8 dicas para proteger sua bagagem e evitar perrengues durante a viagem
Casos como o das passageiras brasileiras, presas por mais de um mês na Alemanha e liberadas no último dia 11 de abril, evidenciaram o esquema criminoso de troca de etiquetas de malas embarcadas para envio de drogas ao exterior. Infelizmente, esse episódio passou a configurar um tipo de risco que foge ao controle do viajante. No entanto, reacende o alerta do quanto são cruciais todos os cuidados dedicados a proteger a bagagem.
Práticas e recursos de segurança, combinados com esse propósito, ajudam a minimizar transtornos para que tudo aquilo que levamos volte com a gente no retorno dos destinos que visitamos pelo mundo a turismo, trabalho ou estudos.
O transporte aéreo de bagagens fechou o top 5 dos temas mais reclamados pelos brasileiros na plataforma Consumidor.gov.br, de acordo com o Boletim de Monitoramento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) referente ao último trimestre de 2022. Ainda segundo a associação de consumidores da América Latina PROTESTE, entre os motivos principais do extravio de bagagens se destacam:
- Conexões aéreas (a causa mais comum)
- Falta de controle ou problema logístico
- Furto, roubo ou perda
- Mala retirada por engano
Ou seja, pessoas mal-intencionadas à espreita e à espera de algum descuido, bem como falhas operacionais dos aeroportos e companhias aéreas, são dores de cabeça com as quais existe o risco de lidar. Porém, são possíveis de evitar.
Embora existam legislações e regulações da Anac, que assegurem direitos de passageiros em relação a prejuízos com bagagem, as atitudes preventivas sempre prevalecem.
Você sabe quais práticas conferem proteção extra às malas enquanto as atenções estão nos lugares que conhecemos mundo afora? Embarque nas 8 dicas do app BS2 GO! para evitar perrengues com a bagagem e seus pertences. E veja como tornar a experiência de viagem ainda mais tranquila, completa e memorável com uma conta internacional em dólar.
Como diminuir o risco de problemas com a mala em aeroportos
1. Fotografia da mala por fora e por dentro
Diante das notícias recentes de troca de etiquetas da bagagem para uso em ações criminosas, nunca é demais registrar as imagens da sua mala e guardá-las no celular durante a viagem.
Portanto, antes de despachar, tire várias fotos da mala: do interior da mesma, com os seus pertences já organizados; do modelo e detalhes exteriores que a identificam ou diferenciam.
Não esqueça de aparecer nas fotos junto com a bagagem. Clique todos os momentos –da saída da sua residência ao transporte e até o embarque da mala no balcão do check-in. Certamente, esse conjunto de imagens será útil como evidência comprobatória, caso ocorra algum imprevisto com a bagagem.
2. Cores e personalização para diferenciar a bagagem
Sempre que possível, escolha modelos e cores pouco usuais e chamativas para que sua mala se destaque das demais. Isso reduzirá, também, a probabilidade de outro passageiro desatento retirar sua bagagem por engano. E roubá-la não seria uma atitude nada esperta da parte do ladrão.
Caso a mala em uso se encaixe dentro dos modelos mais comuns do mercado, a dica é personalizá-la com adereços que também a diferenciem. Ou seja, use adesivos, amarre fitas coloridas para facilitar a identificação e evitar confusões com malas parecidas na esteira.
3. Lacres de bagagem e zíper duplo
Os lacres plásticos de bagagem, ou sealbags, conferem uma proteção extra à bagagem. No entanto, só funcionará corretamente se conectar a alça do cadeado ou a parte vazada do zíper a um elemento fixo – como a alça da mala, por exemplo.
Quando usado separadamente, um lacre de cor diferente pode inibir ações mal-intencionadas. Isso ocorre porque geralmente o lacre original é rompido e substituído por outro similar para que a vítima não perceba o furto de objetos da sua bagagem.
Nesse sentido, os modelos com zíper duplo oferecem resistência adicional à tentativa de furto conhecida como o “golpe da cesárea”. Nesse tipo de delito, é usado um objetivo pontiagudo para separar os encaixes do zíper e abrir espaço para furtar objetos da mala.
4. Envelopamento plástico e capa para bagagem
Se o objetivo é preservar a integridade da bagagem, e ainda dificultar violações, o envelopamento com película plástica é um recurso recomendado. Ou seja, evitará arranhões e partes amassadas, e excluirá sua mala da lista das mais visadas para furtos.
Entretanto, o envelopamento da bagagem perde em vantagem para a capa para malas.Isso porque o passageiro tem a praticidade de retirar a capa e colocá-la de volta, caso seja solicitada a conferência da sua bagagem. Além de funcionar como elemento identificador, terá um reaproveitamento em muitas outras viagens.
5. Cadeados, em especial o TSA
Cadeados são itens obrigatórios no aparato de proteção de bagagem de qualquer viajante. Seja com chave ou senha, irão dificultar tentativas de furto.
Agora, se o seu destino for os Estados Unidos, considere comprar um cadeado com selo da TSA (Transportation Security Administration). Responsável pelo sistema de segurança de transporte aéreo americano, a TSA é legalmente autorizada a abrir malas que avalie como suspeitas. Assim, isso significa poder quebrar o cadeado para essa finalidade, colocando no lugar apenas um lacre plástico, o que tornará sua mala vulnerável no restante do transporte.
No entanto, a TSA possui uma chave mestra para cadeados aprovados com o seu selo, os quais são recolocados para o fechamento da bagagem após a vistoria.
6. Etiquetas inteligentes
Etiquetas inteligentes, que usam a conectividade do Bluetooth para localizar objetos perdidos, se mostram úteis para o rastreamento de bagagens. Bem como, dispositivos que se conectam exclusivamente a smartphones da Apple e da Samsung, existem no mercado diversas smart tags independentes.
Longas distâncias ainda representam uma limitação a esse recurso, já que a proximidade é necessária para que o Bluetooth funcione corretamente. Contudo, não deixa de oferecer mais um parâmetro para monitorar eventuais imprevistos com bagagens.
7. Aluguel de mala
A locação de mala oferece uma opção mais econômica, comparada à compra. Por exemplo, o viajante tem, ainda, a oportunidade de escolher um modelo de melhor qualidade para transportar seus pertences. Isso sem falar no suporte da empresa locadora no processo burocrático caso ocorra algum problema com a bagagem durante o transporte.
8. Seguro com danos à bagagem incluso
A contratação de um seguro-viagem com cobertura a danos com a bagagem também é providencial para garantir ressarcimento com eventuais prejuízos relacionados à perda da mala. Bem como, a dica é pesquisar preços e incluir a aquisição dessa proteção adicional no planejamento inicial da viagem.
Na próxima viagem ao exterior, leve na bagagem a praticidade e a segurança para fazer transações internacionais com o cartão BS2 GO!
Qualquer experiência de viagem fica ainda mais completa com a praticidade, a agilidade e a economia proporcionadas pelo cartão BS2 GO!.
Diretamente pelo app BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para realizar compras on-line. Esse é um recurso mais que bem-vindo, enquanto o cartão físico segue por correspondência para o endereço informado. Já na ativação, basta movimentar o valor mínimo de US$ 30 na conta, que depois ficarão disponíveis para usar.
Os serviços priorizam a proteção contra perda de bagagem e compras, além de cobertura médica e assistência emergencial enquanto a pessoa estiver em viagem.
Afinal, nada melhor que contar com suporte para lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia no exterior.
Dessa forma, essas são algumas das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para organizar finanças em moeda estrangeira e usufruir os momentos que conectam a gente com o mundo. Tem mais:
IOF menor e cotação pelo dólar comercial
Nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, a cobrança de IOF é de apenas 1,1% e incide somente sobre os valores em reais convertidos para dólar. Portanto, a operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.
Imposto menor e câmbio mais barato são importantes vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.
Conversão instantânea 24×7
Além das vantagens já mencionadas, a conta internacional BS2 GO! possui conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa. Logo, você tem câmbio disponível a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.
Efetue saques enquanto estiver em outros países
Se precisar, use também o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada. Neste caso, a cobrança de tarifa é efetuada por operação, ou seja: incide somente quando o viajante saca dinheiro no exterior, em moeda local.
Recebimento e envio de ordens de pagamento
Faça com total agilidade remessas internacionais com seu BS2 GO!. Viabilize, também, o recebimento de valores em dólares referentes a pagamentos subscribe donate, patrocínios e direitos de imagem por AdSense e Twitch.
É simples, amigável e 100% digital: baixe o app BS2 GO! e abra já sua conta internacional
Abrir uma conta internacional no app BS2 GO! é fácil e muito rápido: para tanto, basta baixar o app BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto. Bora navegar pelo aplicativo.
Posts relacionados
Como pesar e medir a bagagem para evitar cobranças extras antes do voo
Tudo o que você deve saber sobre bagagem para viagem internacional
Posts Recentes
BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil
Drex – o futuro da economia é agora
O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS
Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global
Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.
Inglaterra e Reino Unido: dicas de passeios e compras nas terras em que a libra esterlina é soberana!