Conheça os investimentos para pessoa jurídica (PJ)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Rentabilizar o caixa! Se ainda restava alguma dúvida sobre a importância de não deixar o capital da sua empresa parado na conta corrente, estas duas palavras combinadas sintetizam a principal vantagem de buscar investimentos PJ (pessoa jurídica) para o seu negócio. Afinal, o objetivo é o mesmo que orienta um investidor na hora de realizar uma aplicação financeira como pessoa física.  

O investimento para pessoa jurídica é uma forma de valorizar o patrimônio que o seu empreendimento está construindo. Tão importante quanto assegurar a rentabilidade, a escolha dos investimentos PJ precisa estar alinhada ao seu perfil risco (ou da necessidade de uso no caixa), por isso, priorize as aplicações que ofereçam alta liquidez – para que a disponibilidade de resgate a qualquer momento esteja sempre assegurada.

Para quem está começando a empreender, cada minuto é dedicado a pensar em estratégias no crescimento do negócio e em alavancar vendas. Cuidar de outros aspectos igualmente importante pode parecer desafiador. Por isso, fica a dica: dê preferência a ecossistemas inteligentes que já reúnam as soluções que possam ajudá-lo a trilhar tanto a gestão financeira quanto os investimentos do seu negócio.

Uma dica valiosa é contar com um banco digital que transforme desafios de negócios em soluções para o dia a dia.

Além de um suporte especializado que ampliem conhecimento e auxiliem tomadas de decisão sobre como rentabilizar melhor o capital em caixa da sua empresa, dispor de uma plataforma de investimentos já integrada à sua conta corrente PJ pode fazer uma diferença ainda maior para otimizar o tempo destinado ao crescimento e à expansão do seu empreendimento.

tesouro direto

Confira 5 (CINCO) fatores que devem ser considerados na decisão de buscar a rentabilidade do caixa da sua empresa com investimentos PJ!

Não perca o capital da sua empresa para a inflação

Se cada minuto é valioso para alavancar os resultados do seu negócio, cada centavo também conta!

Os investimentos voltados para pessoas jurídicas constituem uma forma de deixar o dinheiro da sua empresa também “trabalhando”, enquanto esses recursos não são utilizados.

Priorize aplicações com liquidez diária

Sem dúvida, a tranquilidade proporcionada pela alta liquidez é importante para uma empresa e deve ser priorizada para resgatar recursos aplicados diariamente e sempre que necessário.

O CDB com liquidez diária se destaca como investimento de renda fixa que permite o resgate diariamente, sem afetar a rentabilidade da aplicação. É uma opção que atende tanto aos objetivos de disponibilizar um valor que será necessário em breve, quanto à formação de uma reserva de emergência ou destinada a melhorias futuras.

Esse é um referencial que precisa prevalecer ao selecionar aplicações de renda fixa com foco na rentabilidade do seu caixa, mas é importante também avaliar outras opções com diferentes prazos, liquidez e rentabilidades.

Vale atentar a uma regra importante do retorno esperado com essa modalidade de investimento: uma melhor rentabilidade será obtida com recursos aplicados com prazo maior e vencimento definido para seu resgate.

Explore todas as opções em renda fixa para PJ

Manter o foco em aplicações de renda fixa é um primeiro passo seguro para começar a trilhar a jornada de investimentos para pessoa jurídica do seu negócio. Confira as principais opções recomendadas que podem proporcionar uma rentabilidade menor, mas sempre associada a uma segurança maior e a um risco menor:

Certificado de Deposito Bancário (CDB)

Título emitido por bancos como captação de recursos para realizar suas atividades, que oferece opção com liquidez diária.

Ao investir, é como se você emprestasse dinheiro e o banco pagará juros por isso, com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O CDB com liquidez diária se destaca como investimento de renda fixa que permite o resgate diariamente, sem afetar a rentabilidade da aplicação.

Letra de Câmbio (LC)

Título emitido por sociedades de crédito, financiamento e investimento para realizar suas atividades. Apesar do nome, não tem relação com as variações de moedas estrangeiras. Você empresta dinheiro para as financeiras e ela te paga juros por isso, contando com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Letra Financeira (LF)

Título emitido por instituições financeiras para captar recursos de longo prazo. A LF possui taxas atrativas, porém não conta a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Título emitido por instituições financeiras com lastro em operações imobiliárias de crédito, que conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Letra de Crédito do Agronegócio

Título emitido por instituições financeiras com lastro em operações de crédito do setor agrícola, que conta com a garantia do FGC*.

Fundos de Renda Fixa

Consideram investimentos em títulos públicos e/ou privados. Com remuneração prefixada, pós-fixada ou atrelada a algum índice de preço.

Vale ressaltar que não existe opção de investimento em Tesouro Direto para pessoas jurídicas.

Quanto maior é o prazo de aplicação, menor é a tributação

Diante da disponibilidade de aplicar parte do capital em caixa do seu empreendimento, a composição de uma carteira de investimento PJ também deve ser diversificada considerando a perspectiva de contar com tributação menor para opções de renda fixa com prazos de aplicação maiores.

A tabela de Imposto de Renda regressiva aplicada para CDB, LC, LF, LCI e LCA estabelece alíquotas para prazos distintos de resgates:

  • 22,5% para Investimentos com menos de 180 dias de resgate
  • 20% para investimentos com resgate entre 181 dias e 365 dias
  • 17,5% para investimentos com resgate entre 365 dias e 720 dias.
  • 15% para investimentos com resgate superior a 720 dias.

Além disso, haverá incidência do IOF, com cobrança condicionada ao tempo que o dinheiro ficou aplicado.

Renda variável? Só se for para o longo prazo

Ações configuram uma opção de investimento em renda variável para pessoa jurídica, com tributações específicas igualmente aplicadas.

No entanto, esta é uma modalidade que visa um retorno em longo prazo. Portanto, somente deve ser considerada quando não haverá a necessidade de dispor, ao menos nos próximos anos, dos recursos da empresa que foram aplicados nessa modalidade de investimento.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

É essencial que cada empreendedor conheça e entenda quais são suas prioridades na hora de rentabilizar o capital da sua empresa.

Ter essa compreensão é importante porque as escolhas de investimento PJ irão refletir expectativas do dono do negócio e que orientam aplicações financeira como pessoa física. Obviamente, quando se trata de um empreendimento, a rentabilidade objetivada estará sempre alinhada à valorização de recursos parados em caixa e de criar reservas futuras para melhorias, crescimento da atividade ou mesmo cobrir eventuais emergências.

O modo como cada empreendedor interage com a relação retorno x risco define os três perfis mais comuns de investidores:

Conservador – Suas prioridades são a segurança e o risco baixíssimo, mesmo que isso traga uma rentabilidade menor para o investimento.

Moderado – O equilíbrio é sua prioridade, o que significa que aceita se expor a algum risco em detrimento da rentabilidade esperada com o investimento realizado.

Arrojado – Está disposto a correr riscos pois visa ganhos maiores tanto no médio quanto no longo prazo.

A conta PJ digital do BS2 é ideal para micro, pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com serviços financeiros na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.

O BS2 está pronto pra transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira. A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a micros, pequenas e médias empresas.  Abra a sua conta PJ digital gratuita

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes