Como emitir o cartão de CNPJ?

Toda empresa recém-criada tem a sua certidão de nascimento representada pela inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). É por meio deste documento que os empreendedores comprovam ao mercado a regularidade da sua situação cadastral e, consequentemente, se está habilitada para realizar suas atividades.

Formalizar o seu negócio desde o início e manter em dia as obrigações fiscais e tributárias são fundamentais para que o CNPJ esteja sempre em conformidade. Uma condição de inadimplência, gerada por impostos atrasados, pode resultar na exclusão da empresa do CNPJ.

Ou seja, este documento será bastante requisitado em vários processos importantes e que fazem parte do dia a dia das empresas. Isso se aplica ao empreendimento na hora de abrir uma conta corrente Pessoa Jurídica, contratar empréstimos, solicitar financiamentos ou outros serviços financeiros, prestar serviços a outras empresas ou participar de concorrências no mercado.

Sabemos como o mundo dos negócios é dinâmico e as informações das pessoas jurídicas podem mudar.  Por isso, é comum que o comprovante do CNPJ seja periodicamente solicitado para fornecer um status atualizado da situação cadastral no banco de dados da Receita Federal para atestar que empresa está “ativa” para operar.

Você sabe como emitir o CNPJ de uma empresa? Esse processo pode ser feito diretamente pelo site da Receita Federal. Com algumas informações e cliques, mostramos aqui como os empreendedores conseguem gerar, de modo simples, tanto a versão digitalizada como impressa deste documento.

Veja como obter o comprovante do CNPJ direto do site da Receita Federal

Antes de conhecer as etapas, aqui vai uma dica importante. Ao realizar a consulta sobre um empreendimento no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, na parte final do comprovante exibido na tela são mencionados a data completa e o horário em que esta informação foi acessada. A data deste documento é dado importante por dois motivos:  

  • Confirma que tanto a inscrição da empresa no CNPJ como a sua situação cadastral estão regulares e atualizadas na base de dados da Receita Federal.
  • Para o mercado, valem as informações que constam no CNPJ e serão utilizadas para identificar a empresa:

– Número de inscrição
– Data de abertura
– Nome da empresa
– Porte
– Título ou nome fantasia
– Código e descrição da atividade econômica principal e secundária
– Código e descrição da natureza jurídica
– Endereço, e-mail e telefone
– Situação cadastral da pessoa física e também jurídica

Imprima o comprovante do CNPJ em alguns cliques

A emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica pela internet é um processo estabelecido na Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018.

Confira os passos para consultar e imprimir o comprovante do CNPJ:

  • Digite o número do CNPJ da empresa a ser consultada no campo que aparece na tela.
  • Realize a validação de segurança solicitada.
  • Na tela seguinte, aparecerá o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.
  • Na parte final tela, clique no botão “Imprimir” para formatar o documento.
  • Siga as instruções para selecionar a impressora configurada e gerar uma cópia em papel ou salvar o arquivo digital em formato PDF.

Precisa alterar um dado cadastral, reiniciar a atividade de uma empresa interrompida temporariamente ou inscrever uma filial do seu estabelecimento? Todas as orientações e serviços disponíveis sobre o CNPJ estão disponíveis na página da Receita Federal:

Está pensando em abrir o seu próprio negócio?

Para quem está pensando em iniciar essa jornada como empreendedor, tão importante quanto formalizar a inscrição do seu negócio no CNPJ é contar com a assessoria especializada de um contador. Esse suporte é recomendado para evitar problemas no enquadramento e no processo de abertura da empresa.

Já conhece a parceria do Banco BS2 com a Contabilizei? Oferecemos a abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.

A conta PJ digital BS2 Empresas permite ao seu empreendimento o acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de pequenas e médias empresas.

A conta PJ digital BS2 Empresas é gratuita e livre de tarifa de manutenção

Ideal para pequenas e médias empresas, a conta PJ digital do Banco BS2 está em sintonia com o momento de empreendedores que precisam manter o foco nas estratégias comerciais para alavancar vendas. Nossas soluções financeiras foram pensadas na medida certa para o orçamento de quem está começando a sua jornada como dono de um negócio próprio.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem tarifas de manutenção, com taxas compatíveis com a realidade do seu negócio e pagas somente por uso individual.

Por meio da conta PJ digital do BS2, acesse um ecossistema de soluções inteligentes e realize o controle das finanças do seu empreendimento direto pelo nosso app!

O BS2 está pronto pra ajudar a transformar desafios em soluções adequadas e facilitar a gestão financeira de pequenas e médias empresas. Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Abra a sua conta PJ digital gratuita

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *