Quais os passos para elaborar um plano de negócios?

Quais são os principais pontos de um Business Plan?

O plano de negócio (ou business plan) da empresa que se deseja abrir não pode se transformar em uma obra de ficção para parecer perfeito. Mas é possível assegurar que os principais pontos previstos por um plano de negócios sejam atendidos e tornem a sua estruturação a mais acertada, e assertiva.

Todo plano de negócios nasce com o objetivo de estabelecer os pilares que viabilizarão a operação e a gestão de um empreendimento da forma mais eficiente.

Conheça os principais pontos de um plano de negócios, que se destacam como as características que devem ser priorizadas para nortear a construção desse importante aliado do presente e do futuro da sua empresa!

Business Plan: Realista

O business plan tem que se destacar pelo realismo – e esse deve ser um referencial presente ao longo de todo o road map do futuro negócio, correlacionando etapas para garantir que seu funcionamento ocorra de modo sustentável.

Isso se aplica, por exemplo, a uma estimativa de capital inicial e de captação de recursos capazes de financiar o início da operação; a uma precificação factível para produtos e serviços; bem como a uma previsão de vendas projetada de modo a garantir não a receita necessária para cobrir despesas, mas também para gerar lucratividade.

Plano de Negócio: Organizado

O plano de negócios pode variar no detalhamento, mas existe uma estrutura básica com tópicos que precisam ser preenchidos para que, em conjunto, componham a história desse novo empreendimento. Esse formato é a referência que será considerada pelo mercado – seja por credores e investidores, seja por parceiros, fornecedores e clientes – na hora de avaliar o potencial de expansão da empresa.

Por isso, um dos principais pontos de um business plan é seguir o ordenamento adotado pelo mercado na sua elaboração: Sumário Executivo; Análise de Mercado; Plano de Marketing, Plano Operacional; Plano Financeiro, Construção de Cenários; Avaliação da Estratégia; e Análise do Plano de Negócios.

Completo

Tão importante quanto a estrutura de organização é o conteúdo do business plan. Colocar no papel 100% das informações relevantes para o presente e para o futuro da empresa é um exercício fundamental para consolidar uma visão 360o do empreendimento. Esse exercício prévio traz ainda a vantagem adicional de reduzir riscos e falhas que venham desviar o foco em obter o melhor desempenho quando a operação estiver em prática.

O plano de negócio deve ser completo em todos os sentidos – das estimativas às metas e métricas, à avaliação setorial e dos clientes, e incluindo a antecipação de diferentes cenários de atuação que permitam lidar com incertezas, maximizar resultados ou minimizar impactos, respectivamente, diante de momentos favoráveis e desafiadores do mercado.

Objetivo

A objetividade do plano de negócios também deve refletir a clareza de propósito que inspirou a criação do empreendimento.

Uma reflexão recomendada a todo empresário, na hora de preencher o busines plan, é tentar responder facilmente a algumas perguntas relacionadas a essa ideia transformada em projeto de empresa:

  • Qual as principais características do meu produto ou serviço?
  • Quais dores do cliente serão solucionadas pelo meu produto ou serviço?
  • Por que o cliente comprará meu produto ou serviço e não o da concorrência?
  • Como minha oferta se destacará das demais?

Quanto mais espontâneas e “direto ao ponto” forem essas respostas, maior a objetividade do argumento de venda que dará sentido ao modelo de negócio do empreendimento.

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.   

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.  

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *