O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.
Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.
Dentre eles, é claro, o Brasil.
O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”. Por favor, leiam de novo. “Juntos para uma Internet Mais Positiva”.
Não se trata de se juntar para uma Internet mais rápida, nem mais potente e também nem mais abrangente. O objetivo é se juntar para uma Internet mais POSITIVA.
Porque, embora repleta de excelentes conteúdos e cheia de coisas lindas, a Internet também possui seu lado negativo. E neste lado, existe desde o cyberbullying até roubos de dados de empresas e golpes financeiros.
Em celebração ao Dia da Internet Segura, o banco BS2 separou algumas dicas que vão ajudar você a proteger sua empresa de ataques online. Mais que dicas de atitudes isoladas e pontuais, são dicas de hábitos que podem e devem ser cultivados todos os dias.
Para facilitar, vamos organizar em:
Senhas
Crie senhas fortes. Misture números e letras, em caixa baixa e caixa alta, além de usar caracteres especiais, se isso for possível.E para cada site, para cada rede social, crie uma senha nova. Não repita a mesma senha em todos os lugares. E não se esqueça de alterar as senhas regularmente.
Interações suspeitas
Emails falsos e corrompidos. Links suspeitos. Anexos não-solicitados. SMSs de origem desconhecida. Quando a fonte não é confiável, é como sempre dizemos: na dúvida, não faça nada. Não clique em nada e não faça download de nada. É a melhor forma de proteger sua empresa de ataques e ameaças online.
Cibersegurança
Invista em programas de segurança como Antivírus. Mas certifique-se de sempre optar por softwares de empresas que já conhece. Programas desconhecidos têm mais chance de estarem infectados e conter malwares, o que aumenta o risco de roubarem dados do seu computador.
Redes Públicas
Tome muito cuidado com redes Wi-Fi gratuita e evite, sempre que possível, realizar transações bancárias ou acessar dados sensíveis da sua empresa em uma rede pública. E sempre que estiver fora da empresa, utilize uma solução de VPN para acessar informações sensíveis ou realizar transações financeiras.
Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a proteger a sua empresa contra ataques de hackers e criminosos. Para nós, a segurança da sua conta empresarial é de suma importância.
E hoje, no Dia da Internet Segura, convidamos você a implementar essas dicas, não apenas para proteger os dados da sua empresa, mas para que – juntos – possamos construir uma Internet cada vez mais positiva!
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…