experiência de estudar em outro país fica ainda mais completa com a economia e a praticidade proporcionadas pela conta internacional BS2 GO!

Nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, a cobrança de IOF é de apenas 1,1% e incide somente sobre os valores em reais convertidos para dólar. A operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.

Imposto menor e câmbio mais barato são duas importantes vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.

Essas são algumas das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para organizar finanças em moeda americana e usufruir os momentos que conectam a gente com o mundo, seja a lazer, trabalho ou estudo:

Cartão de débito internacional físico e digital

Diretamente pelo app BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão para usar na função débito internacional.

Esse é um recurso mais que bem-vindo, enquanto o cartão físico BS2 GO! Mastercard® Platinum segue por correspondência para o endereço informado.

Já na ativação, basta movimentar o valor mínimo de US$ 30 na conta, que depois ficarão disponíveis para usar.

Conversão instantânea 24×7

Além das vantagens já mencionadas, a conta internacional BS2 GO! possui conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa. Logo, você tem câmbio disponível a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.

Efetue saques enquanto estiver em outros países

Se precisar, use também o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada.

Neste caso, a cobrança de tarifa é efetuada por operação, ou seja: incide somente quando o viajante saca dinheiro no exterior, em moeda local.

Proteção para compras e durante viagens

Mediante a compra de passagens aéreas com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, o viajante pode solicitar benefícios concedidos pela bandeira do cartão, que ajudam a lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia no exterior.

Os serviços priorizam a proteção para compras e perda de bagagem, além de cobertura médica e assistência emergencial enquanto a pessoa estiver em viagem.

Recebimento e envio de ordens de pagamento

Finalmente, faça com total agilidade remessas internacionais com o seu BS2 GO!. Viabilize, também, o recebimento de valores em dólares referentes a pagamentos subscribe donate, patrocínios e direitos de imagem por AdSense e Twitch.

É simples, amigável e 100% digital: baixe o app BS2 GO! e abra já sua conta internacional

Abrir uma conta internacional BS2 GO! é fácil e muito rápido: para tanto, basta baixar o app BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto.

Bora navegar pelo aplicativo!

Posts relacionados

7 motivos para você fazer um intercâmbio em 2023

5 dicas para quem vai estudar fora

Posts Similares

Posts Recentes

”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina. Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.Salvo exceções como, por exemplo,…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *