O que é FOB – Free on Board ou Livre a Bordo
FOB trata-se da abreviação para Free On Board (Livre a Bordo, em português), uma das modalidades de transporte previstas pelos 11 International Commercial Terms (Incoterms), com seus parâmetros legais estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional (CCI). Até a terceira semana de junho, o acumulado das exportações do Brasil em 2021 já soma US$ FOB 127,02 bilhões, um crescimento de 34,9% na comparação com o mesmo período de 2020, segundo o Ministério da Economia. Há uma razão para que a sigla FOB apareça neste indicador do comércio exterior do país.
Quando o frete contratado para uma exportação é o FOB, as obrigações do vendedor se encerram no país de origem. Mais precisamente, com a remessa até o porto de partida, com o consecutivo desembaraço junto à autoridade alfandegária local e o carregamento efetivo da carga dentro do navio designado pelo comprador. A partir desta etapa, é o comprador quem assume custos e riscos com o volume adquirido e já embarcado, com total responsabilidade pelas contratações de seguro e do transporte até o recebimento no destino final.
Esse processo ajuda a demonstrar por que o US$ FOB é a referência para dimensionar os valores exportados por empresários brasileiros que buscam a internacionalização das suas atividades. Significa que na precificação dos produtos nacionais comercializados em mercados de outros países não são consideradas despesas com a logística de entrega até o destino e com a proteção da carga durante esse deslocamento.
Para explorar todas as vantagens que o FOB oferece, o primeiro passo é conhecer melhor aspectos importantes relacionados à adoção desse tipo de frete.
Descubra 4 características da modalidade Free On Board
- Exclusivo para o transporte aquaviário
De acordo com o Incoterm, o FOB pode ser adotado exclusivamente nos três tipos de modais aquaviários: marítimo, fluvial e lacustre.
Vale acrescentar que o FOB é um dos três termos do grupo F dos Incoterms, que estabelece que vendedor é responsável por cumprir todos os trâmites comerciais, logísticos e legais no país de origem até a entrega do seu produto para exportação.
Os outros dois Incoterms do Grupo F são: FAS (Free Alongside Ship ou Livre ao Lado do Navio), exclusivo também para transporte aquaviário; e FCA (Free Carrier ou Livre no Transportador), sendo este último utilizável em qualquer modalidade de transporte.
2. Frete ideal para o B2B
O FOB é o modelo mais recomendado no segmento business to business. Em operações de compra e venda entre empresas, há uma margem maior para negociação de frete. Quando já existem estruturas ou recursos logísticos que podem ser utilizados, é possível avaliar ganhos tanto no tempo de entrega quanto nos custos de transporte.
Essa premissa do Free On Board, originalmente formalizada para definir obrigações do exportador e do importador, figura como uma alternativa para a logística nacional no B2B. Para o comprador do mercado doméstico que já possui um frete contratado ou disponível e próximo à localidade do vendedor, assumir a responsabilidade de retirar sua mercadoria pode se revelar a opção mais vantajosa.
3. Custos-surpresa minimizados
O FOB não só viabiliza ações mais assertivas do comprador diante de dificuldades enfrentadas durante a logística de uma operação de comércio internacional, como também evita sustos com despesas adicionais no processo. Esse risco existe e é alto, principalmente se o tipo frete escolhido ficou sob responsabilidade do exportador.
Qualquer falha ou atraso do vendedor que despachou a mercadoria, seja no aviso e/ou no envio da documentação para providenciar a sua liberação, a conta extra gerada por esse descompasso será paga pelo comprador. Ou seja, a carga vai chegar no porto de destino e a empresa importadora terá de contratar o serviço de um armazém alfandegado, onde esse carregamento permanecerá até que os documentos sejam recebidos e seu desembaraço possa ser devidamente providenciado.
4. Controle do processo está com o comprador
O frete FOB oferece ao responsável pelo transporte e pelo seguro do produto adquirido a possibilidade de acompanhar todas as etapas até a entrega no destino final. Dessa forma, o importador pode assegurar uma boa relação custo x benefício, priorizando também a qualidade dos serviços contratados.
Problemas durante o envio podem acontecer. E será mais fácil lidar com um operador logístico ou com uma seguradora que o próprio comprador contratou.
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