O que é conta PI, a conta pagamentos instantâneos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

PARA ENTENDER DE VEZ
O QUE É UMA CONTA PI

O BS2 foi o primeiro banco homologado pelo Banco Central para oferecer o Pix como novo meio de pagamento. Para isso acontecer, entre outras coisas, foi preciso que o BS2 se inscrevesse para ofertar Pix como Participante Direto e criasse uma Conta PI (Conta de Pagamentos Instantâneos) lá no Banco Central, que é idealizador e gestor do Sistema de Pagamentos Instantâneos, o SPI.

A Conta PI será usada pelos Participantes Diretos, ou seja, instituições financeiras como o BS2 que têm mais de 500 mil contas ativas e, por isso, serão obrigados a oferecer o Pix como meio de pagamento. Então, é importante entender que a Conta PI não é destinada a pessoas físicas ou empresas: é uma conta que vai enviar e receber todos os Pix feitos ou recebidos por clientes BS2 (PF e PJ) e por clientes dos parceiros que vão oferecer o Pix de maneira indireta, utilizando o Open Banking ou as APIs do BS2.

Por que a conta PI é fundamental para o funcionamento do Pix?

O Pix acontece de forma instantânea porque os valores são transferidos entre Contas PI que estão no Banco Central. Quando um cliente do BS2 faz um pagamento, o dinheiro não é enviado em primeiro momento da conta aqui no banco para o destinatário. O Banco Central utiliza nosso saldo da Conta PI para cortar o caminho: ele faz uma transferência entre os dois bancos, com agilidade de segundos.

Em segundos, o banco do destinatário adianta o valor na conta de destino e depois vai retirar o valor depositado pelo BS2 na conta PI. O dinheiro retirado da sua conta vai cobrir o valor da conta PI aqui do BS2; tudo funciona perfeitamente.

As Contas PI falam a mesma língua entre si, por isso identificam e validam com muita velocidade de onde o dinheiro está vindo e para onde ele deve ir. Na verdade, todo esse processo vai durar menos de 10 segundos. Com a chegada do Pix, esperar 1 dia útil para receber um DOC vai parecer uma eternidade.

Um pouco mais sobre a conta PI

Vamos pensar na quantia administrada pelo BS2, que seria a soma dos saldos de todos os clientes do banco. Com a chegada do Pix, o banco manterá uma quantia referente a este volume na Conta PI para que os clientes que optarem por usar o Pix consigam realizar as transações instantaneamente.

Por isso, ter um olhar muito próximo do saldo que garante as transações via Pix é de extrema importância. É o que chamamos de gestão de lastro. O BS2 está sempre atento ao saldo da Conta PI e demais contas de operação do banco no sistema financeiro, conta com uma equipe super treinada e muita tecnologia para monitorar tais recursos de modo que sempre haja disponibilidade para quem fizer pagamentos instantâneos.

Como a conta PI funciona para participantes indiretos?

Participantes Indiretos, como o próprio nome já indica,  são instituições que não tem ligação direta com o Banco Central, mas que desejam oferecer o Pix aos seus clientes. Como o Pix acontece via Conta PI, os Participantes Indiretos precisam estar vinculados a um Participante Direito, pois esses são os detentores de tal conta, e suas liquidações ocorrerão na ContaPI de seu participante direto.

Por exemplo: um marketplace (Magalu, Submarino, OLX, Mercado Livre, etc) deseja ter o Pix entre as suas opções de pagamento. Pra isso, o sistema do marketplace precisa estar vinculado ao sistema de um Participante Direto, como o BS2. O Banco entende quais são as necessidades desse negócio e garante que sempre haja saldo na Conta PI para os clientes que pagam e recebem Pix por meio deste marketplace sempre possam utilizar esse meio de pagamento.

Ou seja, o BS2 é o responsável pela gestão de lastro na Conta PI para dar liquidez tanto aos Pix realizados por clientes do Banco quanto para clientes dos Participantes Indiretos que escolheram o BS2 como parceiro.  O tamanho do lastro de cada participante indireto dentro da Conta PI do BS2 será gerenciado individualmente pelo BS2, mas sempre envolvendo o participante indireto; as necessidades de lastro certamente flutuarão sazonalmente;  em uma black-Friday, ou vésperas de grandes datas comemorativas, por exemplo, as necessidades de lastro para liquidação serão, provavelmente, muito maiores que em outras épocas do ano, e é o participante indireto quem tem condições para saber quando aumentar ou reduzir o seu lastro. Em outras palavras, o valor que ele espera ter em liquidações PIX no período representa o seu lastro dentro da Conta PI do BS2.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes