Plano de negócios - Como montar em 8 passos simples?

Plano de negócios – Como montar em 8 passos

Por mais genial que seja a ideia que inspirou a criação de um novo produto ou projeto, a regra é manter a calma – e trocar a empolgação de já colocá-la em prática pelo planejamento. Nesse sentido, a elaboração do plano de negócios mostrará por onde começar e como avançar nesse processo em 8 passos simples.

Vale lembrar que o plano de negócios equivale a um roadmap da empresa que será originada. Ao longo desse percurso, o empresário iniciante também terá a oportunidade de vivenciar uma jornada de autoconhecimento em relação ao seu espírito empreendedor.

Quanto mais informações relevantes o business plan receber no papel, maiores se tornarão as chances de acertos na sua implementação.

Quanto mais informações relevantes o business plan receber no papel, maiores se tornarão as chances de acertos na sua implementação. E isso inclui testar e considerar alternativas e eliminar riscos ou barreiras que impeçam o empreendimento de ir além dos resultados esperados, visando superar expectativas.

Como montar um plano de negócio em 8 passos simples?

Ao contrário do que se imagina, “menos pode ser mais” na hora de priorizar quais dados buscar e quais as atividades que darão vida ao plano de negócios da empresa.

As 8 etapas a seguir demonstram, de modo simples, como não perder o foco no planejamento:

1. Estude muito bem o seu mercado

Aprenda com clientes e com consumidores em potencial, mantenha no radar os concorrentes, fique atento às tendências do seu segmento de atuação.

2. Defina diferenciais e destaques de seus produtos ou serviços

Pense na precificação correta do seu produto ou serviço, na configuração que diferencia o seu portfólio, na estratégia de comercialização que dará mais visibilidade à sua oferta.

3. Liste recursos necessários para abrir as portas

Estime a infraestrutura, processos e recursos humanos para atingir as condições essenciais ao funcionamento da empresa – da produção às vendas, passando por todas as etapas administrativas do negócio.

4. Detalhe investimentos e custos que viabilizam a operação

Essa é a hora de colocar números do empreendimento no papel. Considere: investimentos pré-operação; estudo de viabilidade e prazo de retorno do investimento; capital de giro para operar; projeção de custos fixos, faturamento, rentabilidade e lucratividade esperados.

5. Simule possibilidades para cenários positivos e negativos

Construa cenários para dançar conforme a música: seja para aproveitar e maximizar vendas, ou reduzir impactos em momentos de retração de mercado.

6. Turbine pontos fortes e ações de melhoria da sua estratégia

Aplique a matriz F.O.F.A. para avaliar aspectos que impactam positiva ou negativamente o empreendimento, com o objetivo de identificar: as Forças (diferenciais competitivos); as Oportunidades (contextos externos favoráveis); as Fraquezas (fatores internos a eliminar); e as Ameaças (contextos externos a prever ou evitar).

7. Reflita: vale a pena abrir, manter ou expandir?

Após coletar todas as informações, esta é a pergunta que precisa ser respondida na etapa de avaliação de um plano de negócios. Essa reflexão deve ocorrer sempre em linha com a realidade atual da empresa e conectado aos próximos passos da operação.

8. Hora “vender” seu negócio ao mercado!

O Sumário Executivo é o primeiro item que aparece no plano de negócio, mas deve ser elaborado somente ao final do processo. Será o primeiro ponto de contato de credores e investidores com o empreendimento.

Por isso, é preciso caprichar na sua elaboração, para que seja atrativo, mas ao mesmo tempo descreva a operacionalização, a estratégia e a viabilidade do negócio.

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para PMEs.   

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.  

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *