Exportação - Qual o momento ideal para começar?

Como identificar o momento ideal para exportar?

Ter conhecimento sobre as diversas possibilidades que sua empresa tem para expandir seus negócios é fundamental para, futuramente, decidir por qual caminho seguir. Um dos setores que mais tem crescido e que pode ser uma possibilidade para o seu negócio é o da exportação. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o setor bateu recorde em 2021, com US$280,4 bilhões, um aumento de 34% em relação a 2020.

Exportar é uma decisão que deve ser tomada com base em planejamentos, nos estudos sobre o mercado internacional e nos requisitos que sua empresa deve seguir. Quer conhecer mais sobre esse setor em expansão e saber qual é o momento ideal de investir em exportações? Continue a leitura deste conteúdo que nós, do Blog BS2, preparamos!

Veja mais – Conta Internacional PJ – Facilidade para expandir os negócios

O que fazer para ser uma empresa exportadora?

O primeiro passo para ser uma empresa que exporta produtos para outros países é estudar o mercado internacional. Para que o processo de exportação seja seguro para o seu negócio, é preciso detalhar esse estudo com informações sobre os perfis de consumo, a economia local e a legislação do país para o qual você irá exportar, os gastos e a logística com o envio de produtos, compreender seu mercado de atuação e outros detalhes que podem ser importantes para o planejamento internacional da sua empresa.

Após esse planejamento e a tomada de decisão em tornar seu negócio exportador, é preciso solicitar o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros – também conhecido como habilitação Radar.

Opções de exportação

Ao decidir se tornar uma empresa exportadora, com base em seu planejamento bem estruturado, é preciso definir qual o tipo de exportação seu negócio irá explorar:

  • Exportação direta: sua empresa é responsável por todo o processo de exportação, desde a confecção dos produtos até o envio ao cliente.
  • Exportação indireta: sua empresa é responsável apenas pela confecção dos produtos, enquanto a logística de exportação é feita por uma empresa terceirizada, que já tem todos os trâmites e requisitos necessários para tal.

Vantagens de ser uma empresa exportadora

A decisão de entrar para o mercado internacional abre as portas da sua empresa para que ela seja cada vez mais conhecida – no país de origem e em outros países. Além dessa vantagem, sua empresa pode ter, ainda, aumento na produtividade, melhorar os processos internos, conhecer outras culturas, costumes e idiomas, aumento nas vendas e da sua participação no mercado, menor dependência do mercado interno e, claro, acesso a novas tecnologias.

Como identificar o momento ideal para se tornar uma empresa exportadora?

No período pré-pandemia, em 2019, o Brasil tinha 22.849 empresas exportadoras, de acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre). Entre os setores que se destacam nesse ramo estão o da indústria (62,5%), comércio (30,1%) e serviços (4,8%). Já em 2020, o Ministério da Economia indica que mais de 28 mil empresas fizeram cadastro com foco no comércio exterior.

Isso só aconteceu porque essas empresas souberam reconhecer o momento ideal para começar a exportar, e o seu negócio também pode ser um exportador – basta você identificar este momento.

Para isso, existem algumas dicas que nós, do Banco BS2, podemos te oferecer:

  • Ter uma reflexão estratégica, com a identificação de qual é o melhor mercado para receber seu produto ou serviço exportado;
  • Compreender o mercado, pois é necessário pesar os prós e contras se o país em que se deseja exportar já oferece o seu produto/serviço, além de conhecer a legislação e o funcionamento dessa região;
  • Traçar uma estratégia, com uma logística que defina o que é melhor para sua empresa com base nos custos do processo de exportação;
  • Estar apto para exportar a partir dos padrões de qualidade, selos e certificações que cada país em que se pretende exportar necessita;
  • Elaborar o processo de comercialização do seu produto para acompanhar a circulação e a aceitação do produto enquanto monitora-se o comportamento do consumidor.

Como o BS2 pode ajudar sua empresa a se tornar exportadora?

Identificar o momento ideal para tornar o seu negócio exportador não é fácil e tomar a decisão de torná-lo internacional requer muita segurança – financeira, principalmente. Por isso, durante esse processo, é preciso confiar em uma plataforma digital que garanta à sua empresa um ecossistema inteligente de soluções financeiras, que esteja conectado à realidade e que auxilie no controle do seu orçamento.

Nós, do BS2, podemos te ajudar ao oferecer a Conta PJ Digital BS2 para Empresas, que é ideal para os negócios que mantêm foco nas estratégias de crescimento do faturamento. A conta internacional se integra à Conta PJ Digital e permite receber pagamentos em dólar por serviços prestados no exterior, realizar pagamento de salários a colaboradores multinacionais, enviar e receber ordens de pagamento, e contratar serviços e assinaturas cobradas em dólar.

Vantagens da Conta Internacional para Empresas

Entre as vantagens da Conta Internacional digital em dólar para empresas está a facilidade em abrir sua conta gratuita, 100% online e sem burocracias, a agilidade e comodidade em realizar transações quando quiser (e sem qualquer taxa de manutenção), a isenção de taxa de inatividade da Conta, a possibilidade de realizar transferências instantâneas e gratuitas entre as contas internacionais BS2 e de fazer a conversão instantânea das moedas (24h por dia, 7 dias por semana), além de ter um cartão virtual à disposição para efetuar compras ou assinaturas online.

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Com diversas soluções financeiras, sua empresa pode ter acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias, além de ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. Acesse o nosso site e conheça mais sobre as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para o seu negócio!

Quer saber mais sobre nossos serviços de câmbio?

Envie um e-mail para comercial.cambionline@bancobs2.com.br ou, se preferir, entre em contato com a gente pelos telefones: (11) 2103-7669.

Conheça as nossas soluções de câmbio para a sua empresa

Leia também:

Faturamento em dólar: praticidade, segurança e vantagens para sua empresa

Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio

Posts Similares

Posts Recentes

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…
Reserva em dólar: entenda a oscilação cambial e saiba como proteger o patrimônio da sua empresa

Como uma reserva em dólar pode proteger o patrimônio da sua empresa?

Em 26 de julho, o dólar alcançou seu valor mais baixo em 15 meses. Uma semana depois, em 03 de agosto, a moeda americana subiu quase 2%. Isso ilustra o quanto as flutuações em relação ao real complicam, sobretudo para as empresas, lidar com custos de produtos e negócios ancorados na moeda americana. Nesse sentido,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *