Boleto do Simples Nacional ou DAS? Não precisa ficar na dúvida! Por esses dois nomes é conhecido o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que unifica os principais impostos pagos por microempresas e empresas de pequeno porte.
Para que uma empresa utilize este documento para cumprir suas obrigações fiscais, é necessária a adesão ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, popularmente chamado como Regime Tributário Simples Nacional, exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte. No entanto, só podem ser enquadrados nesse regime os negócios que apresentem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Para quem exerce uma atividade de pequeno porte, recolher todas as contribuições devidas reunidas em uma só guia do Simples Nacional é um benefício que, como o nome diz, vem simplificar processos. Afinal, a guia do DAS já contempla o valor de todos os tributos a serem arrecadado e a sua distribuição automática entre o que é recolhido pelo município e pelo Estado em que a empresa está cadastrada, bem como a parte correspondente à União.
Na prática, o pagamento de impostos reunidos no boleto do Simples Nacional representa um ganho de tempo e uma eliminação de burocracia enormes. E muito bem-vindos para quem precisa dedicar o máximo do seu tempo à atividade principal.
Como comentado anteriormente, o DAS reúne uma série de contribuições fiscais que incidem sobre a atividade de microempresas e empresas de pequeno porte. Mas você sabe quais são esses impostos?
Conheça as arrecadações reunidas que são pagas por meio do boleto do Simples Nacional:
IRPJ — Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – Similar ao Imposto de Renda de Pessoa Física que declaramos anualmente.
IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados – Tributação sobre produtos industrializados.
CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – É um tributo federal que visa apoiar a seguridade social.
Cofins — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Também federal, este imposto tem como objetivo arrecadar recursos para áreas sociais.
Programa de Integração Social — PIS – Arrecadação associada ao pagamento de abono salarial e seguro-desemprego.
CPP — Contribuição Patronal Previdenciária – Tem o propósito de contribuir com a manutenção da Previdência Social e está relacionado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
ICMS — Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – É um imposto estadual incidente sobre a circulação e venda de mercadorias.
ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – É um imposto municipal destinado a prestadores de serviço.
Mensalmente, o pagamento do DAS demonstra que o empreendimento está quite com o recolhimento dos seus impostos. Da mesma forma que esse regime simplificado de recolhimento foi criado para incentivar pequenos empreendedores a formalizarem seus negócios, o processo para geração do boleto do Simples Nacional também é facilitado e pode ser realizado de modo online pelo site da Receita Federal.
Para dar início ao processo, será necessário utilizar um certificado digital ou criar um Código de Acesso. Veja como fazer!
Crie ou altere o seu Código de Acesso pelo próprio site da Receita Federal
Informe o CNPJ e o CPF do responsável da empresa para criar ou alterar o Código de Acesso no link da Receita federal.
Guarde de modo seguro esta informação pois você precisará dela sempre que acessar o sistema do Simples Nacional.
Acesse a página principal do Simples Nacional no site da Receita Federal
O processo para gerar o boleto do Simples Nacional é feito pela internet, por meio do site do Simples Nacional, no link:
Escolha a função PGDAS-D que aparece no box ao lado direito da página principal
Ao clicar sobre PGDAS-D, são disponibilizadas 2 opções de acesso: com Certificado Digital ou com Código de Acesso. Escolha a opção Código de Acesso.
Use seus dados para fazer o login
Preencha o CNPJ, o CPF do responsável e o Código de Acesso fornecidos na etapa inicial para entrar no sistema de geração de boleto.
Siga as orientações para gerar o boleto do Simples
O processo para emitir o DAS é simples, basta acompanhar as instruções na tela.
Concluída a geração do documento, o boleto do DAS aparecerá na tela
Uma vez disponibilizado o DAS, basta optar por salvar o documento, imprimir uma cópia ou apenas copiar o código de barras para efetuar o pagamento.
Pronto, agora é só pagar o boleto do Simples Nacional por internet banking ou em qualquer casa lotérica.
Agora que você descobriu como é fácil gerar o boleto do Simples Nacional, este é mais um motivo para formalizar o seu negócio, se está nos seus planos começar a empreender. Mesmo com processos simplificados e desburocratizados, é sempre importante contar com o suporte especializado de um contador para esclarecer dúvidas e assegurar um processo de abertura da sua empresa sem falhas e em total conformidade.
O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.
Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.
A conta PJ digital do BS2 é ideal para micro, pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
O BS2 está pronto pra ajudar quem está começando a empreender a transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira.
A conta PJ digital do Banco BS2 oferece um ecossistema de soluções inteligentes, que permite realizar o controle das finanças da sua empresa na palma da mão pelo nosso app. A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…