Como funciona o mercado secundário da renda fixa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Investiu em uma aplicação de renda fixa de longo prazo, mas precisa resgatar o dinheiro antes do vencimento? É para isso que serve o mercado secundário da renda fixa. 
 
O mercado secundário é o ambiente em que investidores negociam entre si em vez de comprarem de quem emite os ativos. Um jeito simples de entender é fazer um paralelo com a aquisição de um imóvel:  

Vamos supor que você compre um apartamento novo, direto com a construtora, mas alguns anos depois, decide se mudar para outro lugar e coloca ele à venda. Caso um comprador se interesse pelo imóvel, vocês fecham negócio.   

Nesse exemplo, temos dois tipos de negociação. O primeiro, entre você e a construtora, e neste caso representa o mercado primário.  E o segundo, representa o mercado secundário: o comparador não está comprando de quem construiu, mas de quem adquiriu a posse do bem.  

Por isso, é possível negociar diversos títulos de renda fixa no mercado secundário: debêntures, CRIs,CRAs, CDBs e títulos públicos. Uma das vantagens desse tipo de negociação é vender a aplicação antes do seu vencimento, seja porque você precisou do dinheiro ou porque acha que o cenário econômico não está mais tão favorável assim para aquele tipo de investimento.   

Vale lembrar que as transações no mercado secundário estão sujeitas à lei da oferta e da procura. Ou seja, você tem que encontrar interessados em comprar e dispostos a pagar o preço que estabeleceu. Então é sempre importante fazer as contas antes e tenha certeza de que vale a pena vender seu título antes do vencimento.  

E se precisar de ajuda com essa análise de cenário, não se esqueça que cliente bs2 tem o apoio do time de especialistas da assessoria de investimentos.  
 
Abra a sua conta e invista com o Banco BS2 (Google Play) 
Abra a sua conta e invista com o Banco BS2 (Apple Store) 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes