Como saber se meu CNPJ tem crédito?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Para saber se o seu CNPJ tem direito a crédito, é preciso preciso entender que cada banco ou instituição financeira tem regras próprias para conceder ou recusar crédito a um cliente PJ. Mas alguns pontos são comuns a maioria deles. Neste post, vamos explicar como é feita a análise dentro dessas instituições para saber se o seu CNPJ tem crédito.

Mas antes, cabe um pouco de contexto do mercado financeiro. Você sabia que a economia nacional pode afetar a aprovação do pedido de crédito para a sua empresa? É que tanto os bancos quanto as financeiras tendem a diminuir a concessão de crédito em caso de aumento da expectativa de inadimplência ou desemprego, por exemplo. É uma medida para reduzir o risco de emprestar dinheiro e não receber o pagamento.

Contudo, ainda que exista uma restrição do crédito que varia a depender da conjuntura econômica do país, a concessão continua a ser feita para os bons clientes. Por isso, é fundamental procurar e comparar as ofertas de crédito do mercado. E, claro, cuidar para que o seu CNPJ esteja dentro dos critérios de aprovação. Dito isso, explicamos a seguir como saber se o seu CNPJ tem crédito.

Para começar, como funciona a análise de crédito do CNPJ?

Ao solicitar empréstimo para um banco ou instituição financeira, essas organizações vão pesquisar se o histórico do seu CNPJ indica que os acordos estabelecidos serão cumpridos. Em outras palavras, que a sua empresa pagará o valor emprestado na data acordada, seja à vista ou a prazo.

Sabe quando um familiar ou amigo pede dinheiro emprestado e você pondera, pelo o que conhece da pessoa, se vai mesmo receber aquela quantia de volta antes de responder “sim” ou “não” ao pedido? É isso o que essas organizações fazem, mas num processo formal, em que o cliente tem que preencher requisitos e políticas internas para adquirir o crédito.

O processo de análise de crédito do CNPJ começa com o preenchimento de dados cadastrais. O banco ou financeira, geralmente, pedem:

  • Razão social da empresa;
  • Registro de fundação;
  • Número de CNPJ;
  • Telefone, e-mail, endereço completo e contatos que podem validar as informações cedida e comprovação de renda

Como é feita a verificação de restrição no CNPJ


É a partir dos dados cadastrais que a instituição financeira começa, pra valer, a análise para saber se o seu CNPJ tem crédito. Para isso, ela vai verificar nos órgãos de proteção de crédito, como a Boa Vista, Serasa ou SPC, se a sua empresa possui alguma restrição no CNPJ.

Dívidas pendentes, por menor que sejam os valores, podem causar a recusa do pedido de crédito. Por isso, é importante pagar as contas em dia e, sempre que possível, consultar as pendências no CNPJ  para checar se o nome da empresa não está negativado.

Conheça a conta PJ gratuita do banco BS2 e surpreenda-se com a experiência digital de contratação de crédito

O que vai dizer se o seu CNPJ tem crédito?

A empresa sendo aprovada na etapa anterior, o banco ou financeira vão analisar o perfil daquele CNPJ a partir de políticas internas. É aqui, por exemplo, que é verificado o score da empresa. Quanto maior a pontuação, a empresa é considerada melhor pagadora, o que aumenta a chance de aprovação na análise de crédito.

A financeira também vai avaliar a rentabilidade mensal da empresa. A ideia é checar se a solicitante tem capacidade financeira de quitar o empréstimo no período acordado. Costuma ser considerado que a parcela mensal do pagamento do crédito não ultrapasse 30% da renda do mês do CNPJ.

Por fim, na última etapa da análise que vai dizer se o seu CNPJ tem crédito, são analisados os documentos da empresa, como CNPJ, comprovação de faturamento e comprovante de residência. Qualquer conflito identificado nos dados pode causar a reprovação na análise de crédito, por isso é importante passar as informações corretas.

Com o pedido de crédito aprovado, você já sabe, a sua empresa poderá investir em setores que considera estratégicos, conseguir diferenciais competitivos e, consequentemente, crescer.

Conheça a conta PJ digital gratuita do Banco BS2

A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes