Como fica a razão social da Sociedade Limitada Unipessoal?

Todo empreendedor tem muitos desafios na hora de montar sua empresa, inclusive, se ela for Sociedade Limitada Unipessoal – SLU. São várias etapas envolvidas no processo, desde o planejamento do negócio até os trâmites burocráticos para sua formalização. Um desses processos que gera muita dúvida é sobre o formato Sociedade Limitada Unipessoal e como fica a razão social do CNPJ nesse caso. Mas antes de entrar nos detalhes, vamos entender melhor como funciona esse tipo de razão social.  

O que é a Sociedade Limitada Unipessoal? 

Criada para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil, esse formato surgiu para que o empresário tenha mais vantagens ao empreender gerando assim maior desenvolvimento econômico no país. 

Ainda que tenha a palavra “sociedade” no nome, este tipo de empresa não requer de um sócio para abertura. Essa foi uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica, que além da facilidade para o empreendedor poder criar uma empresa sozinho, seu patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa. Assim, no caso de algum problema futuro como falência, os bens pessoais não serão utilizados para quitar qualquer dívida do CNPJ. 

Conheça a conta digital PJ gratuita do Banco BS2

As características da Sociedade Limitada Unipessoal são muito confundidas com as da EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), mas existem algumas diferenças entre as duas. 

  • Diferença entre SLU e EIRELI

A EIRELI exige que o empreendedor integre o valor correspondente a 100 vezes o salário mínimo vigente da data de abertura da empresa. Já na Sociedade Limitada Unipessoal não é exigido nenhum valor mínimo de Capital Social, fazendo com que esse formato seja acessível a um número maior de pessoas interessadas a começar seu negócio.   

  • Em resumo, quais as vantagens da SLU? 
  • Não há necessidade de sócio; 
  • Não exige capital social mínimo; 
  • E separa o patrimônio pessoal do empresarial do indivíduo. 

Um outro diferencial da Sociedade Limitada Unipessoal é que ela permite a legalização de atividades econômicas e profissões que não se encaixam em outros formatos como advogados, médicos, entre outros. 

As alterações na razão social da empresa – SLU

Você já deve ter ouvido falar do DREI, que é o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração. É o órgão que verifica os nomes já existentes de empresas e faz novos registros com base em uma série de regras para que, por exemplo, você não tenha um concorrente com o mesmo nome.  

Na hora de fundar uma empresa com base na Sociedade Limitada Unipessoal, o empreendedor tem como obrigatoriedade utilizar o seu nome de civil como razão social da empresa e em seguida usar a palavra “limitada” abreviada (Ltda). Exemplo: José de Souza Ltda.  

Com essas dicas, esperamos que a sua jornada empresarial seja de muito sucesso e que você tenha tirado algumas dúvidas sobre o tema neste post. E independente do formato da sua empresa ou atividade profissional, conte sempre com o BS2 para ajudar o seu negócio a se desenvolver cada vez mais.  

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco 100% PJ, especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Em até três dias úteis a conta é liberada sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócios. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita do Banco BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

One Comment

  1. silvia menecucci de paula disse:

    excelente explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *