tudo sobre mala de viagem internacional

Tire suas dúvidas sobre bagagem internacional

“Tudo de bom” define a experiência de viajar para o exterior. E cada detalhe da organização é fundamental para aproveitar esse tempo fora da rotina – e fora do país – para passear, descansar, conhecer lugares novos.

Ninguém quer ter, por exemplo, dor de cabeça com as malas e evitar custos extras para despachá-las se tornou fator de decisão na compra de passagens aéreas. Então, siga com a gente neste post e tire dúvidas importantes sobre a bagagem internacional.

Confira também: Novo passaporte brasileiro: saiba tudo o que mudou no documento!

Tem pessoas que parecem superar a lei da Física e multiplicar espaços na hora de separar e levar tudo o que deseja na viagem ao exterior. No entanto, é preciso atentar para não desrespeitar limites de dimensões, pesos e regras vigentes em voos internacionais para não deixar para trás objetos ou malas fora das especificações impedidas de serem embarcadas.

Bagagem internacional (de mão e despachadas): pesos e dimensões máximas

Com referenciais de tamanho adotados globalmente pelas companhias aéreas, os fabricantes de malas passaram a aplicar essa padronização em seus modelos. E o que não faltam são produtos no mercado.

É simples, amigável e 100% digital: baixe o app do BS2 GO! e abra já a sua conta internacional!

Existem especificações tanto para a bagagem de mão – que vão com a gente na cabine e são guardadas nos compartimentos acima das poltronas dos viajantes – quanto para a bagagem despachada, que segue viagem na área de carga, no porão da aeronave.

Bagagem de mão:

  • O peso não deve passar de 10 quilos.
  • A maioria das companhias aéreas adota como padrão os tamanhos máximos de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Bagagem despachada:

  • No geral, o peso não deve ultrapassar 23 quilos.
  • Já as dimensões máximas comumente adotadas são: 80 cm de altura, 50 cm de largura e 23 cm de profundidade.

Itens permitidos e proibidos em cada tipo de bagagem internacional

Esse é o outro aspecto que precisa ficar no radar do viajante para não ter pertences e produtos confiscados pelas autoridades alfandegárias nos aeroportos, no momento da checagem por raio-x dos conteúdos das malas no embarque e desembarque de voos internacionais.

Há alguns produtos proibidos e outros liberados, porém com exigências distintas. E por falta de conhecimento, podemos errar ou deixar de colocar algo permitido nas bagagens despachadas e naquelas que levamos conosco na cabine do avião. Você sabe o que pode ou não levar em cada uma delas?

Vamos citar alguns exemplos que geram mais dúvidas nos viajantes

Bagagem despachada

Itens permitidos:

  • Ferramentas.
  • Facas, estiletes e punhais.
  • Jogos de talheres.
  • Equipamentos para manicure/pedicure, tricô/crochê
  • Bebidas alcoólicas, desde que devidamente embaladas e acondicionadas, conforme orientações da companhia aérea.
  • Medicamentos em recipiente plástico, transparente e bem fechado, mantendo a embalagem original. Frascos com volume máximo de 100 ml.

Itens proibidos:

  • Líquidos e materiais inflamáveis de qualquer tipo.  
  • Documentos e dinheiro.

Bagagem de mão

Itens permitidos:

  • Chaves e eletrônicos.
  • Líquidos com volume máximo de 1 litro, sendo 100 ml para cada item, em voos internacionais.
  • Aerossóis e sprays em embalagens com volume máximo de 100 ml.
  • Bebidas alcoólicas até 100 ml ou compradas no Duty Free (recomendado manter na sacola lacrada e guardar a nota fiscal).

Itens proibidos:

  • Materiais ou líquidos explosivos, inflamáveis, químicos ou tóxicos.
  • Objetos perfurantes e cortantes de qualquer tipo (permitidas lâminas com comprimento máximo de 6 cm).
  • Ferramentas.
  • Objetos magnéticos.
  • Armas de fogo e munição.

Esses são só alguns exemplos, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou em seu site a página “O que posso transportar?”, com orientações para viajantes sobre o embarque de itens em voos que tenham como origem o Brasil. A página possui um mecanismo de busca, direcionando a consulta e facilitando o acesso à informação desejada. No entanto, é recomendável sempre entrar em contato com a companhia aérea para verificar se a empresa possui alguma norma específica sobre itens em voos internacionais.

Pesquise opções antes de pagar pelo despacho da mala

Pagar para despachar a mala em voos internacionais se tornou uma realidade para os viajantes. Pode ocorrer, por exemplo, com bilhetes para classe econômica de algumas empresas ou com tarifas promocionais que não incluem bagagens embarcadas.

No entanto, é preciso ponderar se uma economia vantajosa na compra de passagens não irá se transformar em um custo extra com a indesejado e nada interessante para os brasileiros – já que, para destinos no exterior, esse valor para embarcá-la é calculado em dólares.

Diante da flexibilidade de tarifas e da diversidade de condições entre as classes de bilhetes existentes –  isso sem falar das ofertas distintas praticadas pelas companhias aéreas –  pesquisar preços é a melhor maneira de chegar às passagens internacionais com melhor custo x benefício, especialmente em relação às bagagens que o passageiro pode levar no voo sem custo adicional.

Vale fazer comparações utilizando sites confiáveis, em que é possível customizar a busca para chegar às opções que devem ser consideradas na sua avaliação. Se as passagens com melhores preços não incluírem o despacho de mala na tarifa, primeiro verifique nas empresas que apareceram na pesquisa os valores cobrados por mala embarcada de acordo com o país/região do destino. E segundo, verifique os valores de passagens que já incluem bagagem embarcada. Assim, é possível confrontar valores antes de bater o martelo.

Quanto à tarifa cobrada pela bagagem embarcada, o viajante encontra preços a partir de US$ 20. Porém, cada companhia aérea estabelece os seus valores, e essas informações são facilmente encontradas nos sites das empresas na internet.

Conta em moeda estrangeira: uma aliada que não pode faltar na bagagem

Na hora de vivenciar a tão planejada viagem internacional, ninguém quer perder tempo e dinheiro com burocracias e modelos de conversão ultrapassados – como comprar papel moeda para levar na viagem ou trocar reais por dólares em um câmbio sempre em desvantagem para os brasileiros no exterior. Abrir uma conta internacional oferece a autonomia, a segurança e o conforto de realizar operações em dólar pelo app, de qualquer lugar do mundo e sempre que precisar.

O BS2 GO! é um aplicativo exclusivo para conta internacional que não pode faltar na bagagem de quem está sempre pensando na próxima viagem, com vantagens que se revertem em economia de dinheiro e tempo agilizado para focar nas experiências de viagem que realmente interessam!

O BS2 GO! vem proporcionar à movimentação das finanças internacionais ainda mais autonomia, conforto e comodidade – e todas as operações da conta internacional são feitas exclusivamente pelo aplicativo:

  • Conversão instantânea com base na cotação do dólar comercial entre carteiras (de dólar americano para real ou o contrário), a qualquer hora e dia da semana (24×7) e em qualquer lugar do mundo
  • Envio e recebimento de ordens de pagamento e remessas internacionais, subscribe donate, patrocínios e, direito de imagem por adsense, Twitch, YouTube.
  • O BS2 GO! ainda garante spreads diferenciados (2% para uso entre moedas) e IOF mais baixo que cartão de crédito: 1,1% para conversão do saldo em reais para a conta internacional em dólares e 0,38% de dólares para reais.
  • Ao depositar US$30 na conta internacional PF do BS2, saldo que ficará disponível para uso, o cliente já pode solicitar gratuitamente o seu Cartão de Débito Internacional BS2 GO! Platinum para fazer compras e saques no exterior, seja em estabelecimentos físicos ou em lojas online.
  • Transferência grátis e instantânea para outras contas internacionais BS2 GO!
  • Mediante a compra de passagens com o cartão de débito disponibilizado por uma conta internacional com o aplicativo BS2 GO!, o cliente pode solicitar benefícios de seguro para utilizar durante a sua estadia no exterior – como proteção para compras e perda de bagagem, cobertura médica e assistência emergencial, e outros imprevistos que podem ocorrer durante sua estadia no exterior.

Abrir uma Conta Internacional BS2 GO! é fácil e rápido. Basta baixar o aplicativo BS2 GO! nas lojas App Store ou Google Play, enviar algumas informações pessoais e uma foto com um documento em mãos (RG ou CPF) e pronto. Bora navegar pelo aplicativo!

Leia mais:

BS2 GO! 3 motivos para ter o seu

O que é a conta internacional BS2 GO! e como abrir uma?

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *