O que fazer em momento de muita volatilidade na bolsa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Ver o mercado acionário em momentos de grande volatilidade pode ser uma experiência desafiadora para muitos investidores. Nesta segunda-feira (09), por exemplo, a bolsa de valores brasileira sofreu uma queda histórica de mais de 12%, e no dia seguinte ensaiou um movimento de recuperação.

Diante de tanta instabilidade, muita gente fica em dúvida sobre o que fazer neste momento. Se este é o seu caso, confira algumas orientações para não prejudicar seus investimentos:

Mantenha a calma

Vale lembrar que este pode ser um momento de grande aprendizado. O principal deles agora é: enquanto você não vender as suas ações, você não perdeu dinheiro. Em vez de vender, a recomendação dos especialistas é justamente o contrário: aproveite este momento para rebalancear a sua carteira, comprando ações a preço baixo.

“Seria muito prudente neste momento o investidor aproveitar para recompor sua carteira de ações, que foi reduzida com a queda da bolsa na segunda-feira”, explica o diretor de investimentos da Asset do BS2, Mauro Orefice.

Foco no longo prazo

A melhor forma de se proteger de perdas na bolsa de valores é focar no longo prazo, uma vez que boas ações tendem a se recuperar ao longo do tempo. “O mercado está sempre sujeito a oscilações. Nesta hora o investidor deve se lembrar do seu planejamento de longo prazo e pensar que seu investimento tem um objetivo maior que está lá na frente”, destaca Orefice.

Diversificar é importante

Diversificar a sua carteira de investimentos conforme o seu perfil de investidor é fundamental neste processo. Além de montar uma carteira com renda fixa e renda variável, o especialista do BS2 destaca que é importante investir em ativos que reagem de maneiras diferentes aos cenários de mercado.

Fundos de investimento imobiliário e fundos multimercado quantitativos são alguns exemplos de investimentos não relacionados ao comportamento do mercado acionário, explica o especialista.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes