6 dicas pra você se tornar um influenciador de sucesso
Ninguém pode negar que as mídias sociais democratizaram em larga escala a formação de opinião – e isso trouxe a atividade de influenciador para os holofotes virtuais. Cabe obviamente, aos usuários, fazer sempre bom uso do acesso a um mundo que se conecta por meio de smartphones, notebook e desktops.
Afinal, está aberta a qualquer pessoa a possibilidade de compartilhar informação, conhecimento e experiências vivenciadas.
Esse atributo tem conferido aos digital influencers uma relevância que se multiplica na velocidade com que os conteúdos viralizam – seja no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Twitter e, do mesmo modo e no formato mais recente, no TikTok.
Tanto que se tornar um influenciador de sucesso virou sinônimo de profissão dos sonhos, de novo paradigma para a publicidade de marcas e produtos, e de uma carreira atrelada a um projeto empreendedor rentável – com monetização não só em reais, mas também em dólar e em outras moedas estrangeiras.
Brasil influenciado por essa tendência
Estão aí para comprovar os exemplos locais influenciadores consagrados, que somam nas redes milhões de seguidores.
Da mesma forma, indicadores demonstram como públicos distintos são impactados e influenciados por quem já conquistou e consolidou visibilidade, criando conteúdos nas mídias sociais. Vamos a alguns deles:
Na pesquisa divulgada em 2022 pela Cupom Valido, baseada em dados da Statista e da HootSuite, o Brasil lidera o ranking mundial de países em que os influencers se destacam como mais relevantes para a decisão de compra online.
Já o levantamento “Marketing de Influência no Brasil”, da Opinion Box, apurou que 55% dos consumidores brasileiros entrevistados orientaram decisões de consumo por indicação de uma celebridade ou influencer.
A Nielsen, por sua vez, identificou que o Brasil figura como o campeão mundial no Instagram em número de influenciadores digitais.
Chegam à casa dos 10,5 milhões os perfis nacionais nessa plataforma, que possuem ao menos 1.000 seguidores cada.
Quando o mesmo levantamento agrupa postagens do Instagram, TikTok e YouTube, nosso país fica com a vice-liderança em quantidade de influencers, atrás apenas dos Estados Unidos. São indicadores a considerar, embora a análise da empresa de pesquisa não inclua a China.
Os dados da pesquisa “Geração Z e o Marketing de Influência” trazem outra perspectiva do atual poder dos digital influencers. A adtech INFLR ouviu 3.100 pessoas e identificou que 47% dos jovens brasileiros consideram a carreira de influenciador, youtuber ou tiktoker como a profissão dos sonhos.
Uma vida glamourosa e as viagens frequentes aparecem, respectivamente, como primeiro e segundo fatores que mais motivam a geração nascida entre 1995 e 2010 a empreender e a obter renda nas redes sociais.
Interação, engajamento e relacionamento
Motivações à parte, presença só não basta para quem quer ser lembrado – e principalmente seguido – nas mídias sociais.
A fórmula do sucesso dos influenciadores combina três elementos essenciais para manter a audiência digital entre seus seguidores. São eles: interação, engajamento e relacionamento.
Mesmo para aqueles que não desejam trilhar uma carreira exclusivamente online, atuar como criador de conteúdo é uma opção estrategicamente vantajosa.
Não se pode descartar a vantagem que as redes sociais oferecem de alçar especialistas das mais diversas áreas de conhecimento a uma visibilidade gigantesca. Isso sem falar na rapidez de ser encontrado e se conectar com o público certo.
A meta de se tornar um digital influencer de sucesso está em seus planos? Então, role a tela nas dicas do BS2 GO!.
Práticas que não podem faltar na estratégia de um influenciador para se destacar e conquistar seguidores nas mídias sociais
1. Limite o foco a um segmento
Quanto mais restrito o nicho de atuação, mais efetiva pode ser a sua jornada digital como influenciador. Ou seja, a dica é priorizar uma criação de conteúdo de qualidade em segmentos específicos.
Para tanto, é fundamental escolher uma área de estudo ou atividade na qual possa opinar como especialista ou que reúna experiências a compartilhar. Certamente, interessados no assunto pesquisarão por esses temas nas redes sociais.
Portanto, a oportunidade de convertê-los em seguidores está em trazer informações que agreguem mais conhecimento a esse público.
2. Crie a sua própria identidade
Nas mídias sociais, sempre haverá outras pessoas com as mesmas experiências ou expertises de quem pensa em se tornar um influenciador digital produzindo conteúdo próprio. Logo, é fundamental criar desde o início a sua própria marca.
Essa identidade ajudará a permanecer na lembrança e ser mencionado pelo público que deseja atingir. Contudo, nada de encarnar um personagem.
Seja natural e utilize a seu favor fortalezas – e por que não fraquezas? – para uma presença orgânica. Lembre-se: seus seguidores precisam se identificar com você.
3. Invista em diferenciais nas postagens
Tão importante quanto o conteúdo é a forma. Nas redes sociais, a todo o momento novas tendências de conteúdos são criadas. Logo, fique de olho nos estilos adotados, mas não descuide da elaboração, da diversificação e da criatividade das postagens.
Use e abuse de lives, imagens, vídeos e textos. Afinal, é preciso manter a audiência em alta e, sobretudo, constantemente interessada.
4. Planeje a presença digital com flexibilidade
Frequência nas postagens é mais que uma regra. É, praticamente, questão de sobrevivência digital para quem quer atuar como influenciador.
O calendário de publicações requer planejamento e alinhamento às regras do algoritmo de cada rede para exibição de postagens no feed. Contudo, não transforme sua presença digital em algo limitado a conteúdos “frios”.
Então, fique ligado para não perder o timing gerado por assuntos “quentes”. Oportunidades que surgem para se destacar em seu nicho de atuação são mais que bem-vindas.
5. Evolua com o seu público
Conhecer a audiência, bem como o modo como ela avalia seu desempenho como influencer, são práticas valiosíssimas.
É crucial ter sempre em mente o quanto é possível aprender – e se atualizar – com as reações e o comportamento dos seguidores.
Aliás, essa conexão contribuirá não só para entender e atender expectativas do público já conquistado, como também orientar de forma mais assertiva a conquista de novas audiências.
6. Pratique o mindset de monetização
Por fim, e totalmente coerente com o projeto de quem pretende se projetar como influenciador digital, é a mentalidade para monetização. E isso se aplica tanto à própria imagem do influencer quanto aos conteúdos gerados.
Seguidores são potenciais consumidores não apenas de informações ou opiniões. Como já vimos, testagens de produtos e experiências recomendadas, vivenciadas pelos influenciadores e divulgadas em suas redes, muitas vezes terão impacto maior nas decisões de compra dessas pessoas do que a publicidade das empresas.
Concluindo: um influenciador de sucesso precisa investir tempo para elaborar uma estratégia comercial vinculada a sua presença digital e a seus posts – que considere em seu escopo empresas e se estenda ao seu universo de seguidores.
Assim, devem fazer parte dessa prospecção modalidades de patrocínios, parcerias e outras ações que tragam rentabilidade ao influencer a partir da visibilidade gerada para marcas e produtos, e monetizações decorrentes do engajamento junto a sua audiência.
Conta internacional BS2 GO!, a aliada dos digital influencers que já monetizam em dólar sua presença nas redes digitais
Para quem já é influenciador e começa a amplificar suas estratégias de monetização nas redes sociais, a experiência de receber valores em dólar fica ainda mais completa com a praticidade, a segurança e a agilidade proporcionadas pela conta internacional BS2 GO!.
Pelo app BS2 GO!, os influenciadores podem organizar finanças em moeda americana e acompanhar pagamentos relacionados a subscribe donate, patrocínios e direitos de imagem por AdSense.
Essas são apenas algumas das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para quem já vislumbra internacionalizar sua atuação nas mídias sociais com criação de conteúdos.
Veja como a conta internacional BS2 GO! elimina fronteiras para conectar, no on e no off-line, as pessoas com o mundo:
IOF e câmbio mais vantajosos
Nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, a cobrança de IOF é de apenas 1,1% e incide somente sobre os valores em reais convertidos para dólar. A operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.
Imposto menor e câmbio mais barato são duas importantes vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.
Cartão de débito internacional físico e digital
Diretamente pelo app BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão para usar na função débito internacional.
Esse é um recurso mais que bem-vindo, enquanto o cartão físico segue por correspondência para o endereço informado.
Já na ativação, basta movimentar o valor mínimo de US$ 30 na conta, que depois ficarão disponíveis para usar.
Conversão instantânea 24×7
Além das vantagens já mencionadas, a conta internacional BS2 GO! possui conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa. Logo, você tem câmbio disponível a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.
Efetue saques enquanto estiver em outros países
Se precisar, use também o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada.
Neste caso, a cobrança de tarifa é efetuada por operação, ou seja: incide somente quando o viajante saca dinheiro no exterior, em moeda local.
Proteção para compras e durante viagens
Mediante a compra de passagens aéreas com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, o viajante pode solicitar benefícios concedidos pela bandeira do cartão, que ajudam a lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia no exterior.
Os serviços priorizam a proteção para compras e perda de bagagem, além de cobertura médica e assistência emergencial enquanto a pessoa estiver em viagem.
É simples, amigável e 100% digital: baixe o app BS2 GO! e abra já sua conta internacional
Abrir uma conta internacional BS2 GO! é fácil e muito rápido: para tanto, basta baixar o app do BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto. Bora navegar pelo aplicativo!
Posts relacionados
Monetização de Shorts no YouTube: como agilizar recebimentos em dólar
Como faturar em dólar com transmissão de Lives no TikTok
Posts Recentes
BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil
Drex – o futuro da economia é agora
O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS
Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global
Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.
Inglaterra e Reino Unido: dicas de passeios e compras nas terras em que a libra esterlina é soberana!