Seguro-saúde: como funciona e por que contratar antes de viajar para o exterior
Ninguém quer enfrentar perrengues durante a estadia no exterior – especialmente quando se trata da nossa saúde. Mesmo quando é grande a vontade de não pensar nesse assunto, alguns países que planejamos visitar nos lembram de um item que não deveria faltar na bagagem de nenhum viajante: seguro-saúde.
Estamos falando da contratação de um seguro-saúde ou de um seguro-viagem com cobertura para assistência médica internacional. Afinal, imprevistos podem acontecer quando estamos fora do Brasil – seja a turismo, estudo, trabalho ou para residir por lá.
Garantir um suporte para lidar com certos problemas pode fazer a diferença para que uma experiência inesquecível seja, sempre, o melhor souvenir de qualquer viagem.
Neste conteúdo do app de conta internacional BS2 GO!, a gente conta por que contratar e como utilizar esse tipo de seguro mundo afora. Veja também como aproveitar benefícios ao comprar as passagens aéreas com um cartão de débito internacional.
Essa pode ser mais uma das vantagens que uma conta internacional proporciona pra gente embarcar e curtir com tranquilidade o que o próximo destino nos reserva!
O que diferencia o seguro-saúde do seguro-viagem?
A Covid-19 fez com que brasileiros começassem a rever a importância que o seguro pode ter em suas vidas. Segundo uma pesquisa da plataforma de conteúdo Gente-Globo, 73% das pessoas afirmaram que a pandemia fez com que elas dessem mais valor à saúde. Já 62% dos entrevistados disseram que ter um seguro permite que se aproveite melhor a vida.
Essa mudança de percepção já se reflete nos índices de contratação de seguros voltados a viagens. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a procura por seguro-viagem cresceu 167% em 2022 na comparação com 2021.
Embora providenciais durante uma viagem internacional, sobretudo por conta dos altos custos de arcar com despesas médicas em outro país, o seguro-saúde e o seguro-viagem são diferentes. Tanto os propósitos quanto a abrangência da cobertura ajudam a distinguir esses dois tipos de produtos.
Seguro-saúde: use em longos períodos no exterior
Como o próprio nome define, equivale a um plano de saúde com cobertura restrita à assistência médica. Pode contemplar atendimento tanto em casos de emergências e doenças quanto em consultas e outros procedimentos de rotina, tais como exames.
Um dos principais benefícios do seguro-saúde internacional é não ter de arcar com os gastos de uma internação hospitalar em instituição particular, conhecidamente elevados para estrangeiros que não podem acessar o sistema público local.
Logo, é um produto recomendado para pessoas que irão passar longos períodos em outro país – e que, portanto, precisam assegurar um cuidado com a saúde adequado.
Seguro-viagem: ideal para cobertura ampla em estadias mais curtas
O seguro-viagem proporciona uma cobertura mais ampla e diversificada, mas sem tirar o cuidado com a saúde do foco. Além da assistência médica, o viajante internacional pode acionar outros serviços e suportes que esse tipo de seguro inclui.
Por ser diversificada, essa proteção é bem-vinda para quem vai ficar por pouco tempo em outro país. Seja para atender a uma obrigatoriedade legal enquanto estiver em um destino no exterior, seja para o viajante que deseja se precaver em relação a problemas durante a permanência por lá.
Em termos gerais, o seguro-viagem internacional prevê suporte quando há necessidade ou ocorrência de:
- Assistência médica, odontológica ou hospitalar 24 horas no exterior.
- Translado médico.
- Assistência financeira ou jurídica
- Repatriação por motivo sanitário.
- Invalidez total por acidente durante a viagem.
- Morte ou doença grave de familiares.
- Translado de corpo e cobertura por óbito em viagem.
- Atendimento para Covid-19 e pandemias.
- Atrasos e cancelamento de voos.
- Volta antecipada por conta de acidente.
- Extravio, perda ou danos com a bagagem.
Coberturas específicas para avaliar na hora de contratar um seguro-viagem internacional
Muitos viajantes desconhecem, mas existem algumas modalidade de seguro-viagem internacional que podem oferecer uma relação custo-benefício em linha com o perfil, o objetivo ou o motivo de quem contrata. Citamos alguns a seguir:
Seguro-viagem estudante ou intercâmbio
Vale conhecer coberturas que se aplicam, inclusive em cruzeiros próximos à costa brasileira.
Seguro-viagem multidestinos
No momento da cotação, essa opção pode se revelar vantajosa para ter cobertura assegurada em diferentes países visitados durante a viagem.
Seguro-viagem gestante
Constitui um upgrade de cobertura médico-hospitalar a considerar para viajar durante a gravidez.
Seguro-viagem multi trip
Pode representar uma opção interessante para quem viaja a trabalho com frequência, já que apresenta vigência anual e cobertura para diversas viagens de até 30 dias realizadas ao longo desse período.
Seguro-viagem anual
Outra alternativa a avaliar, especialmente para quem planeja longas permanências em outro país.
Quando o seguro-saúde é obrigatório?
Em cerca de 30 destinos no mundo, o seguro-saúde ou o seguro-viagem com cobertura para assistência médica é obrigatório para que o viajante estrangeiro possa ingressar no país. Ou seja, para quem planeja visitar essas localidades, a contratação dessa cobertura e a apresentação de uma apólice no momento da chegada ao destino constitui um passo tão importante quanto a compra das passagens aéreas.
Isso pode variar de lugar para lugar, conforme a reportagem do portal Melhores Destinos compartilha. Mas vale mencionar o exemplo da União Europeia, onde vigora a obrigatoriedade do seguro-viagem para visitar as nações que signatárias do Tratado de Schengen.
Esse acordo permite não só a livre circulação de brasileiros entre países-membros, como também a permanência de até 90 dias em seus territórios.
Nessa lista estão destinos europeus como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, Polônia, República Tcheca, Suíça e Suécia.
Portanto, como em outras etapas que antecedem uma viagem internacional, a contratação do seguro vai considerar requisitos que cobertura deve atender.
Vamos falar, a seguir, desses e outros fatores que influenciam a composição do valor do seguro-saúde ou seguro-viagem.
Como contratar um seguro-saúde ou seguro-viagem?
ssim como outros produtos de seguro, o seguro-saúde ou seguro-viagem internacional leva em conta alguns aspectos na hora da contratação, inclusive fatores de risco. E esses referenciais definirão não apenas a cobertura prevista, como também o valor a ser pago.
Veja o que o viajante deve saber para contratar a proteção mais adequada para eventuais imprevistos durante sua estadia no exterior.
Idade
Esse fator aumente o valor do seguro maior à medida que a faixa etária avança.
Condição de saúde
Doenças pré-existentes também podem alterar o custo de contratação.
Estilo de vida
Alguns seguros preveem cobertura extra, por exemplo, para viajantes que costumam praticar esportes radicais em outros países.
Destino
A precificação desse tipo de seguro também leva em conta a região do mundo que o viajante irá visitar.
Tempo de permanência
Como já abordado acima, o período da viagem ou da estadia pode ser determinante para a customização e, consequentemente, a escolha do seguro com o melhor custo-benefício.
Propósito da viagem
Certos tipos de seguro já atendem perfis de viajantes, como estudantes e intercambistas. É recomendável verificar, sempre, quais as opções mais vantajosas nesse segmento.
Condições para utilização do seguro
Parece óbvio, mas toda atenção é mais que bem-vinda ao verificar como usufruir da cobertura contratada. Isso se aplica, principalmente, a indenizações previstas ou mesmo o direito a reembolso posterior por despesas realizadas referências a uma ocorrência de sinistro.
Portanto, duas regras são valiosas antes de contratar e de utilizar o seu seguro-saúde ou seguro-viagem internacionais:
- Antes de contratar, realize cotações para conhecer e escolher o produto com coberturas mais adequadas e o melhor custo-benefício.
- Antes de qualquer providência, faça contato com a seguradora e formalize a ocorrência, por maior que seja o estresse. Siga os procedimentos e orientações informados no momento da contratação para acionar corretamente o seu seguro.
Nas próximas férias de julho, viaje com a autonomia e a segurança de fazer transações internacionais com o BS2 GO!
Qualquer experiência de viagem fica ainda mais completa com a praticidade, a agilidade e a economia proporcionadas pela conta internacional BS2 GO!.
Diretamente pelo app BS2 GO!, você gera a versão digital do cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para realizar compras on-line. Esse é um recurso mais que bem-vindo, enquanto o cartão físico segue por correspondência para o endereço informado.
Já na ativação, basta movimentar o valor mínimo de US$ 30 na conta, que depois ficarão disponíveis para usar.
Mediante a compra de passagens aéreas com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, o viajante pode solicitar benefícios concedidos pela bandeira. Os serviços priorizam a proteção contra perda de bagagem e compras, além de cobertura médica e assistência emergencial enquanto a pessoa estiver em viagem.
Afinal, nada melhor que contar com suporte para lidar com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia no exterior.
Essas são algumas das conveniências que a conta internacional BS2 GO! oferece para organizar finanças em moeda americana e usufruir os momentos que conectam a gente com o mundo. Tem mais:
IOF menor e cotação pelo dólar comercial
E, nas transações com o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum, a cobrança de IOF é de apenas 1,1% e incide somente sobre os valores em reais convertidos para dólar. A operação utiliza, ainda, a cotação do dólar comercial.
Imposto menor e câmbio mais barato são importantes vantagens em relação ao cartão de crédito internacional – que tem incidência maior de IOF (5,38%) e usa na conversão a cotação mais cara do dólar turismo.
Conversão instantânea 24×7
Além das vantagens já mencionadas, a conta internacional BS2 GO! possui conversão instantânea entre carteiras – de dólar comercial americano para real ou vice-versa. Logo, você tem câmbio disponível a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer lugar do mundo.
Efetue saques enquanto estiver em outros países
Se precisar, use também o cartão de débito internacional BS2 GO! Mastercard® Platinum para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede credenciada. Neste caso, a cobrança de tarifa é efetuada por operação, ou seja: incide somente quando o viajante saca dinheiro no exterior, em moeda local.
Recebimento e envio de ordens de pagamento
aça com total agilidade remessas internacionais com seu BS2 GO!. Viabilize, também, o recebimento de valores em dólares referentes a pagamentos subscribe donate, patrocínios e direitos de imagem por AdSense e Twitch.
É simples, amigável e 100% digital: baixe o app BS2 GO! e abra já sua conta internacional
Abrir uma conta internacional BS2 GO! é fácil e muito rápido: para tanto, basta baixar o app BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com documento em mãos (RG ou CPF) e pronto. Bora navegar pelo aplicativo.
Posts relacionados
10 regras de etiqueta que todo viajante deve seguir antes, durante e depois do voo
8 dicas para proteger sua bagagem e evitar perrengues durante a viagem
Posts Recentes
BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil
Drex – o futuro da economia é agora
O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS
Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global
Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.
Inglaterra e Reino Unido: dicas de passeios e compras nas terras em que a libra esterlina é soberana!