Os e-commerces estão sempre na mira de fraudes e golpes, principalmente, na Black Friday. No último trimestre de 2020, o setor estava no topo da lista de quantidade de ataques digitais e de roubo de dados de consumidores, com 54% do total do volume de tentativas de fraude. Esse dado apareceu no relatório da Axur, empresa de ferramentas de monitoramento de segurança online.
A pandemia da Covid-19 acelerou as compras e vendas digitais. Isso porque, diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil.
E com a Black Friday chegando nesta semana, a expectativa é de que essa seja a semana mais digital de todos os tempos para as compras no Brasil. Em 2020, as vendas de e-commerce na Black Friday cresceram 31% e passaram de R$5 bi, segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie.
Contudo, o crescimento das vendas também eleva a incidência de crimes digitais, infelizmente. Esse conteúdo pretende ajudar você a proteger a sua empresa e os seus consumidores de fraudes na Black Friday. Queremos que você venda mais e melhor e com segurança. Confira nossas dicas.
1- Valide a identidade dos usuários do seu e-commerce
É dessa forma que você garante que quem efetua uma compra é realmente o titular do cartão de crédito ou cartão de débito. Há tecnologias que ajudam nisso. Por exemplo, com machine learning é possível monitorar as ações de um comprador dentro do site – saber de onde está conectado e como faz a compra – o que pode ajudar a determinar ameaças potenciais.
2. Alerte seus clientes sobre fraudes
Avise os consumidores sobre as promoções que sua empresa está realizando e deixe claro quais são os canais que utilizam para comunicação. É uma forma de evitar que eles sejam vítimas de fraudadores se passando pelo seu negócio – e da sua empresa perder vendas.
3- Treine a equipe de atendimento ao cliente
Ensine o seu time a identificar sinais de possíveis alertas, como reclamações de chargeback ou de alteração de endereço para entrega de pacote. Da mesma forma, construir um relacionamento com o cliente ajudará a saber quais são habituais, intermitentes ou chegam pela primeira vez, o que pode prevenir casos de roubo de identidade.
4-Faça parcerias com outros e-commerce
Acabar com a fraude é uma tarefa colaborativa. Conhecer as fraudes que estão em alta, em quais estados e cidades são mais comuns, quem são os criminosos e como agem, é possível quando você faz parte de uma rede que visa a colaboração em vez da competição.
5. Verifique seus fornecedores
As fraudes podem vir de todos os lados e isso inclui os fornecedores. O que ficou conhecido como golpe do falso fornecedor é quando golpistas se passam por vendedores e solicitam pagamentos via PIX para a entrega de mercadorias. Tenha em mente que não é demais checar o histórico do fornecedor de quem vai comprar, como antecedentes criminais e outras informações jurídicas.
6. Avalie as políticas de privacidade e segurança do seu e-commerce
Não confie nas que funcionam para outras empresas. Pode ser que uma empresa receba mais ataques por receber pagamentos em cartões de uma determinada bandeira, ou de uma região específica. Também há casos em que um grupo criminoso opera apenas em uma rede social ou carteira digital. Estude quais fraudes poderiam acontecer na sua loja e adapte suas estratégias de segurança às suas próprias necessidades.
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