Direto ao ponto! O modelo de inovação aberta propõe que as empresas busquem soluções inovadoras tanto dentro quanto fora da organização, formando parcerias com especialistas nas áreas que precisam de resolver algum desafio. Na proposta da inovação aberta, incorporar ideias ou tecnologias externas representa uma grande oportunidade de reduzir custos, ganhar agilidade, melhorar processos, aprender com a experiência de quem já conhece e até mesmo explorar novos nichos de mercado.
Até algum tempo atrás, as empresas estavam acostumadas a buscar soluções para seus desafios de inovação “dentro de casa”, acionando suas equipes internas. Mas a tecnologia mudou drasticamente o cenário. O digital deixou o mundo mais conectado, encurtou distâncias, facilitou processos… Mas também passou a exigir respostas mais rápidas e eficazes. Neste cenário é que surge o conceito da inovação aberta.
Boa parte das parcerias de inovação aberta acontecem graças ao uso de APIs (application-programming interface), que são um conjunto de padrões de programação que permitem que diferentes sistemas digitais se integrem de uma forma simples e troquem informações e serviços entre si. E mesmo que você ainda não tenha ouvido falar sobre elas, provavelmente usa diversos aplicativos no seu celular que são baseados em APIs.
Lembra aquele mapa que mostra sua localização quando você solicita um motorista por aplicativo? Ele é um bom de exemplo de inovação aberta. Em vez de investir tempo e recursos para desenvolver um sistema de geolocalização próprio, o app se integrou a um que já existia.
A boa notícia é que hoje temos uma infinidade de APIs disponíveis no mercado, prontas para conectar empresas a diferentes tipos de serviços. No Banco BS2, por exemplo, usamos nossa experiência de mais de 28 anos no mercado para desenvolver APIs financeiras que ajudam negócios a economizarem tempo e dinheiro.
Para empresas que buscam escalar resultados, as APIS financeiras são essenciais para automatizar os processos e rotinas administrativas. Uma vez que a sua empresa automatiza atividades repetitivas como boletos, lançamentos contábeis, pagamentos entre outros, o negócio tende a gerar uma economia de tempo, aumentando a produtividade e eficiência. Desta maneira, os seus funcionários podem focar em atividades mais estratégicas que tragam mais rentabilidade ao negócio.
Ainda não tem conta no BS2 Empresas? Abra uma agora mesmo. 100% digital, gratuita, conta corrente, cartão de débito, plataforma de cobrança, APIs e muito mais.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…