Como monitorar uma compra internacional?
Quem compra em sites internacionais não vê a hora do produto chegar. Embora a ansiedade seja grande, existe uma maneira eficiente de lidar com a espera: o rastreamento de encomendas vindas do exterior.
Apesar das distâncias maiores, os recursos de consulta são semelhantes aos que o e-commerce nacional utiliza. E, definitivamente, quando pode acompanhar detalhes do trajeto do que comprou virtualmente em outro país, o consumidor confere uma dose extra de segurança para receber em seu endereço aquele item tão desejado.
E os brasileiros têm muitos motivos de sobra para incorporar o hábito de rastrear produtos que adquirem em sites estrangeiros.
Afinal, o match dos consumidores com o comércio eletrônico permanece forte e se mantém a média nacional acima mundial. Segundo a pesquisa EY Future Consumer Index 2022 (FCI), 85% das pessoas que o estudo entrevistou no Brasil afirmaram que pretendiam fazer alguma compra online ainda antes de 2022 terminar – enquanto o indicador global fechou em 75%.
Neste post, o BS2 GO! mostra como monitorar sua compra e, principalmente, evitar que uma experiência de consumo no e-commerce cross border se transforme no pesadelo da mercadoria extraviada.
Veja nossas dicas e comece a acompanhar a rota percorrida que seu produto percorre com a mesma tranquilidade e agilidade que uma conta internacional oferece na hora de pagar suas compras direto em dólar mundo afora.
Leia também: Importação de produtos por pessoa física ficou mais fácil: veja o que mudou!
Dica 1: não realize compra internacional sem código de rastreio no envio
Embora disponível para compras internacionais, o comprador deve se atentar aos riscos que essa opção de frete revela. Sem código de rastreio, quem compra não terá acesso a atualizações de status do envio. Logo, não saberá se houve tributação adicional, ou mesmo tentativas de entrega sem sucesso.
Dica 2: verifique se o e-commerce envia produtos ao Brasil
Antes de comprar, a recomendação é que o comprador pesquise sobre o site internacional escolhido, e, inicialmente, verifique se essa empresa realiza o envio registrado de produtos por serviço postal ou transportadora.
A consulta a avaliações de brasileiros que já compraram nesse e-commerce commerce é outra prática extremamente bem-vinda. Afinal, constituem antecedentes de uma aquisição sem surpresas.
Dica 3: observe se o código de rastreio do vendedor segue o padrão usado pelos Correios
Os códigos para encomenda internacionais adotados dentro do Brasil pelos Correios possuem um padrão de formatação composto por 2 letras iniciais, com 9 números na sequência e mais 2 letras finais.
O que é essa composição? Como exemplo, criamos um código hipotético XX121212121US:
- XX – Os Correios adotam duplas de letras iniciais, que identificam diferentes categorias de objetos recebidos de outro país.
- 121212121 – Já, os 9 números equivalem à identidade do pacote. Cada encomenda recebe, aleatoriamente, uma sequência numérica.
- US – Por fim, as duas letras, que aparecem posteriormente, sempre se referem ao país que realizou o envio do objeto. US, nesse caso, é adotado para identificar que um pacote tem como origem os Estados Unidos.
Nem sempre o o consumidor receberá do site internacional um código de rastreio com composição igual à combinação de letras e números que os Correios utilizam. Quando isso ocorrer, o comprador deve realizar o rastreamento conforme o processo que o vendedor informou .
Para tanto, deve seguir os procedimentos diretamente no site de compras ou por meio da empresa responsável pelo frete. Vale lembrar, inclusive, que a encomenda somente o código de rastreio com a padronização dos Correios quando chegar em território nacional.
Dica 4: use um aplicativo e rastreie o produto com mais agilidade
Enquanto o acompanhamento da encomenda pelos Correios ainda não está disponível, uma alternativa é baixar um dos aplicativos gratuitos para rastreamento de compras realizadas lá fora – como o 17Track, o EBANX Track, o AfterShip e o Muambator.
Com esses apps, compatíveis com Android e iOS, o comprador consegue rastrear informações sobre envios de encomendas que as principais plataformas de e-commerce internacional efetuam para compradores de outros países.
Dica 5: cadastre o código de rastreio do produto no site dos Correios
Simultaneamente a esse monitoramento acompanha o envio da sua compra internacional por um app ou conforme instruções fornecidas pelo vendedor, o consumidor deve se antecipar e já completar o cadastro e formalizar o código do seu produto no site dos Correios.
– Para começar, o comprador precisa criar a sua conta no idCorreios.
– No campo “Minhas Importações” da conta no idCorreios, o comprador então cadastra o código do vendedor para posteriormente receber atualizações sobre sua encomenda.
Ao concluir esse cadastro, o comprador formaliza que o produto enviado do exterior está vinculado ao seu CPF, segundo determina a Receita Federal para liberar a entrada do objeto no país.
– Assim que o pacote chega ao Brasil, os Correios identificam o cadastro e geram um novo código de rastreio para o produto dentro do padrão de formatação local. O comprador será informado dessa atualização.
Dica 6: fique atento a tributos que podem incidir sobre a importação
Embora a atualização não ocorra em tempo real no sistema dos Correios – ou seja, as informações são registradas depois que os trâmites acontecem –, o código de rastreio permite o monitoramento do trajeto do produto pela alfândega e centros de distribuição da empresa.
Por meio dessa identificação da encomenda, além do rastreamento o comprador também será avisado se existem tributos e taxas a recolher. Isso pode ocorrer quando o imposto referente ao processo de importação do item não foi incorporado ao pagamento.
Use o cartão de débito internacional BS2 GO! na sua próxima compra internacional e pague menos IOF
A economia de comprar produtos mais baratos em dólar em sites internacionais continua na hora de pagar com o cartão de débito internacional BS2 GO!
Nas transações com cartão de débito vinculado a uma conta internacional, o IOF cobrado é de apenas 1,1% e incide sobre os valores em reais convertidos para dólar. A operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.
Imposto menor e câmbio mais barato são duas vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.
O IOF menor é só uma das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para organizar finanças em moeda americana e vivenciar ainda mais as experiências de compras que também conectam a gente com o mundo:
Cartão de débito internacional físico e digital
Direto pelo app do BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão para usar na função débito internacional enquanto o cartão físico é enviado para o endereço informado. Na ativação, basta movimentar o mínimo de US$ 30 na conta, que ficarão disponíveis para usar.
Câmbio em dólar comercial
Seja nas versões física ou digital, o dólar comercial é a moeda usada nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO!
Nesse sentido, oferece cotação mais vantajosa se comparada à do dólar turismo, considerado nos pagamentos de compras e despesas com cartão de crédito internacional.
Conversão instantânea 24×7
A conta internacional BS2 GO! tem conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa – a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.
Efetue saques enquanto estiver em outros países
Se precisar, use o cartão de débito internacional BS2 GO! para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada. Neste caso, a tarifa cobrada é por operação, ou seja: por saque efetuado em moeda local.
Proteção para compras e durante viagens
Mediante a compra de passagens aéreas com o cartão BS2 GO!, o viajante pode solicitar benefícios concedidos pela Mastercard®, como proteção para compras e perda de bagagem, cobertura médica e assistência emergencial durante a viagem, entre outros imprevistos que podem ocorrer na estadia no exterior.
Recebimento e envio de ordens de pagamento
Além de fazer remessas internacionais, o BS2 GO! viabiliza o recebimento de valores referentes a subscribe donate, patrocínios e direitos de imagem por AdSense e Twitch.
É simples, amigável e 100% digital: baixe o app do BS2 GO! e abra já sua conta internacional
Abrir uma conta internacional BS2 GO! é fácil e rápido: basta baixar o app BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto. Bora navegar pelo aplicativo!
Posts relacionados
Dólar versus real: quanto custa um iPhone 14 e um Samsung S22 nas duas moedas?
3 dicas para economizar nos gastos durante viagens internacionais de férias
Posts Recentes
BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil
Drex – o futuro da economia é agora
O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS
Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global
Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.
Inglaterra e Reino Unido: dicas de passeios e compras nas terras em que a libra esterlina é soberana!