Capital de Giro - Gestão Assertiva

Capital de giro e sua empresa: como ser assertiva?

Capital de giro é o que mantém a sua empresa ativa e preparada para ser a principal referência no mercado em que atua. A manutenção deste tipo de capital deve ser feita diariamente, já que é a partir dele que se analisa a estabilidade financeira a curto prazo de sua empresa.

Quando não há capital de giro suficiente para o cumprimento das obrigações financeiras, a empresa pode ter dificuldades relacionadas à legislação, liquidação de ativos e, futuramente, por consequência, decretar falência.

Quer saber como sua empresa pode ser assertiva na gestão do capital de giro? Leia abaixo as dicas que nós, do Blog BS2, preparamos para você!

Veja mais – Como usar o capital de giro na retomada do pós-pandemia?

Controle do capital de giro

Capital de Giro - Gestão Assertiva

O capital de giro é o resultado a partir dos recursos financeiros disponíveis em caixa e a soma das despesas diárias e regulares. Ter um planejamento bem elaborado, com os gastos a curto e longo prazo detalhados e as possibilidades de entrada de receita, é fundamental para equilibrar o seu capital de giro e ter uma boa reserva para possíveis imprevistos financeiros.

Existem alguns tipos de controles financeiros que podem ser feitos para gerir o capital de giro da sua empresa:

  • Controle diário de caixa, que fornece informações sobre depósitos em banco, controle e análise sobre as despesas pagas e dados que irão contribuir para o fluxo de caixa;
  • Controle bancário, que registra toda a movimentação bancária, depósitos e saques realizados a partir da conta empresarial;
  • Controle diário de vendas, que acompanha as vendas diárias e acumuladas ao longo do mês;
  • Controle de contas a receber e a pagar, que controla os valores a serem pagos e recebidos pela conta empresarial a curto e longo prazos, estima as futuras despesas e receitas, e estipula uma quantia para a reserva financeira da empresa.

Como manter um capital de giro satisfatório?

Para que o capital de giro de sua empresa seja satisfatório e não seja impactado por futuros imprevistos, confira algumas dicas:

  • Descubra quais custos podem ser diminuídos e corte-os;
  • Use o capital de giro para cobrir despesas apenas em casos inevitáveis e reponha a quantia assim que entrar dinheiro no caixa;
  • Procure por formas de pagamento mais confortáveis, peça por descontos à vista ou aumento no prazo de entrega com os fornecedores. Para os clientes, veja a melhor maneira de reduzir os prazos de financiamento;
  • Conheça as instituições financeiras que oferecem as menores taxas de juros em caso de necessitar de crédito para sua empresa e veja se vale a pena contratar esse serviço;
  • Evite empréstimos, a menos que seja inevitável e que haja garantia de que sua empresa pode quitá-lo no futuro.

Possíveis parceiros do capital de giro satisfatório

Além de ter um planejamento financeiro que garante o capital de giro satisfatório, é preciso ter parceiros que contribuam para a permanência do fluxo de dinheiro de sua empresa. Ter acesso a uma plataforma digital ágil e eficiente, que suporte e influencie o crescimento do seu negócio, por exemplo, é um dos parceiros fundamentais para manter automatizar os processos da sua empresa e, assim, possibilitar o alocamento de seus colaboradores em demais atividades que colaborem com o aumento do faturamento de seu negócio.

Como o Banco BS2 pode ajudar sua empresa?

Saber qual o capital de giro que sua empresa precisa é o primeiro passo para corrigir possíveis dificuldades encontradas que atrapalhem sua estabilidade financeira. Uma das alternativas para corrigir tais descompassos é adquirir crédito para o seu capital de giro estabilizar – por meio da antecipação de recebíveis

E nós, do BS2, podemos te ajudar ao oferecer acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, sua empresa pode ter liquidez imediata no momento em que ela não tiver estabilidade financeira.

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Com diversas soluções financeiras, sua empresa pode ter acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias. Nosso banco possui uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para sua empresa. Quer conhecer as melhores soluções financeiras que seu negócio pode ter? Acesse o nosso site e confira as opções que só um banco pioneiro e parceiro como o Banco BS2 pode lhe oferecer!

Confira também:

Banco BS2 oferece crédito pelo PEAC

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *