Preciso ter sócio para abrir uma empresa? Com a SLU não!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Sabia que com a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) você não precisa ter um sócio para abrir uma empresa? Pois é, essa natureza jurídica é uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica e por mais que tenha a palavra “sociedade” no nome, este tipo de empresa não requer de um sócio para abertura. 

Criada para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil, a SLU reúne o melhor de cada uma das outras naturezas jurídicas com mais facilidades para o empreendedor e com maior possibilidade de gerar maior desenvolvimento econômico no país. 

3 principais vantagens da SLU – Sociedade Limitada Unipessoal

  1. Preservação dos bens pessoais.  
    Por se tratar de uma empresa limitada, a SLU mantém o patrimônio pessoal separado da empresa. Assim, no caso de algum problema futuro como falência, os seus bens pessoais não serão utilizados para quitar qualquer dívida do CNPJ. 
  2. Sem restrição pelo tipo de atividade.  
    A SLU engloba profissionais que exercem os mais variados tipos de profissões como médicos, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos, etc.  
  3. Não há necessidade de capital social para iniciar a empresa. 
    Este formato traz a facilidade de ter um valor de abertura acessível, desobrigando o empreendedor a integralizar valores altos no momento da abertura da empresa. 

Pontos negativos de abrir uma empresa com sócio

Se no seu caso você pensa em incluir um sócio no seu negócio, saiba que existem alguns detalhes e cuidados para se atentar, especialmente relacionados aos modelos de empresas com sócios.  

Sabe aquela expressão “namore antes de casar”? Ela se aplica muito bem a esse caso, porque uma sociedade não é um mar de rosas e por isso, listamos abaixo os pontos negativos de se ter uma sociedade:  

  • Lucros reduzidos 
    O seu sócio dividirá todos os lucros da empresa com você, então se a sua ideia é ter altos rendimentos, esse pode ser um agravante. 
  • Menos autonomia 
    Assim como os lucros, as tarefas também serão compartilhadas, bem como suas decisões. Será sempre necessário consultar o seu sócio para que uma ação ou negócio saia do papel, por exemplo. Se o seu perfil não bate com o do seu sócio, muito possivelmente haverá atritos e isso pode ser fatal para a empresa. 
  • CPF negativado do sócio 
    Será vinculado ao CNPJ da empresa os CPFs de ambos os sócios e se um deles tiver algum problema de restrição, dívidas ou problema de qualquer outra natureza, isso pode trazer um impacto negativo ao negócio. 

Pontos positivos de abrir uma empresa com sócio 

  • A carga de trabalho é compartilhada, então você não acumula todas as tarefas e funções; 
  • A pessoa entende do negócio como você e te ajuda nas tomadas de decisão; 
  • Os gastos são divididos entre os dois, o que pode ser vantajoso quando não se tem muito capital para colocar em investimento e também economiza despesas evitando contratações desnecessárias.  

Para ambas as situações, o mais indicado é buscar um aconselhamento de profissionais e instituições especializadas em empresas para te guiar em relação aos negócios. 

O contador poderá orientar sobre os detalhes da SLU e outras naturezas jurídicas, assim como suas regras e contribuições, já um consultor empresarial pode auxiliar na área estratégica do seu negócio e o BS2, que é um banco focado 100% em empresas, pode te dar todo o suporte para que os seus negócios cresçam cada vez mais. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes