O que é NCE?

Nota de Crédito à Exportação (NCE): como financiar o crescimento dos negócios da sua empresa com olhos no comércio exterior

A internacionalização tem criado oportunidades para empresas que desejam crescer e ampliar os horizontes de seus negócios. Financiamentos voltados à exportação constituem uma alternativa importante na hora de se planejar melhor financeiramente, com olhos no comércio exterior. Isso porque favorecem duplamente essa atividade, ao viabilizar a sua produção e apoiar seus fornecedores.

Além da Cédula de Crédito à Exportação (CCE), a Nota de Crédito à Exportação (NCE) é uma das modalidades de financiamento estabelecidas pela Lei 6.313/1975 para beneficiar tanto aqueles que exportam quanto as empresas que participam como fornecedoras de atividades de apoio e complementação integrantes e fundamentais à cadeia de exportação.

O que é NCE?

Assim, a NCE se destaca como opção de empréstimos para obtenção de capital de giro para negócios que necessitam financiar atividades que estejam estritamente relacionadas, direta ou indiretamente, a processos de exportação. Na prática, isso significa:

  • Para exportadores: a NCE pode ser usada para captar recursos financeiros e trazer um fôlego extra ao caixa em diferentes etapas preparatórias, desde a compra de insumos e matérias-primas, a produção dos bens em si até o envio das mercadorias que têm como destino certo os mercados de outros países.
  • Para fornecedores da cadeia exportadora: a NCE também representa uma forma de levantar capital associado à fabricação de itens complementares ou a serviços de suporte empregados na conclusão da atividade final de clientes exportadores, como o fornecimento de embalagens de produtos a serem exportados, por exemplo.

Leia também: Remessas Internacionais – Tudo o que você precisa saber

Isenção de IOF e financiamento em real: conheça todas as vantagens da NCE

NCE - Tudo o que você precisa saber

A NCE contribui para impulsionar negócios atrelados à exportação ao proporcionar a flexibilidade que a utilização do capital de giro deve ter, com a contratação de crédito na medida e no momento certos para equalizar o fluxo de caixa.

Mas são as vantagens que se aplicam à NCE, algumas delas previstas em lei, que fazem toda a diferença, principalmente para as empresas que estão começando a trilhar suas jornadas no mercado internacional e priorizam não só a otimização de custos, como também uma proteção das receitas geradas por essas vendas frente à volatilidade do câmbio:

  • Isenção de IOF para exportadores diretos e integrantes da cadeia de fornecimento.
  • Crédito financiado em real como alternativa à indexação em outras moedas, evitando que a operação fique condicionada à variação cambial.
  • Taxa pré ou pós-fixada como opções de negociação e contratação.
  • Aval como requisito mínimo para contratação.

De olho nas documentações para aprovação do financiamento

O acesso a uma linha de financiamento para NCE depende de uma etapa preliminar, que consiste no enquadramento da sua operação – ou seja, será necessário demonstrar à instituição financeira que a atividade a ser financiada está relacionada direta ou indiretamente a um processo que tenha como objetivo final a exportação.  

Saiba o que é minimamente requisitado para contratação de uma NCE, por meio da apresentação de documentação que formalize o compromisso comercial acordado:

Exportadores Diretos:

  • Cláusula na NCE em que o exportador apresente as DUEs (Declaração Única de Exportação) solicitadas.
  • Orçamento estimado e com a descrição de mercadorias exportadas.

Fornecedores da cadeia de exportação:

  • Descrição/demonstrativo de como a mercadoria ou o serviço fornecido participa da cadeia produtiva de exportação.
  • Em alguns casos, pode ser necessária a apresentação do contrato comercial firmado pelo fornecedor junto ao exportador.
  • Orçamento anexado ao contrato, no qual deve constar a relação dos bens e serviços fornecidos, bem como: a razão social e o CNPJ do exportador; descrição do produto exportado/atividades executadas; valor da venda; e percentual da venda efetivamente exportada.

Conte com as linhas de crédito do BS2 e turbine as operações de exportação da sua empresa!

O Banco BS2 é o parceiro da internacionalização da sua empresa. Seja para exportadores diretos ou fornecedores que atuam na cadeia de exportação, oferecemos uma linha de financiamento específica para viabilizar atividades e escalar o crescimento dos seus negócios. Confira as vantagens de contratar crédito via NCE com o BS2:

  • Isenção de IOF no crédito para exportação.
  • Financiamento em real sem exposição à variação cambial.
  • Opção entre taxas pré e pós-fixada para contratação.
  • Taxas personalizadas.
  • Aval como requisito mínimo para contratação.

Linha de crédito para exportação é com o BS2! Para contratar, é só entrar em contato com nossos gerentes comerciais pelo e-mail middle@bancobs2.com.br

Posts relacionados:

Faturamento em dólar:

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *