gestores em reunião para descobrir quais os requisitos para solicitar capital de giro

Quais os requisitos para solicitar capital de giro

A disponibilidade do capital de giro segue o dinamismo presente no dia a dia das empresas. Quando esse recurso financeiro não está prontamente acessível para suprir necessidades e oportunidades, é preciso buscar uma linha de crédito para garantir a continuidade das atividades – e dos negócios. Nesse sentido, é importante conhecer os tipos de financiamento para definir o mais adequado para atender propósitos operacionais e comerciais no curto prazo, e quais os requisitos para solicitar capital de giro.

Como em todo processo de contratação de empréstimo, o crédito para capital de giro segue as regras do mercado para validar a concessão. E, isso inclui dois requisitos para solicitar o capital de giro aderente à realidade do orçamento empresarial:

  1. Análise para aprovação do crédito.
  2. Juros aplicados sobre os recursos solicitados.

A etapa seguinte consiste em se organizar para levantar o capital de giro do seu negócio. Algumas práticas podem contribuir para tornar o acesso ao financiamento mais facilitado.

Atenção com a documentação requisitada

Toda obtenção de crédito requer da empresa a comprovação da conformidade de sua atuação – Legal, Fiscal, Trabalhista – e da Adimplência (saúde financeira).

Pode existir diferenças entre alguns documentos requisitados, mas em geral esses são os itens que fazem parte da lista a ser apresentada:

  • Certidão Negativa conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.
  • Comprovante de endereço.
  • Cópia de RG e CPF.
  • Certidão de casamento averbada (se casado).
  • Declaração de IRPJ mais recente.
  • Certificado de Regularidade do recolhimento – CRF / FGTS.
  • PEP – Declaração para pessoa exposta politicamente;
  • Se optante pelo Simples Nacional: 12 últimos comprovantes de pagamento do Simples Nacional emitidos pelo portal e-CAC.
  • Não pode haver parcelamento dos tributos dos últimos 3 meses.
  • Declaração de redução da alíquota de IOF.
  • Termo de Autorização para Consulta de Faturamento à Secretaria da Fazenda do Estado em que a empresa está registrada.
  • Contrato assinado e com firmas reconhecidas.

Planeje financeiramente o uso e a quitação do empréstimo

Vale lembrar que o capital de giro tem como finalidade primordial a suficiência para cobrir os custos operacionais que asseguram o funcionamento da empresa. Quanto maior for essa reserva – visando contemplar além dos compromissos financeiros que precisam ser honrados periodicamente – melhor preparado estará o negócio para lidar com demandas relevantes que podem surgir no curto prazo.  

gestores em reunião para descobrir quais os requisitos para solicitar capital de giro

Aqui estão incluídas tanto as situações negativas e inesperadas, como uma retração de mercado e gastos emergenciais, quanto as positivas e imediatas, como oportunidades pontuais de incrementar vendas e aumentar a lucratividade.

O capital de giro tem como finalidade primordial a suficiência para cobrir os custos operacionais que asseguram o funcionamento da empresa.

Se a empresa não conseguiu criar essa reserva financeira, antevendo momentos como os citados, o recomendado é que o capital de giro obtido via financiamento tenha o seu montante delimitado por um propósito de uso muito bem definido. Além disso, trata-se de uma linha de crédito que deve ser rapidamente quitada, a fim de evitar uma condição de endividamento prolongado e um consequente e maior risco de acúmulo de dívidas.

Capital de giro com antecipação de recebíveis: fôlego extra, crédito agilizado

Um fluxo de caixa com perfeita sincronia e com folga orçamentária para dispor de capital de giro é o que todo empresário almeja. Só que, ocasionalmente, esse cenário ideal pode se distanciar da realidade das finanças das empresas.

Faz parte da jornada empresarial compreender como compensar gaps entre as datas de pagamento de despesas e os prazos para entrada de receitas. Uma alternativa para eliminar esse descompasso é utilizar o crédito para capital de giro atrelando esse financiamento com recebíveis da empresa.

Confira as vantagens de consignar um empréstimo para levantar capital de giro usando como garantia recebimentos de vendas a prazo por cartões, boletos e notas fiscais:

  1. Aprovação do crédito com análise agilizada e descomplicada e contratação online.
  2. Acesso a juros mais competitivos, por conta do risco de crédito da operação minimizado
  3. Liquidez imediata com dinheiro para usar na hora e amortização no curto prazo.
  4. Contratação de crédito parcelado e conectado ao fluxo de caixa, auxiliando no controle financeiro para evitar um endividamento excessivo.

Vale reforçar que as dívidas não devem comprometer mais do que 30% do orçamento. Nesse contexto, usar a antecipação de recebíveis para contratar capital de giro contribui com um fôlego extra de recursos no momento e com a rapidez que a empresa necessita.

E aí, entendeu quais os requisitos para solicitar o capital de giro? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos!

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta e sem mensalidade no BS2.

Posts Similares

Posts Recentes

Risco empresarial

Risco empresarial: o que é e como gerenciá-lo? 

Uma empresa é um organismo vivo. E como tal, corre riscos de “adoecer”, caso não cuide bem da sua saúde financeira. Corre o risco de ser pega de surpresa por algum evento inesperado, como por exemplo, uma nova política econômica. E, além disso, corre o risco de perder oportunidades caso não esteja bem preparada. Todos…
conta internacional multimoedas

FAQ: perguntas frequentes sobre a Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2

Ter uma Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2 é uma excelente maneira de facilitar suas transferências internacionais. Ela é perfeita para empresas que já atuam no mercado internacional, mas também é excelente para quem quer levar seu negócio para novos níveis. Com ela, você pode receber e enviar pagamentos em 5 moedas diferentes: dólar…
Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *