6 dicas para planejar um intercâmbio em família
Muitos ainda associam o perfil do intercambista ao de adolescentes e universitários, principalmente pela disposição e disponibilidade para estudarem e morarem sozinhos em outro país. Porém, vivemos em tempos de lifelong learning – e nunca antes planejar um intercâmbio em família fez tanto sentido.
Afinal, num mundo de rápidas e constantes transformações, não existe idade para adquirir novos conhecimentos. Nem tampouco barreiras a aprendizados contínuos e conjuntos
No entanto, a concretização dessa empreitada colaborativa requer planejamento consistente, que contemple expectativas e necessidades de todos os que irão embarcar nesse projeto.
Contar com uma conta internacional para envio e recebimento de valores em dólar é um recurso providencial para ganhar mais agilidade ao transacionar em moeda americana durante um período maior de permanência no exterior.
Novos processos em alta nas empresas não só justificam como impulsionam mudanças nas motivações para fazer um intercâmbio e estender essa atividade à família.
É o caso de profissionais com carreiras em ascensão, que buscam pós-graduações e MBAs em instituições estrangeiras.
ESG, por exemplo, registrou alta de 80% na procura de brasileiros por especializações internacionais, diante da baixa oferta de cursos dedicados ao tema no país.
Esse dado fez parte do levantamento conduzido em 2022 pela consultoria Student Travel Bureau (STB).
Os objetivos profissionais que inspiram pais e mães a estudar fora acabam por trazer oportunidades para os filhos. Uma delas é ter familiaridade, desde cedo, com outro idioma.
Afinal, a interação com outra língua “in loco” é sempre uma escolha bem-vinda para otimizar a aprendizagem o quanto antes. E essa qualificação certamente fará diferença no futuro.
Objetivos profissionais impulsionam intercâmbios
Seja para aprimorar qualificações, ou tornar o currículo mais competitivo, o domínio do inglês sempre fala mais alto. Foi o que revelou a edição 2021 da pesquisa da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta)
Só que as opções para compor um intercâmbio em família vão muito além dos muros e dos programas de ensino de escolas e universidades.
Basta pesquisar para mergulhar em uma diversidade de cursos livres e focados em atividades específicas, que podem originar, inclusive, um negócio. Quem sabe na bagagem de volta não poder vir o insight para uma iniciativa empreendedora familiar?
A partir do projeto individual no exterior de um integrante da família, pode nascer essa ideia de expandir conhecimentos dentro daquele núcleo.
Com o planejamento certo, inclusive na parte financeira, pode ser o ponto de partida para aprendizados e crescimento de todos os envolvidos.
Na hora de colocar no papel as etapas para viabilizar essa jornada, contudo, alguns aspectos são cruciais para garantir o sucesso do início ao fim.
Essa possibilidade motivou você? Então, confira 6 dicas que não podem faltar no planejamento de um intercâmbio em família e descubra como a conta internacional BS2 GO! pode ajudar a organizar as finanças em US$ e tornar memorável essa experiência. No melhor estilo “família que busca conhecimento unida, permanece unida”.
Cursos e atividades individuais ou em grupo
Como destacado antes neste conteúdo, objetivos educacionais ou profissionais de um membro da família têm um enorme potencial de engajar os demais nessa jornada de conhecimento.
Em grupo, todos podem se beneficiar ainda mais com essa experiência fora do Brasil. Se o foco é o intercâmbio voltado ao aprimoramento de idiomas, por que não incluir todos nessa iniciativa?
E que tal considerar como alternativa conciliar, durante o período da viagem, cursos e atividades do interesse de cada um? Isso pode englobar, ainda, a matrícula dos filhos em idade escolar nos sistemas de ensino locais.
Pesquisa de bolsas de estudo e outros subsídios
Sem dúvida, o fator financeiro conta – e muito – na decisão de planejar um intercâmbio em família. Por isso, um pilar importante desse processo é a pesquisa por programas de bolsas de estudos parciais ou integrais.
Mesmo que o benefício não seja extensível a todos, qualquer tipo de subsídio representa uma bem-vinda economia de recursos. E, certamente, fará a diferença no provisionamento necessário para custear esse projeto em grupo.
Escolha do país
Não por acaso, as dicas anteriores antecederam a definição do país para vivenciar um intercâmbio em família.
Percebeu o motivo? Afinal, encontrar uma localidade que permita a combinação de experiências de especialização e aprendizagem de pais e filhos norteará a escolha do destino no mundo.
Da mesma forma, a gratuidade ou o melhor custo-benefício dessas atividades predominarão no momento de pesar prós e contras antes de bater o martelo.
Organização de documentações e vistos
A regra é claríssima. Seja qual for o motivo de uma viagem a outro país – lazer, trabalho ou estudo – formalidades necessárias devem ser absolutamente cumpridas.
Se a ida ao exterior tiver como propósito um intercâmbio em família, nada de descuidar e deixar para a última hora a organização da documentação.
Portanto, muita calma e atenção na hora de verificar quais os históricos e referências escolares requeridos para matrículas a e inscrições.
E vale reforçar os procedimentos básicos em relação à documentação dos viajantes, a fim de evitar transtornos às vésperas da viagem.
Por isso, faça a checagem e assegure que os passaportes da família estejam na validade, e quais os vistos exigidos no país de destino nessa permanência no exterior.
Custo-benefício de diferentes hospedagens
Uma vez traçado o plano internacional de estudos da família, inclusive as despesas específicas com cursos e atividades, o passo seguinte é otimizar os demais custos dessa viagem.
Nesse exercício, cada detalhe conta. Além dos preços de passagens aéreas, a análise das opções de moradia merece atenção.
Novamente, a antecedência é uma grande aliada do bolso. Quando se viaja para um intercâmbio em grupo, essa condição não favorece a hospedagem em casa de uma família local.
Sendo assim, o aluguel de uma residência é uma alternativa, especialmente se comparado com valores de diárias em hotel, que tendem a ser mais altos.
Reserva financeira versus tempo de permanência
Já adivinhou qual é o mundo ideal do intercâmbio? Sim, o melhor dos mundos é dispor de um budget que viabilize a permanência da família durante o intercâmbio no exterior.
Do contrário, o planejamento terá de considerar opções para garantir esse provisionamento.
Vamos a elas!
Uma hipótese é a criação gradual da reserva financeira, em preparação a essa empreitada. Outra forma de criar esse fundo é assegurar ou preservar uma remuneração que cubra, parcial ou integralmente, os custos estimados.
Para pais e mães adeptos do anywhere office, fica a dica: já pensaram em atuar remotamente, mantendo seus empregos no período do intercâmbio?
Filhos que cursam graduação também contam com uma opção interessante: concorrer a programas de estágio para estrangeiros.
Economize, organize finanças em dólar e planeje um intercâmbio em família com a conta internacional BS2 GO!
A experiência de estudar em família em outro país fica ainda mais completa com a economia e a praticidade proporcionadas pela conta internacional BS2 GO!
Realize operações de remessas internacionais com autonomia, conforto e segurança, por meio do envio e recebimento de valores em dólares.
E, nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, a cobrança de IOF é de apenas 1,1% e incide somente sobre os valores em reais convertidos para dólar. A operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.
Imposto menor e câmbio mais barato são importantes vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.
Essas são algumas das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para organizar finanças em moeda americana e usufruir os momentos que conectam a gente com o mundo, por meio da busca por novos aprendizados e conhecimentos:
Cartão de débito internacional físico e digital
Diretamente pelo app BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para realizar compras online.
Esse é um recurso mais que bem-vindo, enquanto o cartão físico segue por correspondência para o endereço informado.
Já na ativação, basta movimentar o valor mínimo de US$ 30 na conta, que depois ficarão disponíveis para usar.
Conversão instantânea 24×7
Além das vantagens já mencionadas, a conta internacional BS2 GO! possui conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa. Logo, você tem câmbio disponível a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.
Efetue saques enquanto estiver em outros países
Se precisar, use também o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada.
Neste caso, a cobrança de tarifa é efetuada por operação, ou seja: incide somente quando o viajante saca dinheiro no exterior, em moeda local.
Proteção para compras e durante viagens
Mediante a compra de passagens aéreas com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, o viajante pode solicitar benefícios concedidos pela bandeira, que ajudam a lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia no exterior.
Os serviços priorizam a proteção para compras e perda de bagagem, além de cobertura médica e assistência emergencial enquanto a pessoa estiver em viagem.
Recebimento por atividades online monetizadas
Além da total agilidade para remessas internacionais, com seu BS2 GO!, você também pode viabilizar o recebimento de valores em dólares referentes a pagamentos subscribe donate, patrocínios edireitos de imagem por AdSense e Twitch.
É simples, amigável e 100% digital: baixe o app BS2 GO! e abra já sua conta internacional
Abrir uma conta internacional BS2 GO! é fácil e muito rápido: para tanto, basta baixar o app BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto.
Bora navegar pelo aplicativo!
Posts relacionados
7 motivos para você fazer um intercâmbio em 2023
Quais os benefícios de ter um cartão de débito em dólar
Posts Recentes
BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil
Drex – o futuro da economia é agora
O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS
Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global
Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.
Inglaterra e Reino Unido: dicas de passeios e compras nas terras em que a libra esterlina é soberana!