O que é o Pix?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Imagine poder realizar um pagamento ou uma transferência em segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada a mais por isso. Seria maravilhoso, certo? Pois é, mesmo! Esse é o Pix. O novo sistema instantâneo de pagamentos e transferência e a gente aqui no BS2 está com tudo pronto para você aproveitar essa novidade que está chegando! Vem comigo que vou explicar direitinho.

O que é o Pix?

O Pix é o mais novo meio de pagamento criado pelo Banco Central para facilitar a transferência de valores entre contas bancárias, pagamentos de contas, boletos, impostos e até mesmo aquele cafezinho diário na padaria.

Hoje, quando você precisa realizar alguma operação financeira, fica preso a determinados dias e horários de funcionamento, além dos prazos de compensação de cada modalidade. Uma transferência por DOC pode levar até 2 dias para ser compensada e uma TED pode custar até R$20,00 em alguns bancos. O pagamento de boletos, então… Nem se fala.

Já com o Pix você vai poder realizar qualquer transação financeira em até 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana e gratuitamente para pessoas físicas aqui no BS2.

Com o Pix também será possível fazer transferências entre diferentes bancos, instantaneamente, ao contrário do que acontece hoje. Você nunca mais vai ouvir aquela pergunta: qual é o seu banco mesmo?

O Pix vai entrar em operação a partir do dia 16 de novembro, mas você pode realizar o seu cadastro agora para receber em primeira mão as informações de lançamento.

Como o Pix vai funcionar?

O Pix vai funcionar através do SPI – Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix como meio de pagamento diretamente nos seus aplicativos. Ou seja: você não vai precisar instalar nada a mais no seu celular, ele vai estar disponível no seu app BS2.

Tudo o que você vai precisar fazer é vincular uma Chave Pix a sua conta aberta e ativa.

Hoje, para realizar um TED ou DOC, você precisa de todos os dados bancários do destinatário, como nome, CPF/CNPJ, agência e conta. Com o Pix você vai precisar ter apenas de uma das chaves do destinatário ou ler um QR CODE com o seu celular. Da mesma forma, para receber um pagamento, você só vai precisar informar a sua chave Pix.

O que são as Chaves Pix?

As Chaves Pix serão as grandes responsáveis por abrir as portas da instantaneidade e praticidade dos meios de pagamento no Brasil.  Basicamente, elas serão os “apelidos” que vão identificar as contas bancárias dos usuários que participam do Pix.

Será possível registrar quatro tipos de chave:

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail
  • Telefone celular
  • Chave aleatória.

 

Ao utilizar o Pix como meio de pagamento, o sistema do Banco Central vai identificar um desses “apelidos” e realizar a transação para a conta vinculada. Tudo isso em segundos.

Imagine só...

Você associa seu número de celular à sua conta aqui no BS2. Quando alguém indicar seu celular como chave para uma transferência, o valor cai diretamente na sua conta, sem precisar passar nenhum dado a mais.

Para cada conta, você poderá ter até 5 chaves únicas. Ou seja: se você cadastrar um e-mail como chave para sua conta BS2, ele não poderá ser utilizado em outra conta de outro banco. Ele será uma chave exclusiva para sua conta no BS2. Para mudar, você terá que pedir a portabilidade dessa chave.

A grande vantagem é que você nunca mais vai precisar de uma série de dados bancários para fazer uma transferência.

E essa tal Chave Aleatória?

Além das chaves Pix convencionais, que são vinculadas aos dados pessoais do usuário ou de uma empresa, também será possível gerar uma chave aleatória. Afinal, nem sempre você quer compartilhar suas informações.

A chave aleatória será composta por uma série de números, letras e símbolos aleatórios, para ser utilizada em transações em que o usuário não queira compartilhar suas chaves tradicionais

Como o Pix funciona por QR Code?

Você está no restaurante e na hora de pagar a conta, o garçom te entrega um QR Code junto ao valor. Para pagar sua conta pelo Pix, basta utilizar seu telefone para escanear o código e a transferência será feita automaticamente, debitando em sua conta corrente. Não é demais?

Serão dois tipos de QR Code:

Estático: utilizado para diversas transações, como transferências entre duas pessoas, por exemplo.

Dinâmico: utilizado para o pagamento de compras, pois permite a apresentar e incluir informações diferentes de acordo com cada transação que vão identificar o pagamento no sistema da instituição.

O Pix vai deixar o seu dia a dia ainda mais prático e o BS2 está pronto para levar essa revolução até a palma da sua mão.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes