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Segundo semestre de 2021: cronograma de feriados para sua empresa

O calendário é um grande aliado das estratégias das empresas. O segredo está em saber antecipar as oportunidades a favor do seu negócio. Estamos prestes a entrar no segundo semestre de 2021. Para os empreendedores, este é o momento de olhar para os próximos meses, a fim de se planejar e otimizar resultados. Programe-se para os feriados no segundo semestre.

Duas práticas podem fazer a diferença para assegurar receitas. A primeira está na capacidade de identificar os potenciais que as datas comemorativas oferecem ao longo do ano para alavancar faturamento. A outra é se planejar para maximizar efeitos positivos e minimizar os impactos dos feriados no volume de vendas.

Reunimos aqui algumas 7 dicas úteis, que todo empreendedor deve considerar para transformar o calendário em um cronograma de crescimento para o negócio. Confira!

  1. De olho nos feriados nacionais que vêm por aí em 2021

No calendário de 2021, teremos várias emendas de feriados nacionais no segundo semestre. Para as empresas, é hora de ponderar sobre as oportunidades de faturar mais e as adequações que deverá fazer na programação de atividades:

  • 07 de setembro (terça-feira) – Dia da Independência do Brasil
  • 12 de outubro (terça-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 02 de novembro (terça-feira) – Dia dos Finados
  • 15 de novembro (segunda-feira) – Proclamação da República
  • 25 de dezembro (sábado) – Natal

2. Verifique quais feriados foram antecipados na sua localidade

Ao longo da pandemia da Covid-19, a antecipação de alguns feriados locais ou nacionais foi uma medida adotada por Estados e municípios para reduzir a circulação de pessoas com foco no distanciamento social.

São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Piauí estão entre os que criaram uma sequência de feriados em dias seguidos com este propósito. O mesmo aconteceu em algumas cidades, como São Paulo. No entanto, cada localidade estabeleceu regras distintas.

Lembre-se de checar como ficou o calendário na sua cidade e no seu Estado para verificar se terá de fazer alguma atualização da sua programação de produção ou estratégia comercial.

3. Prepare-se para as datas comemorativas do período

O segundo semestre é um período que concentra importantes datas comemorativas, providenciais para aquecer as vendas.

Identifique desde já as oportunidades e repense práticas, a fim de otimizar os resultados esperados, principalmente se o portfólio de produtos ou serviços está alinhado a sazonalidades ou temáticas que também permeiam o calendário:

  • Inverno – Até 21 de setembro
  • 08 de agosto (domingo) – Dia dos Pais
  • 22 de setembro (quarta-feira) – Início da Primavera
  • 12 de outubro (terça-feira) – Dia das Crianças
  • 15 de outubro (sexta-feira) – Dia do Professor
  • 31 de outubro (domingo) – Dia das Bruxas – Halloween
  • 26 de novembro (sexta-feira) – Black Friday
  • 21 de dezembro (terça-feira) – Início do Verão
  • 31 de dezembro (sexta-feira) – Reveillon

No calendário de feriados nacionais do segundo semestre é sempre bom ponderar sobre as oportunidades de faturar mais e fazer adequações na programação de atividades da sua empresa

4. Não esqueça de atualizar com seus fornecedores o que mudou em sua estratégia

Quanto antes compartilhar eventuais mudanças na sua programação, melhor para a empresa e para os seus parceiros de negócios. Essa previsibilidade é sempre bem-vinda, especialmente por em aumento de atividade para todos os envolvidos.

5. Procure ouvir seus consumidores para prever demandas

Para empreendimentos que já se relacionam com seus clientes em redes sociais, o início do segundo semestre constitui o momento de começar a identificar expectativas de consumo do público-alvo. A criação de pesquisas ou ações interativas permite, por exemplo, conhecer o comportamento dos consumidores e compreender como a sua capacidade de compra foi impactada pelo contexto de mercado. O desenvolvimento de ações promocionais para avaliar o nível de resposta é outra prática que contribui para repensar o que for necessário.

6. Acompanhe de perto os níveis de seu estoque

As incertezas que o cenário ainda revela só reforçam a importância de assegurar a disponibilidade de produtos. A avaliação do comportamento de consumo do cliente deve estar anda mais atrelada a um controle mais preciso dos estoques. Se perder oportunidades de vender é ruim, deixar de vender por falta de produtos certamente será muito pior.

7. Compartilhe a estratégia e prepare sua equipe para vender

Por fim, mas não menos importante! Atualizar a equipe sobre eventuais mudanças na estratégia do seu empreendimento representa um investimento de tempo que trará um retorno valioso: o engajamento das pessoas.

Seja no on-line ou na loja física, ou na prestação de serviços, realinhar coordenadas ajuda a padronizar atuação e fortalecer a identidade do negócio.  Com um mercado cada vez mais dinâmico, e com consumidores cada vez mais conscientes – e exigentes – manter o time na “mesma página” é um passo fundamental para que todos possam trilhar juntos a rota de expansão da sua empresa.

Está pensando em abrir o seu próprio negócio?

Os feriados fazem parte das rotinas de quem pensa em iniciar sua jornada empreendedora. E tão importante quanto saber usar o calendário a favor de um negócio que deseja construir é buscar a assessoria de um contador para se certificar de que o enquadramento da atividade e todos os trâmites do processo de abertura da empresa sejam conduzidos em total conformidade.

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Rodrigo Almeida

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