Como as empresas podem se beneficiar do Open Banking?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O Open Banking é um novo sistema de integração de dados que permite que seja feito um compartilhamento de informações e histórico bancário de correntistas com outras instituições financeiras. Como resultado, o tempo de relacionamento entre o banco e o consumidor passa a ser menor antes de ser possível oferecer créditos e limites maiores. Mas será que sua empresa pode se beneficiar do Open Banking assim como os seus clientes?

Com a ajuda das APIs, os correntistas poderão visualizar todas as suas contas, serviços, investimentos e produtos financeiros contratados em um só lugar, desde que a empresa na qual ele possui esses serviços façam parte do Open Banking.

Enquanto isso, as empresas poderão ter acesso, também, a todas essas informações, desde que o cliente permita que os seus dados sejam compartilhados entre as instituições financeiras, o que abre um grande leque de oportunidades para bancos e fintechs.

ARENA BS2 Open Banking – Como o Open Banking beneficia e impacta empresas

Para que você entenda melhor os benefícios do Open Banking para a sua empresa, separamos um texto completo abordando mais sobre esse assunto. Confira!

Como minha empresa pode se beneficiar do Open Banking?

Com o Open Banking as empresas podem ter um controle maior da vida financeira dos seus clientes, podendo oferecer produtos e serviços como aplicativos de controles financeiros integrados em sua conta corrente, tudo isso de acordo com o perfil e histórico financeiro do seu cliente.

com a análise dos dados dos clientes fica mais fácil entender as necessidades do usuário e desenvolver um produto ou serviço mais assertivo
com a análise dos dados dos clientes fica mais fácil entender as necessidades do usuário e desenvolver um produto ou serviço mais assertivo

Isso porque com a integração de dados as empresas passam a conhecer melhor seus consumidores, assim como seus interesses, perfil de compra e necessidades.

Junto a isso, o Open Banking ainda permitirá que novos modelos de negócios sejam lançados no mercado, já que aumentará a necessidade de se criar novos produtos e serviços para fidelizar e atrair clientes.

Fintechs

As fintechs também terão a possibilidade de ampliar sua participação no mercado, oferecendo novos serviços para melhorar a experiência do usuário.

Isso porque, além dos bancos, a Lei Geral de Proteção de Dados permite que o Open Banking seja usado por empresas que sejam regularizadas pelo BC, o que é um sinal verde para que as fintechs também tenham acesso aos dados dos clientes quando eles permitirem.

E-commerce

Os e-commerces também serão beneficiados com esse novo modelo de negócio, e embora não ofereçam produtos e soluções financeiras, podem oferecer novas soluções de meios de pagamento, uma vez que mantêm uma relação mais próxima com as pessoas que usam o seu site.

Se levarmos em conta que o Open Banking permite que você tenha acesso a informações importantes sobre o comportamento financeiro do cliente e de suas preferência, a empresa pode pensar em uma solução que atende as necessidades de seus consumidores com mais precisão.

Além disso, o compartilhamento das informações ajuda na validação dos dados do comprador, diminuindo, ainda, as fraudes na internet.

Afinal, por meio desses dados é possível conformar informações como endereço e CPF, por exemplo.

Empresas de crédito e cartão de crédito

O sistema financeiro aberto ainda dá acesso a milhares de informações completas e detalhadas sobre cada cliente, contribuindo para a criação de serviços e produtos mais bem desenvolvidos e que atenda às necessidades de seus clientes a respeito de créditos e limites.

Um exemplo é que agora o cliente poderá escolher mudar de um banco para outro em questão de minutos, já que terá acesso a todos os produtos financeiros em um só lugar, onde ele poderá visualizar quais são os mais vantajosos.

Com a possibilidade de visualizar as ofertas dos bancos ao mesmo tempo, o usuário poderá mudar de banco a hora que quiser

Porém, isso também se torna benéfico para a empresa, já que ao perceber que o cartão de crédito X do cliente está com o limite comprometido, poderá oferecer crédito maior, menores juros ou programa de pontos mais convidativos para atrair e fidelizar o usuário.

O mesmo vale para créditos e empréstimos, já que quanto mais informações sobre os clientes as empresas e bancos tiverem, mais fácil será de elaborar produtos e soluções feitas sob medida para o consumidor e suas necessidades.

Como os custos dos processos podem ser beneficiados pelo Open Banking

Para que a integração de dados seja possível e as informações sejam compartilhadas pelas empresas e bancos, o sistema Open Banking usa APIs específicas e abertas para que seja possível conectar as instituições entre si. Com isso, os intermediários são reduzidos e o custo nas operações tornam-se menores e os processos mais rápidos.

Com essa integração muitos produtos e serviços também poderão sair mais barato para o consumidor final, possibilitando condições mais vantajosas para atender às necessidades do cliente como juros e taxas reduzidas.

Depois de ver como sua empresa pode se beneficiar do Open Banking, você conseguiu entender como é importante oferecer um bom produto e serviço para o seu cliente? Isso porque com a integração de dados, fica mais fácil chamar a atenção e atrair novos usuários, desde que você tenha um produto inovador no mercado.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas e aproveita as vantagens do Open Banking

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes