O que é revisão fiscal e por que fazer?

Entenda a importância, as vantagens e como funciona a revisão fiscal. Uma leitura essencial para quem tem uma empresa

A carga fiscal e tributária pode representar um labirinto fácil se perder. A desinformação pode desperdícios ou a tomada de decisões erradas. Por isso, é fundamental para qualquer empreendedor saber o que é e por que fazer a revisão fiscal da maneira correta. A partir dessas informações, será possível traçar a estratégia que o ajude na gestão do seu negócio. 

O que é revisão fiscal?

Revisão fiscal nada mais é do que um exame completo das atividades da sua empresa, de forma a averiguar toda a situação fiscal. Uma revisão fiscal permite que erros sejam diagnosticados e, consequentemente, corrigidos. Praticamente um check-up rotineiro.

Por que fazer revisão fiscal?

Uma revisão fiscal é necessária para determinar com precisão o seu fluxo de caixa e o seu valor de mercado. É um processo bastante requisitado em casos de fusão ou de aquisição, em que os riscos precisam ser milimetricamente avaliados antes de o negócio ser fechado.

Qual a importância de se fazer corretamente?

Uma revisão fiscal feita de maneira correta é sempre vista com bons olhos pelo mercado. Quanto melhor for feita a revisão fiscal, mais preciso será o seu diagnóstico de problemas, mais próximo você estará de seus clientes e mais acertada será a adoção de um regime tributário mais vantajoso para a sua empresa.

Pontos de atenção para as empresas:

Com tantos impostos previstos em lei, pagar mais do que o devido pode ser um risco. Além disso, não é raro que o empresário deixe de usufruir de benefícios devido a um regime tributário pouco vantajoso. Esteja atento a esses pontos, quando fizer a sua revisão fiscal e eles dificilmente irão lhe afligir.

Vantagens em fazer a revisão fiscal de forma correta:

  • Reduzir gastos com tributos;
  • Contribuir para um posicionamento mais sólido e competitivo;
  • Possibilitar a recuperação de créditos;
  • Evitar o desperdício de recursos.

Pagamento de tributos no BS2 Empresas

Também é possível usar a tecnologia para reforçar as boas práticas de uma revisão fiscal bem-feita. O banco BS2 oferece o serviço de pagamento de tributos, além de outras soluções que podem ajudar na análise financeira com entradas e saídas. Todos os produtos estão centralizados na plataforma, que pode ser acessada assim que for realizada a abertura de uma conta. 

C:\Users\bsi21272\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\CTA_001.jpg

Conclusão

No interior do Templo de Luxor, um dos mais importantes do Antigo Egito, está cravada uma das frases que sintetiza a sabedorias do mundo antigo que sobreviveu à ação do tempo e chegou à nossa era: “Homem, conheça a ti mesmo, assim conhecerá os deuses”. 

Essa máxima está na essência da revisão fiscal: “Empresário, conheça tua própria empresa, assim conhecerá o cenário fiscal e tributário”. Ou seja, saiba o que está acontecendo na sua empresa, como os seus recursos estão sendo usados e quais doenças podem estar afetando o seu organismo. Até porque conhecimento é poder.

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *