Fluxo de Caixa - Qual a importância?

Fluxo de caixa: importância para saúde financeira da sua empresa

Fluxo de caixa, por ser uma ferramenta de controle financeiro, é imprescindível para auxiliar na tomada de decisão estratégica nos diversos setores da empresa – seja ela de pequeno, médio ou grande porte, afinal, o cenário brasileiro aponta para uma situação alarmante: cerca de 48% dos negócios fecham em até três anos após serem abertos por falta de gestão financeira adequada e eficiente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em reportagem do portal Terra

Para te ajudar a entender mais a fundo a importância do fluxo de caixa para a saúde financeira da sua empresa, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo especial. Continue a leitura e confira, também, quais são os tipos e orientações de como lidar, de forma estratégica, com essa ferramenta na rotina empresarial.

Saiba tudo sobre Fluxo de Caixa

Veja também – Como fazer um fluxo de caixa eficiente para o seu negócio

Qual a importância do fluxo de caixa para saúde financeira?

Fluxo de caixa é uma das principais ferramentas da gestão financeira de empresas, essencial para auxiliar os diretores a fundamentarem suas tomadas de decisões, uma vez que permite acompanhar toda a movimentação de valores da empresa.

Fluxo de caixa é uma das principais ferramentas da gestão financeira de empresas,

Assim, é de significativa importância para a saúde financeira da marca, que, quando acompanhada diariamente, favorece a expansão estratégica. Ou seja, quando o caixa é organizado e devidamente acompanhado, é possível traçar um panorama que vai de onde estamos” para o “onde podemos chegar e como administrar os recursos para tanto”.

A ferramenta reúne as principais informações acerca da saúde financeira da empresa, tais como:

  • Excedentes e déficits de recursos a curto, médio e longo prazos;
  • Garantias financeiras para o cumprimento das principais obrigações mensais da marca;
  • Possibilidades de alteração de prazos para pagamentos dos clientes – a fim de oferecer mais vantagem – sem prejudicar o fluxo financeiro;
  • O momento ideal para negociar prazos com fornecedores e prestadores de serviços;
  • Quando será necessário (e porque) solicitar crédito para impulsionar o capital de giro da empresa.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Para além da importância do fluxo de caixa, é fundamental compreender as diferenças entre os cinco tipos principais existentes da ferramenta, a fim de identificar o que melhor se enquadra para o cenário da sua empresa. Cada modalidade possui características e objetivos específicos, portanto, é preciso estar atento.

Fluxo de caixa livre: normalmente, é marcado por ser uma projeção para 60 a 90 dias. Consiste em uma avaliação, de curto e médio prazo, do capital da empresa para quitar dívidas fixas e compromissos mensais.

Fluxo de caixa projetado: tem como principal objetivo prever receitas e despesas futuras do negócio. Ou seja, é fundamental para evitar “armadilhas” inesperadas no fluxo financeiro.

Fluxo de caixa operacional: visa a levantar gastos e receitas operacionais, a fim de mapear todas as movimentações financeiras necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Fluxo de caixa direto: considera a forma bruta das operações financeiras, sem considerar descontos, além de focar na classificação das movimentações de acordo com a natureza contábil de cada uma.

Fluxo de caixa indireto: utiliza o balanço patrimonial a fim de considerar a variação de ativos em um período. Assim, o gestor entende o lucro de um intervalo e o reajusta a partir da amortização e depreciação, o que resulta no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) – documento essencial para o setor contábil da marca.

Como implantar fluxo de caixa estratégico na empresa?

Para o fluxo de caixa da sua empresa ser classificado como estratégico, é essencial mensurar alguns itens, como: volume de vendas – crucial para garantia de controle sobre receitas e lucros; contas a pagar – a fim de mapear débitos que impactam a receita da marca; contas a receber – indispensável para entendimento do dinheiro que será somado; e lucros – necessário para compreensão do cenário.

Além disso, uma das principais recomendações de especialistas no assunto é investir na automatização de processos, ou seja, contar com apoio de ferramentas tecnológicas e modernas para a gestão do fluxo de caixa ser o mais assertiva possível, com baixa margem de erros. Softwares integrados e alinhados com os setores financeiro e contábil do negócio são opções ideais para otimizar tempo e garantir avaliações contundentes.

Vale ressaltar que, de posse dos relatórios resultantes da gestão do fluxo de caixa da sua empresa, é possível traçar metas, de maneira estratégica, a fim de destacar a marca no mercado e, até mesmo, expandir.

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