Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, de forma segura e ágil, conforme definição do Banco Central do Brasil. O sistema completou, em fevereiro deste ano, 1 ano de operação no Brasil e especialistas apontam que já é possível perceber mudanças no mercado.

Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Por isso, no artigo de hoje, nós, do Blog BS2, reunimos pesquisas que apontam como foi o 1º ano de operações do Open Banking no Brasil e quais mudanças foram provocadas neste período, além de expectativas para os próximos meses. Continue a leitura para conferir!

Veja também: O que você precisa saber sobre Open Banking e Digital Cash Management

Fases de implementação no Brasil

Open Banking no Brasil é uma realidade desde fevereiro de 2021. A implementação do sistema foi dividida em quatro etapas. Segundo o portal Open Banking Brasil, o processo ocorreu da seguinte maneira:

  • Fase 1 – 01/02/2021

As instituições financeiras disponibilizaram informações de seus canais de atendimento e de produtos e serviços, como taxas e tarifas de cada item ofertado. Essa entrega foi realizada de forma padronizada, de acordo com as diretrizes do Banco Central.

  • Fase 2 – 13/08/2021

A partir desta etapa, o consumidor passou a poder compartilhar seus dados com as instituições financeiras de sua preferência. Vale ressaltar que todo esse processo é pautado pelo consentimento do cliente, que pode ser revogado a qualquer momento.

  • Fase 3 – 29/10/2021

Nesta fase, os consumidores passaram a ter acesso a serviços financeiros como, por exemplo, pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras.

  • Fase 4 – 15/12/2021

A partir de 15 de dezembro de 2021, a 4ª fase focou em incluir novos dados que podem ser compartilhados, além de novos produtos e serviços – contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

E como está o cenário do Open Banking no país?

Após completar um ano de operação do Open Banking no país, o que pode-se perceber é que a adesão no Brasil ocorreu de maneira mais veloz e precisa, quando comparado a outros países, como o Reino Unido. Além disso, muitos especialistas no assunto reforçam que o pontapé inicial dado em 2021 foi essencial para que o sistema passasse a ser visto com bons olhos, tanto em perspectiva nacional, quanto internacional.

De acordo com dados da Open Banking UK e da Quanto Brasil revelados em reportagem da CNN Brasil, a título de comparação, no Reino Unido foram registrados 3 milhões de usuários ativos do sistema nos três primeiros anos de Open Banking até janeiro de 2021, enquanto, no Brasil, antes da plataforma completar um ano, mais de 4 milhões de pessoas já tiveram contato com as facilidades oferecidas.

Quais são as expectativas do Open Banking no Brasil?

Se 2021 foi um ano crucial para o Open Banking ser uma realidade no mercado e no cenário dos brasileiros, os 12 meses de 2022 são cercados de expectativas positivas em relação a aplicabilidade e uso em massa do sistema.

Além disso, é esperado que o Open Finance comece a aparecer em maior destaque este ano, tendo em vista que, desde 31 de maio, já é possível obter os dados transacionais de todos os serviços que englobam o Open Finance, mediante prévia autorização do cliente.

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