Como transformar Empresário Individual em Sociedade Limitada?

A oportunidade de transformar sua empresa em sociedade limitada pode ser vantajosa. Por isso, neste post vamos te explicar como mudar a natureza jurídica do seu negócio. Quando alguém (empresário individual) decide empreender, muitas vezes prefere seguir esse caminho sozinho. Seja pelo sonho de conquistar seu lugar no mercado ou por não ter alguém que acredite no mesmo objetivo de negócio. Ainda assim, a oportunidade de incluir um sócio na empresa lá na frente pode ser benéfico.  

Uma das tarefas mais importantes para qualquer empreendedor é estudar bastante sobre tudo que envolve o assunto empresas no Brasil e até no mundo. Esse conhecimento vai fazer com que sua empresa esteja prontos para mudanças e também para agir de forma preditiva a qualquer tendência e oportunidade futura. O mesmo se aplica as mudanças de natureza jurídica, assim serão maiores as chances de que tudo saia dentro do previsto e sua empresa só ganhe com essa mudança. 

Quando for decidido que sua empresa passará por essa transição de individual para sociedade limitada, saiba que o processo deve ser avaliado com bastante cautela, porque isso muda significantemente a natureza de um empreendimento, tanto no quesito das regularidades impostas pela lei afim de evitar qualquer problema de registro ou algo do tipo quanto a perspectiva das responsabilidades do empresário.   

4 passos para transformar a sua empresa em Sociedade Limitada

  • Passo 1 
    Primeiro de tudo, compareça à Junta Comercial do Estado em que atua. Pode ser que por conta da pandemia, alguns procedimentos possam ser feitos pela internet, então vale a pena se informar dessa possibilidade antes de comparecer ao local. Caso seja possível fazer tudo online é preciso entrar no portal e escolher a parte de constituição ligada ao Empresário Individual e selecionar o evento de transformação para alteração da natureza jurídica. 
  • Passo 2 
    Preencha todas as informações corretamente e imprima todos os requerimentos e as guias de pagamento, sem esquecer também de salvar cópias digitais dos mesmos. 
  • Passo 3 
    Elabore um contrato social que contemple os sócios da empresa. Esse documento precisa ser assinado por um advogado com a data sinalizada de início das atividades conjuntas da sociedade.  
  • Passo 4 
    Verifique a disponibilidade de um novo nome disponível para a empresa. 

Importante: não faça nada sem a orientação de um advogado ou a assessoria contábil de confiança da sua empresa

Por que mudar a natureza jurídica da sua empresa? 

Diferente do que acontece quando se é MEI e ultrapassa o valor limite de faturamento anual, no caso do empresário individual, não é obrigatório a mudança para sociedade limitada. Mas há alguns casos em que essa troca é altamente positiva, principalmente quando o sócio chega para agregar ao empreendimento.  

Um outro caso muito comum é quando a empresa enfrenta problemas financeiros e dificuldade no crescimento, sufocando qualquer possibilidade de saída. Mas como duas cabeças focadas no negócio pensam muito melhor e apontam soluções complementares, a chegada desse sócio pode ser o ponto de virada do negócio. Afinal, com a divisão da empresa entre dois empresários, tanto os bônus quanto os ônus serão compartilhados.  

Agora que sua empresa sabe como fazer essa mudança saiba também que pode contar com o Banco BS2 para auxiliar você e o seu sócio no crescimento do negócio. 

https://blog.bancobs2.com.br/preciso-ter-socio-para-abrir-uma-empresa-com-a-slu-nao

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital PJ do BS2 pode ser aberta diretamente pelo site do banco e não tem mensalidade, só paga pelo o que usar.  

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *