Como se preparar financeiramente para um orçamento de viagem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Na hora de curtir as férias ou o descanso merecido, é preciso se planejar muito bem. O orçamento de viagem é o ponto mais importante, já que vai impedir que você fique com dívidas quando voltar para casa. Com um bom preparo financeiro é possível focar apenas na diversão.

Nas viagens internacionais, o processo nas casas de câmbio nem sempre é simples. Em muitas delas, é preciso ir até o local pessoalmente para converter o dinheiro e comprar a moeda do seu destino. O pior de tudo é que isso ainda pode prejudicar a sua segurança, já que você ficará com o dinheiro físico, não é mesmo?

Para resolver esse problema e ter muito mais organização, descubra dicas para preparar um orçamento de viagem.

Pense em todos os gastos com documentos

Logo no começo, é indispensável considerar qual é a documentação necessária para viajar. No caso dos destinos fora do país, isso é mais relevante, por causa das burocracias envolvidas.

Você deve ponderar os custos para tirar ou renovar o passaporte, caso seja preciso. Se o país exigir, também há os custos com a emissão de certificados de vacinação e com o visto. Pense que deverá ir até o consulado e pagar certas taxas — que podem não ser tão baratas.

Somente depois de ter todos os documentos resolvidos é que se torna possível pensar em outras etapas. Considere isso para não correr o risco de as despesas surgirem de forma imprevista.

Avalie as despesas com passagens e deslocamentos

Para montar o orçamento de viagem, também é necessário definir quais serão os gastos com as passagens. Em viagens internacionais, é comum que ocorram algumas escalas e conexões. Os voos mais baratos são os mais demorados, então isso pode levar a novas despesas.

Pense, ainda, em quais são as condições de compra. Passagens promocionais costumam ter datas específicas e não podem ser reembolsadas. Se algo mudar nos seus planos, talvez você perca dinheiro. Então, isso tem que ser ponderado.

Não se esqueça de avaliar os demais deslocamentos que fará. Considere os custos para ir até o aeroporto e para andar na cidade de interesse. Se quiser conhecer locais próximos, novos custos com carro ou ônibus devem ser contabilizados.

Planeje a hospedagem

O que também influencia bastante o orçamento de viagem é a hospedagem. Dependendo do modo que escolher, os custos terão muito impacto e, por isso, devem ser planejados com cuidado.

Decida, primeiramente, se você deseja ficar em um hotel tradicional, em uma pousada ou em uma hospedagem alternativa. Coloque na balança para saber o que vai sair mais em conta.

Se escolher um hotel, pense no custo da diária, na facilidade de acesso e na proximidade de atrações e do aeroporto. Caso decida viajar em família ou com amigos, quartos duplos ou triplos saem mais em conta.

Além de tudo, veja o que está incluído no pacote de hospedagem. Algumas hospedagens cobram valores extras, como impostos ou taxas relativas a certos serviços. Pense nisso para que nada fique de fora do orçamento.

Considere os preços das atrações e atividades

Outro passo para se preparar financeiramente é entender quais serão os custos ligados às atrações que pretende fazer. Em viagens nacionais e internacionais, há muitos passeios e atividades que são grátis. No entanto, outras exigem ingressos — e até que devem ser comprados antecipadamente.

Se você for com uma companhia de viagem, avalie quais serão os gastos com os roteiros propostos e se vai escolher opções além do pacote contratado. E não se esqueça de que, em muitos países, a gorjeta é essencial.

Caso as compras estejam em seu roteiro, planeje-se para os gastos e considere o pagamento de impostos na volta. Assim, não corre o risco de comprometer mais recursos do que deseja, certo?

Não se esqueça da alimentação

Não menos importante, seu orçamento de viagem deve comportar as despesas com alimentação. Dependendo da hospedagem, você terá uma ou várias refeições gratuitas. Em outros modelos, entretanto, tudo corre por sua conta.

Na hora de colocar os gastos no papel, defina se pretende comer fora na maior parte do tempo ou se tem a intenção de fazer a própria comida. O local também faz a diferença, já que certos restaurantes ou lanchonetes costumam ser mais caros, do que aqueles que não são tão turísticos.

Uma boa maneira de estabelecer o quanto deve gastar é conhecer o custo de vida do local. Tire uma média de quanto um morador gasta para se alimentar da forma que você deseja e inclua isso em seu planejamento financeiro.

Bônus: e se surgir algum imprevisto?

Estar em outro país é a chance de explorar novas culturas e de ver o mundo de outra ótica. Ao mesmo tempo, é algo que pode trazer algumas dificuldades. Afinal, estará fora do seu país e, em caso de problemas, tudo fica mais complicado.

Imagine que você foi na casa de câmbio, converteu os valores previstos no seu orçamento, mas ficou sem grana antes de acabar a viagem. O problema é que tem dinheiro disponível na conta, mas não tem como usá-lo. Ainda que conte com a ajuda de alguém no país, o processo é difícil e, muitas vezes, caro.

Para lidar com esses e outros imprevistos, o melhor mesmo é ter uma conta internacional. Com ela, você consegue converter o seu dinheiro para dólares americanos com apenas alguns toques, pelo app. Depois, é só usar o cartão de débito em qualquer local que aceitar. Se preferir, também pode fazer saque em caixas eletrônicos vinculados à rede Cirrus.

Principalmente, é uma maneira de se emancipar das casas de câmbio e até pagar taxas de conversão mais em conta. Você também contará com a segurança de não ficar com o dinheiro em mãos, sem perder toda a praticidade.

Montar um bom orçamento de viagem é indispensável para que a sua experiência seja a melhor possível!

Gostou dessas dicas e quer conferir muitas outras? Curta nossa página no Facebooke siga a gente no Instagram para não perder nada!

Ah, e não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes