Ter uma reserva de emergência é essencial, seja para suas contas pessoais como também seu CNPJ. Ela garante uma alternativa ao negócio, que protege de imprevistos financeiros para não desequilibrar as contas. Afinal, nenhum empresário está a salvo de situações inesperadas.
E você sabe como montar esse fundo emergencial para a sua empresa, ou qual a melhor forma de guardar esse dinheiro? Aqui, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Reserva de emergência é um montante de dinheiro separado com a finalidade de cobrir o caixa para evitar prejuízos em momentos de aperto financeiro. Ela pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas e é fundamental para a manter o equilíbrio e seguranças do caixa da empresa.
O ideal é que a reserva de emergência contenha o valor de 6 meses a um ano de gastos fixos médios e precisa ser calculado e investido corretamente para evitar perda de valor devido à inflação.
Por exemplo, se os gastos da sua empresa totalizam R$ 70.000 por mês, você deverá multiplicar esse valor pela quantidade de meses que devem cobrir suas despesas:
De maneira geral, o fundo de emergência funciona como uma poupança em que você guarda o dinheiro da sua empresa para ter uma certa segurança financeira e se precaver em casos de imprevistos Esses são alguns exemplos de situações que podem ser cobertos pela reserva de emergência:
Uma reserva de emergência é construída com muito planejamento e organização. Para começar a criar o fundo da sua empresa, veja algumas dicas:
Uma reserva de emergência criada de forma bem organizada pode garantir muito mais do que segurança financeira para a empresa, uma vez que ela não se limita a ajudar o negócio a sobreviver às crises financeiras. Ela também garante:
O cenário ideal para uma reserva de emergência bem estruturada é que ela seja guardada em um lugar que garanta segurança, boa liquidez (ou seja, que esse valor possa ser resgatado a qualquer momento) e baixa volatilidade.
Por essa razão, os ativos de renda fixa são as melhores opções, pois oferecem rendimentos acima da inflação e baixo risco.
Escolhendo os investimentos certos, seu negócio não perde dinheiro pela inflação e ainda rende enquanto não é usado. Os melhores são:
No Banco BS2, sua empresa investe a reserva de emergência em um CDB 100% do CDI e faz o dinheiro render mais. Você ainda conta com liquidez diária, o que ajuda a deixar o seu dinheiro rendendo, sem abrir mão da praticidade de resgatá-lo quando um imprevisto surgir.
É mais tranquilidade e segurança para o seu negócio se desenvolver e ganhar ainda mais destaque no mercado. Saiba mais sobre nossas opções de investimento, clique aqui e acesse nosso site!
O risco sacado é uma modalidade de antecipação de recebíveis muito comum no setor de…
Criado em 2020 pelo Banco Central, o Pix se consolidou como a forma de pagamento…
Mais um ano se passou, e todo empresário sabe bem que janeiro é um momento…
Se a sua empresa precisa de alívio nas contas para não fechar o caixa no…
O planejamento financeiro é uma ferramenta importante para ajudar na gestão financeira e equilibrar as…
O Score do CNPJ avalia a saúde financeira de uma empresa e indica o nível…