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Como a revolução digital impacta o mercado financeiro?

Revolução digital no mercado financeiro é uma tendência atual que pode ser percebida mundo afora. Empresas que oferecem serviço financeiro já nascem digitais ou se transformam, a fim de se adaptarem aos novos padrões de comportamento e preferência dos usuários.

Confira os tópicos a seguir:

O Ranking de Onboarding Digital 2021 revelou que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil – o que representa cerca de 117% da população estimada do país. Além disso, mais de 37% dos entrevistados que participaram do estudo usam um banco que já nasceu digital como conta principal.

Veja também: Internet das Coisas: como pode revolucionar o setor financeiro das empresas?

Todo esse contexto evidencia as mudanças provocadas pela transformação digital no mercado financeiro. Para aprofundar o assunto, com pesquisas e expectativas, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo exclusivo. Continue a leitura para conferir!

Como a revolução digital aparece no mercado financeiro?

Automação, digitalização de processos e constante adaptação à inovação e investimento em soluções tecnológicas são marcas da transformação digital que rodeia os setores da economia, inclusive o mercado financeiro. Para além disso, é possível perceber as nuances da revolução digital nas seguintes características:

  • Corte na burocracia excessiva

Operações comuns, como abertura de conta, solicitação de cartões, empréstimos, antes, eram realizadas de maneira burocrática e manual. Hoje, com a transformação digital, é possível fazer tudo direto do smartphone, sem precisar se deslocar às agências bancárias, com facilidade e rapidez. Assim, os sistemas integrados das instituições garantem comodidade e agilidade ao usuário.

  • Personalização de serviços

Com as vantagens promovidas pelo Big Data, a partir da transformação digital, as instituições financeiras passam a contar com um poder de análise de dados surpreendente. As ferramentas integradas permitem personalizar serviços de acordo com as necessidades de cada usuário, o que permite o aprimoramento de estratégias e ações, a fim de atingir melhores resultados.

  • Facilidade de atendimento

A transformação digital do mercado financeiro também tem provocado benefícios para as áreas de atendimento ao cliente, tendo em vista que, de forma integrada e por meio do uso da Inteligência Artificial, é possível garantir ao usuário suporte rápido e eficiente, diretamente no aplicativo do banco – seja por meio de chats, canais de apps ou e-mail.

  • Segurança e visibilidade

Quando o assunto é revolução digital, a segurança do usuário aparece como principal preocupação. No entanto, com as novas tecnologias, é possível oferecer maior controle sobre os dados e finanças dos clientes, já que eles conseguem gerenciar tudo a partir de seus dispositivos, sempre que quiserem. Recursos como autenticação por biometria e dupla autenticação são soluções comuns empregadas nas instituições financeiras nesse contexto.

E como fica o perfil do usuário nesse contexto?

Diante das diversas transformações ocasionadas pela revolução digital no mercado financeiro, é possível perceber que os usuários apresentam características em comum nesse novo cenário: estão mais preocupados com a segurança, anseiam por agilidade na solução de problemas e no acesso a serviços, têm maior cuidado com as finanças, desejam praticidade para o dia a dia etc.

Além disso, esse novo público consumidor, antenado às inovações tecnológicas, deseja atendimento ágil e atencioso, ainda que seja realizado de maneira automatizada.

Ou seja, estamos diante de uma grande massa de pessoas que deseja contar com todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer no cenário econômico, mas querem uma experiência completa e satisfatória – mais ágil em relação ao oferecido pelas instituições tradicionais, mas personalizada.

3 tendências da transformação digital no mercado financeiro

Preparamos, a seguir, uma lista com as três principais tendências da transformação digital para o mercado financeiro. Confira!

1 – Uso de APIs

As APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na internet.

Uma vez que a empresa automatiza por meio de APIs, atividades repetitivas como emissão de notas fiscais, boletos, lançamentos contábeis e pagamentos são substituídas pela automação, o que gera economia de tempo, aumento na produtividade e eficiência.

2 – Blockchain

Blockchain é uma das soluções tecnológicas mais relevantes dos últimos tempos, haja vista que trata-se de uma estrutura para autenticação de registros em blocos, de modo a reforçar a proteção e prevenir possibilidades de ataques e crimes virtuais. Isso acontece porque cada bloco está conectado ao anterior por meio de um código criptografado, portanto, alterar alguma informação requer mudança em todos os blocos da sequência.

3 – OCR em foco

O OCR (Optical Character Recognition)  é uma solução tecnológica que permite a leitura de documentos e a conversão para o universo digital. Assim, promove confiabilidade, agilidade e precisão na identificação dos documentos para autenticação e para reforçar a segurança, quando for preciso.

Revolução digital no banco BS2

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Nossa conta digital possibilita que a sua empresa faça TEDS, transferências e Pix, tenha os comprovantes das transações, acesso a cartão de débito – físico e digital –, além de link de pagamento, aprovação de transações e pagamentos (com e sem código de barras) de Tributos. Tudo de forma ágil, simples e desburocratizada.

Além disso, contamos com soluções completas em APIs, que se integram rapidamente com qualquer sistema, tornando ágil e segura toda a operação financeira da sua empresa.

Ficou interessado e deseja saber mais? Acesse o nosso site e conheça as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para a sua empresa.

Leia também:

O que é Digital Cash Management e por que a sua empresa precisa dele?

Nova versão da plataforma de cobrança: ambiente de gestão completo, com integração simplificada via APIs

Regiane Santos

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