Boleto do Simples Nacional - Como emitir?

Como gerar o boleto do Simples Nacional?

Boleto do Simples Nacional ou DAS? Não precisa ficar na dúvida! Por esses dois nomes é conhecido o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que unifica os principais impostos pagos por microempresas e empresas de pequeno porte.

Para que uma empresa utilize este documento para cumprir suas obrigações fiscais, é necessária a adesão ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, popularmente chamado como Regime Tributário Simples Nacional, exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte. No entanto, só podem ser enquadrados nesse regime os negócios que apresentem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Para quem exerce uma atividade de pequeno porte, recolher todas as contribuições devidas reunidas em uma só guia do Simples Nacional é um benefício que, como o nome diz, vem simplificar processos. Afinal, a guia do DAS já contempla o valor de todos os tributos a serem arrecadado e a sua distribuição automática entre o que é recolhido pelo município e pelo Estado em que a empresa está cadastrada, bem como a parte correspondente à União.

Na prática, o pagamento de impostos reunidos no boleto do Simples Nacional representa um ganho de tempo e uma eliminação de burocracia enormes. E muito bem-vindos para quem precisa dedicar o máximo do seu tempo à atividade principal.

Boleto do Simples Nacional - Como emitir?

Quais impostos são pagos de modo unificado no boleto do Simples Nacional?

Como comentado anteriormente, o DAS reúne uma série de contribuições fiscais que incidem sobre a atividade de microempresas e empresas de pequeno porte. Mas você sabe quais são esses impostos?

Conheça as arrecadações reunidas que são pagas por meio do boleto do Simples Nacional:

IRPJ — Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – Similar ao Imposto de Renda de Pessoa Física que declaramos anualmente.

IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados – Tributação sobre produtos industrializados.

CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – É um tributo federal que visa apoiar a seguridade social.

Cofins — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Também federal, este imposto tem como objetivo arrecadar recursos para áreas sociais.

Programa de Integração Social — PIS – Arrecadação associada ao pagamento de abono salarial e seguro-desemprego.

CPP — Contribuição Patronal Previdenciária – Tem o propósito de contribuir com a manutenção da Previdência Social e está relacionado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

ICMS — Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – É um imposto estadual incidente sobre a circulação e venda de mercadorias.

ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – É um imposto municipal destinado a prestadores de serviço.

Mensalmente, o pagamento do DAS demonstra que o empreendimento está quite com o recolhimento dos seus impostos. Da mesma forma que esse regime simplificado de recolhimento foi criado para incentivar pequenos empreendedores a formalizarem seus negócios, o processo para geração do boleto do Simples Nacional também é facilitado e pode ser realizado de modo online pelo site da Receita Federal.

Conheças as etapas necessárias para emitir o boleto do Simples Nacional.

Para dar início ao processo, será necessário utilizar um certificado digital ou criar um Código de Acesso. Veja como fazer!

Crie ou altere o seu Código de Acesso pelo próprio site da Receita Federal

Informe o CNPJ e o CPF do responsável da empresa para criar ou alterar o Código de Acesso no link da Receita federal.

Guarde de modo seguro esta informação pois você precisará dela sempre que acessar o sistema do Simples Nacional.

Acesse a página principal do Simples Nacional no site da Receita Federal

O processo para gerar o boleto do Simples Nacional é feito pela internet, por meio do site do Simples Nacional, no link:

Escolha a função PGDAS-D que aparece no box ao lado direito da página principal

Ao clicar sobre PGDAS-D, são disponibilizadas 2 opções de acesso: com Certificado Digital ou com Código de Acesso. Escolha a opção Código de Acesso.

Use seus dados para fazer o login

Preencha o CNPJ, o CPF do responsável e o Código de Acesso fornecidos na etapa inicial para entrar no sistema de geração de boleto.

Siga as orientações para gerar o boleto do Simples

O processo para emitir o DAS é simples, basta acompanhar as instruções na tela.

Concluída a geração do documento, o boleto do DAS aparecerá na tela

Uma vez disponibilizado o DAS, basta optar por salvar o documento, imprimir uma cópia ou apenas copiar o código de barras para efetuar o pagamento.

Pronto, agora é só pagar o boleto do Simples Nacional por internet banking ou em qualquer casa lotérica.

Tem planos de abrir a sua empresa?

Agora que você descobriu como é fácil gerar o boleto do Simples Nacional, este é mais um motivo para formalizar o seu negócio, se está nos seus planos começar a empreender. Mesmo com processos simplificados e desburocratizados, é sempre importante contar com o suporte especializado de um contador para esclarecer dúvidas e assegurar um processo de abertura da sua empresa sem falhas e em total conformidade.

O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.

Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.

Conheça a conta PJ digital BS2 Empresas! É gratuita e sem tarifa de manutenção

A conta PJ digital do BS2 é ideal para micro, pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.

O BS2 está pronto pra ajudar quem está começando a empreender a transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira.

A conta PJ digital do Banco BS2 oferece um ecossistema de soluções inteligentes, que permite realizar o controle das finanças da sua empresa na palma da mão pelo nosso app. A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas.  Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *