Como saber se meu CNPJ tem crédito?

Para saber se o seu CNPJ tem direito a crédito, é preciso preciso entender que cada banco ou instituição financeira tem regras próprias para conceder ou recusar crédito a um cliente PJ. Mas alguns pontos são comuns a maioria deles. Neste post, vamos explicar como é feita a análise dentro dessas instituições para saber se o seu CNPJ tem crédito.

Mas antes, cabe um pouco de contexto do mercado financeiro. Você sabia que a economia nacional pode afetar a aprovação do pedido de crédito para a sua empresa? É que tanto os bancos quanto as financeiras tendem a diminuir a concessão de crédito em caso de aumento da expectativa de inadimplência ou desemprego, por exemplo. É uma medida para reduzir o risco de emprestar dinheiro e não receber o pagamento.

Contudo, ainda que exista uma restrição do crédito que varia a depender da conjuntura econômica do país, a concessão continua a ser feita para os bons clientes. Por isso, é fundamental procurar e comparar as ofertas de crédito do mercado. E, claro, cuidar para que o seu CNPJ esteja dentro dos critérios de aprovação. Dito isso, explicamos a seguir como saber se o seu CNPJ tem crédito.

Para começar, como funciona a análise de crédito do CNPJ?

Ao solicitar empréstimo para um banco ou instituição financeira, essas organizações vão pesquisar se o histórico do seu CNPJ indica que os acordos estabelecidos serão cumpridos. Em outras palavras, que a sua empresa pagará o valor emprestado na data acordada, seja à vista ou a prazo.

Sabe quando um familiar ou amigo pede dinheiro emprestado e você pondera, pelo o que conhece da pessoa, se vai mesmo receber aquela quantia de volta antes de responder “sim” ou “não” ao pedido? É isso o que essas organizações fazem, mas num processo formal, em que o cliente tem que preencher requisitos e políticas internas para adquirir o crédito.

O processo de análise de crédito do CNPJ começa com o preenchimento de dados cadastrais. O banco ou financeira, geralmente, pedem:

  • Razão social da empresa;
  • Registro de fundação;
  • Número de CNPJ;
  • Telefone, e-mail, endereço completo e contatos que podem validar as informações cedida e comprovação de renda

Como é feita a verificação de restrição no CNPJ


É a partir dos dados cadastrais que a instituição financeira começa, pra valer, a análise para saber se o seu CNPJ tem crédito. Para isso, ela vai verificar nos órgãos de proteção de crédito, como a Boa Vista, Serasa ou SPC, se a sua empresa possui alguma restrição no CNPJ.

Dívidas pendentes, por menor que sejam os valores, podem causar a recusa do pedido de crédito. Por isso, é importante pagar as contas em dia e, sempre que possível, consultar as pendências no CNPJ  para checar se o nome da empresa não está negativado.

Conheça a conta PJ gratuita do banco BS2 e surpreenda-se com a experiência digital de contratação de crédito

O que vai dizer se o seu CNPJ tem crédito?

A empresa sendo aprovada na etapa anterior, o banco ou financeira vão analisar o perfil daquele CNPJ a partir de políticas internas. É aqui, por exemplo, que é verificado o score da empresa. Quanto maior a pontuação, a empresa é considerada melhor pagadora, o que aumenta a chance de aprovação na análise de crédito.

A financeira também vai avaliar a rentabilidade mensal da empresa. A ideia é checar se a solicitante tem capacidade financeira de quitar o empréstimo no período acordado. Costuma ser considerado que a parcela mensal do pagamento do crédito não ultrapasse 30% da renda do mês do CNPJ.

Por fim, na última etapa da análise que vai dizer se o seu CNPJ tem crédito, são analisados os documentos da empresa, como CNPJ, comprovação de faturamento e comprovante de residência. Qualquer conflito identificado nos dados pode causar a reprovação na análise de crédito, por isso é importante passar as informações corretas.

Com o pedido de crédito aprovado, você já sabe, a sua empresa poderá investir em setores que considera estratégicos, conseguir diferenciais competitivos e, consequentemente, crescer.

Conheça a conta PJ digital gratuita do Banco BS2

A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Similares

Posts Recentes

FGI dia das mães

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

One Comment

  1. raimundo rreis disse:

    sou uma empresa eireli desde de 2014 , no ramo de manutencao geral : como refrigeração, civil sendo eletrica mecanica e vendas de equipamentos de refrigeração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *