Monetização de Shorts no YouTube: como agilizar recebimentos em dólar com uma conta internacional
Pergunte a criadores de vídeos curtos no YouTube o que 2023 reserva de bom. Certamente, entre as novidades estará uma mudança que passa a vigorar na plataforma já no começo do ano que vem. Conforme anunciado, os produtores de Shorts que alcançarem os requisitos estabelecidos poderão ingressar no Programa de Parcerias do YouTube (YPP) e estarão qualificados a receber monetização por seus conteúdos.
Resposta do YouTube à estratégia acertada do TikTok, os Shorts seguem mesmas premissas de uma fórmula de sucesso quando o assunto é audiência nas redes sociais: vídeos na vertical produzidos para serem consumidos rapidamente e com alto potencial de viralizar, principalmente entre os jovens.
Os termos atualizados do YPP para aceitação de parceiros serão disponibilizados em meados de janeiro, entre eles os novos termos para começar a gerar receita de publicidade com o Shorts.
Até lá, fique por dentro das regras de monetização do YouTube para qualificação de vídeos Shorts junto com o BS2 GO! E veja como ter uma conta internacional pode facilitar a gestão de valores recebidos em dólar referentes a anúncios e financiamentos por fãs.
Como ganhar dinheiro com Shorts no YouTube
O objetivo do YouTube com essas alterações é ampliar o acesso de criadores de conteúdo ao seu Programa de Parcerias do YouTube (YPP) e, consequentemente, atrair mais parceiros, ampliando oportunidades de ganhar dinheiro na plataforma, com o Shorts.
Apesar de menos rigoroso, há requisitos a cumprir para qualificar Shorts produzidos para monetização. Vamos a eles:
Passo 1 – Total de inscritos e visualizações/exibições
Em meados de janeiro de 2023, estarão habilitados a participar do YPP os produtores de Shorts que atingirem:
- Mil inscritos no canal e 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.
OU
- Mil inscritos no canal e 10 milhões de visualizações de Shorts públicas válidas nos últimos 90 dias.
Passo 2 – Análise para qualificação do canal à monetização
Após a inscrição no YPP, o YouTube verificará se o canal segue o que está previsto em suas políticas de monetização, igualitariamente aplicadas a todos que integram ou desejam fazer parte do programa.
A principal regra para estar qualificado a receber monetização é que o canal envie conteúdo original criado no YouTube ou fora dele. Por isso, vale atentar para alguns exemplos de vídeos que podem gerar receita e quais são aqueles reprovados por não seguirem as diretrizes:
O que qualifica um conteúdo original, segundo a plataforma:
- Uso de clipes para fazer análise crítica de uma obra.
- Uma cena de um filme em que o diálogo é reescrito e é feita uma nova locução.
- Filmagens de um torneio esportivo em que se comenta por que as estratégias de um competidor foram eficientes ou não.
- Vídeos de reação em que se comenta o conteúdo original.
- Filmagens editadas de outros criadores de conteúdo às quais são adicionadas uma narrativa ou comentários.
São considerados vídeos não qualificados pela plataforma:
- Clipes de momentos do seu programa favorito reunidos com edição, porém sem nenhum comentário ou poucas adições significativas.
- Vídeos curtos de outras mídias sociais compilados.
- Coletâneas de músicas de vários artistas (mesmo com a permissão deles).
- Conteúdo enviado várias vezes por outros criadores de conteúdo.
- Promoção do conteúdo de outra pessoa (mesmo com a permissão dela).
Qual será o modelo de monetização com os Shorts
A partir de 2023, o YouTube expandirá para o Shorts seu modelo de geração de receita com anúncios. Com a implementação dessa mudança, a plataforma anunciou que, a partir de 1º de fevereiro do próximo ano, deixará de ser utilizado o Fundo de Recompensa do YouTube Shorts, adotado temporariamente para valorizar a criatividade dos parceiros e incentivar suas produções nesse formato de conteúdo.
Já no começo do ano, todos os criadores atuais e futuros inscritos no Programa de Parcerias do YouTube estarão qualificados a participar da receita de todos os anúncios visualizados no Shorts e no Feed de Shorts.
A receita gerada com esses anúncios será somada e destinada para recompensar os produtores de Shorts e pagar pelo licenciamento de músicas.
Os criadores de conteúdo do YPP ficarão com 45% da receita acumulada, valor que será distribuído com base na participação de cada um no total de visualizações de Shorts.
Mais novidades para geração de receitas com conteúdo no YouTube
Além dos anúncios, outras atualizações conduzidas pelo YouTube com foco em geração de receitas começam a vigorar no começo de 2023.
Uma delas é a extensão do Valeu Demais ao Shorts, para que os criadores desse formato tenham acesso a mais uma fonte de receita e de interação com espectadores que querem demonstrar gratidão pelo conteúdo de seus canais.
A outra é o Creator Music, uma novidade do YouTube Studio em que criadores de conteúdo inscritos no YPP podem buscar na biblioteca da plataforma as músicas que desejam licenciar para usar em seus vídeos. Esse recurso oferece duas opções de licenciamento:
- Pagamento adiantado do valor para usar música em vídeos e ainda manter a mesma participação na receita de anúncios, como normalmente teriam em vídeos sem música.
OU
- Para algumas músicas, em vez de comprar uma licença, há a opção de compartilhar com o artista ou detentor dos direitos uma parte fixa da receita do anúncio.
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E o app BS2 GO! vem proporcionar ainda mais conforto, autonomia, segurança e vantagens à experiência de acompanhar movimentações e transacionar em moeda estrangeira de qualquer lugar do mundo:
- Recebimento por adsense, subscribe donate, patrocínios, direito de imagem no YouTube, Twitch, TikTok etc.
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