O que é frete CIF – Custo, Seguro e Frete?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

A CIF é a sigla para o nome em inglês Cost, Insurance and Freight. Traduzindo: Custo, Seguro e Frete. E representa alguns dos indicadores que mostram como o isolamento social para conter a pandemia da Covid-19 gerou uma mudança de hábitos de consumo nos brasileiros. E o varejo digital só tem a agradecer pelo tempo maior que as pessoas ficaram em casa. Em 2020, o e-commerce no país registrou um crescimento de vendas online de quase 74% comparado ao ano anterior, com uma alta de 83,6% no faturamento.

Na composição desses dados – apurados pelo índice MCC-ENET do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico(camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie/Clearsale – estão produtos adquiridos via internet que, em sua grande maioria, chegaram às mãos de seus compradores graças à modalidade de entrega conhecida como frete CIF.

Para quem vende online, o frete CIF se revela a opção mais vantajosa. E quanto maiores os volumes despachados, maiores são os benefícios, em termos de custos e prazos. E esse é um diferencial positivo que as empresas remetentes podem compartilhar com seus destinatários, os consumidores finais de seus produtos, por meio de estratégias comerciais.

Para o empreendedor que planeja utilizar o comércio eletrônico para conferir mais visibilidade e alcance ao seu negócio, a dica é compreender como o frete CIF funciona para torná-lo um importante aliado das suas vendas.

4 dicas que você precisa saber sobre o frete CIF

Veja como é fundamental ampliar o seu conhecimento sobre essa modalidade logística com a qual todos nós já interagimos um dia, quando realizamos uma compra online e recebemos o produto na porta da nossa casa.

1 – Pra começar, o que significa CIF?

CIF é a sigla para o nome em inglês Cost, Insurance and Freight. Traduzindo: Custo, Seguro e Frete.

Na prática, como o nome diz, significa que na composição do valor de venda já estão estimados os custos e a proteção a riscos referentes ao transporte de uma mercadoria enviada pelo vendedor ao comprador.

2 – Contratação do frete é responsabilidade do vendedor

Ao optar pelo frete CIF, o vendedor tem sempre a atribuição de contratar o serviço de transportadoras/embarcadoras para despachar os produtos que comercializa.

Ao assumir esse compromisso, a empresa fica responsável por solucionar qualquer problema que possa acontecer durante o processo logístico e terá de assegurar a efetividade do envio dos itens em seus pedidos.

O consumidor não terá que interagir com o processo, uma vez que no momento da compra já aceitou valores e condições de entrega, e receberá a mercadoria no endereço informado.

3 – Custo repassado ao consumidor online

O CIF é a principal modalidade de entrega adotada no comércio eletrônico. Como este modelo virtual visa gerar múltiplas entregas, a responsabilidade pelo envio permanece com o vendedor, mas o valor do frete é repassado ao consumidor final. Esse custo pode se tornar um fator decisivo na aquisição um produto.

É por isso que os sites e as plataformas de comércio eletrônico solicitam o CEP (Código de Endereçamento Postal) da localidade em que o item será entregue. A distância é o referencial considerado para calcular o preço do frete, que será adicionado ao valor total antes do fechamento da compra pela internet.

Campanhas para gerar um maior volume de vendas digitalmente e concentrar essas entregas em regiões próximas ao estoque da operação do e-commerce podem otimizar custos em uma negociação do CIF junto às transportadoras parceiras. Um exemplo desse tipo de estratégia, com foco no incentivo a vendas, é o famoso frete grátis, ocasionalmente oferecido aos consumidores para algumas localidades e também concedido acima de determinados valores de compra.

invoice é o documento usado para regularizar as exportaçãos e prestações de serviços para o exterior

4 – Quando usar o frete CIF?

Como já vimos, o frete CIF é o ideal para empresas que operam no modelo de negócios B2C (Business to Consumer). Em operações de varejo digital,que envolvem grandes volumes e dinâmicas de envio para diversos destinatários, manter o controle sobre o processo de remessa é fundamental para garantir a qualidade do atendimento até a entrega final do produto. 

Além disso, uma venda é definida também pelo nível de conveniência identificado pelo consumidor final. Para quem compra online, compensa pagar o frete CIF para receber o produto em casa sem se preocupar com a logística, e eventualmente ser beneficiado com descontos ou até mesmo a isenção promocional do custo desse transporte.

Já no segmento B2B (Business to Business) a opção comumente utilizada é outra. Estamos falando do FOB, sigla para a expressão em inglês Free on Board (Livre a Bordo. Neste caso, a contratação de transporte fica a cargo do destinatário, que assim assume a responsabilidade por eventuais problemas durante o envio da sua mercadoria.

Trata-se de uma modalidade escolhida com mais frequência por empresas compradoras que já possuem esquemas logísticos próprios, o que torna mais vantajoso o custo de retirada do item no local da empresa vendedora.

Está pensando em abrir o seu próprio negócio online?

Para quem pensa em iniciar sua jornada empreendedora pelo comércio eletrônico, ampliar conhecimento sobre processos como o frete CIF é tão importante quanto buscar a assessoria de um contador para se certificar de que o enquadramento do negócio e todos os trâmites do processo de abertura da empresa sejam conduzidos em total conformidade.

O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta-corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.

Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.

Conheça a conta PJ digital BS2 Empresas

É gratuita, sem mensalidades ou tarifas de manutenção! O BS2 está pronto pra ajudar quem está começando a empreender, e pra transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira.

A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a micros, pequenas e médias empresas.  Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes