Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma série de promoções e descontos em lojas de todos os segmentos de mercado. Em 2023, o evento movimentou R$ 6,9 bilhões no e-commerce brasileiro de acordo com uma pesquisa da ABComm.
Não é exagero dizer que a data é esperada tanto por consumidores como pelos comércios durante boa parte do ano. Segundo um levantamento feito pela Opinion Box com a Wake, 32,5% dos brasileiros começaram a acompanhar preços de diversos produtos ainda no mês de julho, mostrando que o planejamento dos gastos começa com antecedência para boa parte da população.
Com tantas ofertas atrativas, é preciso estar atento para que o desejo de comprar não se transforme em uma dor de cabeça para o consumidor e para quem é dono de um e-commerce. As fraudes, que já fazem parte do dia a dia de muitos empreendedores, podem aumentar em quantidade e pegar muitas pessoas desprevenidas.
Se por um lado a Black Friday se apresenta como uma grande oportunidade para o consumo, por outro, uma série de golpes marcam a data. Além dos consumidores, empresas também estão suscetíveis a fraudes durante a Black Friday caso não estejam preparadas para evitar esse tipo de problema.
As fraudes mais comuns que atingem os e-commerces são:
Apesar do cenário sugerir diversas situações delicadas que podem fazer com que um negócio sofra com golpes, é possível evitar o problema. Segundo um levantamento feito pela ClearSale, foi possível evitar um prejuízo de R$ 49,1 milhões em tentativas de fraudes (equivalente a 35 mil pedidos) em 2023. Veja algumas dicas para manter o seu e-commerce a salvo.
1- Valide a identidade dos usuários do seu e-commerce
Isso garante que quem efetuou a compra é realmente o titular do cartão. É possível fazer essa checagem com machine learning, que monitora as ações do comprador no site e ajuda a detectar ameaças.
2- Alerte seus clientes sobre fraudes
Avise os consumidores sobre as promoções que sua empresa está realizando e deixe claro quais são os canais que utilizam para comunicação.
3- Treine a equipe de atendimento ao cliente
Ensine o seu time a identificar sinais de possíveis alertas, como reclamações de chargeback ou de alteração de endereço para entrega de pacote e foque em construir um relacionamento com o cliente.
4- Faça parcerias com outros e-commerce
Acabar com a fraude é uma tarefa colaborativa. Saiba quais são os golpes que estão em alta, quais cidades e estados mais visados e crie uma rede que visa colaboração para que todos fiquem atentos.
5- Verifique seus fornecedores
O golpe do falso fornecedor é quando golpistas se passam por vendedores e solicitam pagamentos via Pix para a entrega de mercadorias. Não é demais checar o histórico do fornecedor de quem vai comprar, como antecedentes criminais e outras informações jurídicas.
6- Avalie as políticas de privacidade e segurança do seu e-commerce
Não confie nas que funcionam para outras empresas. Pode ser que uma empresa receba mais ataques por receber pagamentos em cartões de uma determinada bandeira, ou de uma região específica. Também há casos em que um grupo criminoso opera apenas em uma rede social ou carteira digital. Estude quais fraudes poderiam acontecer na sua loja e adapte suas estratégias de segurança às suas próprias necessidades.
Avalie quais os tipos de oferta e os produtos que mais se encaixam no perfil do seu negócio. Nem toda ação que faz sucesso nas concorrentes, vai funcionar igual para a sua empresa. Mas você pode usá-las como referência fazendo um benchmarking.
Considere seu estoque e destaque os produtos que estão parados para fazê-los girar. Junto dos escolhidos, coloque também outros que vendem mais e vão chamar mais clientes para seu comércio.
Faça promoções prévias. Apesar de o dia da Black Friday ser muito esperado pelos descontos, a semana do evento – e até mesmo o mês de novembro – também movimenta muito dinheiro e pode ser uma ótima oportunidade para a sua empresa vender mais.
Venda mais produtos de fácil reposição, que vendem muito bem o ano todo e são fáceis de encontrar com fornecedores. Assim, a venda acontece de forma natural e seu negócio garante boa parte da meta sem prejudicar o seu estoque
Monte kits e combos, que costumam sair muito bem com o benefício de desconto ou frete grátis atrelado. Isso garante a saída de mais itens na mesma compra e aumenta o ticket médio.
Negocie melhores condições com os fornecedores para que o preço possibilite você ter uma margem de lucro boa, mesmo com o desconto que será aplicado na venda.
Com o Banco BS2, sua empresa tem as ferramentas certas para potencializar as vendas durante a Black Friday, criar um fluxo de caixa saudável e investir para continuar se destacando no mercado.
As soluções automatizadas unem a praticidade que o digital traz para o negócio e a segurança necessária para os dias de hoje. E, é claro, nosso time de especialistas garante atendimento humanizado e sob medida para atender às necessidades do seu negócio, sem generalizar. Afinal, empresa não é tudo a mesma coisa.
Pagamentos, investimentos, crédito, câmbio e seguros: todos os produtos disponíveis para sua empresa atingir a alta performance no mundo dos negócios. Fale com um de nossos especialistas e abra sua conta!
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…
Meios de pagamento são as diferentes formas em que é possível realizar pagamentos e recebimentos,…