CCE - Saiba como usar o documento na hora de exportar

Cédula de Crédito à Exportação (CCE): como financiar os negócios internacionais da sua empresa

Todo negócio visa otimizar oportunidades para vender mais com menos custos e riscos. No comércio exterior, não é diferente. As empresas que desejam aproveitar o momento certo de incrementar vendas e receitas com uma atuação além-fronteiras podem contar com modalidades de crédito voltadas à exportação. Entre essas alternativas está a Cédula de Crédito à Exportação (CCE), uma linha de financiamento disponível para viabilizar negócios que exportam e que fornecem para a cadeia exportadora.

CCE - O que é Cédula de Crédito à Exportação

Assim como a Nota de Crédito à Exportação (NCE), a CCE beneficia exportadores e seus fornecedores que necessitam captar recursos financeiros para finalizar ou ampliar suas produções ou prestações de serviços relacionados a entregas que terão como destinação final mercados de outros países.

5 fatores que tornam a contratação de CCE vantajosa

Vários fatores fazem da CCE uma aliada importante do dia a dia de empresas que vislumbram o crescimento da sua atuação associada direta ou indiretamente ao universo das exportações:

  1. Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) estabelecida pela Lei 6.313/1975.
  • Financiamento contratado em real como alternativa à indexação da operação em moeda estrangeira, a fim de resguardar o negócio da volatilidade cambial.
  • Flexibilidade na escolha de taxas pre ou pós-fixadas na negociação
  • Uso de garantia real para contratação do crédito.
  • Maior transparência ao acordo comercial, uma vez que o cumprimento pelo exportador dos prazos e das condições estabelecidas, contidos na CCE, são determinantes para a sua aprovação pela instituição financeira.

Fique de olho na documentação: o que é necessário para a contratação da CCE

A comprovação do enquadramento da sua operação é uma etapa fundamental para tornar a empresa elegível para buscar crédito usando uma CCE. O objetivo é demonstrar à instituição financeira que a atividade a ser financiada é integrante ou tem como objetivo final um processo que a exportação.  

CCE - Saiba como usar o documento na hora de exportar
Confira exemplos do que é solicitado – em termos de documentação que formalize o compromisso comercial acordado – para obter uma Cédula de Crédito à Exportação:

Exportadores Diretos devem apresentar:
·         Orçamento estimado e com a descrição de mercadorias exportadas.
·         No contrato de CCE, constará uma cláusula para apresentação das DUEs (Declaração Única de Exportação), quando solicitadas pelo banco.

Fornecedores da cadeia de exportação devem apresentar:

  • Descrição/demonstrativo de como a mercadoria ou o serviço fornecido participa da cadeia produtiva de exportação.
  • Em alguns casos, pode ser necessária a apresentação do contrato comercial firmado pelo fornecedor junto ao exportador.
  • Orçamento anexado ao contrato, no qual deve constar a relação dos bens e serviços fornecidos, bem como: a razão social e o CNPJ do exportador; descrição do produto exportado/atividades executadas; valor da venda; e percentual da venda efetivamente exportada.

Conte com as linhas de crédito do BS2 e turbine as operações de exportação da sua empresa!

O Banco BS2 é o parceiro ideal da internacionalização da sua empresa. Seja para exportadores diretos ou fornecedores que atuam na cadeia de exportação, oferecemos uma linha de financiamento específica para viabilizar atividades e escalar o crescimento dos seus negócios com outros países. Confira as vantagens de contratar crédito via CCE com o BS2:

  • Isenção de IOF no crédito para exportação.
  • Financiamento em real sem exposição à variação cambial.
  • Opção entre taxas pré e pós-fixada para contratação.
  • Taxas personalizadas e competitivas.
  • Garantia real (duplicatas, recebíveis, imóveis, investimentos como CDB) como requisito mínimo para contratação.

Linha de crédito para exportação é com o BS2! Para contratar, é só entrar em contato com nossos gerentes comerciais pelo e-mail middle@bancobs2.com.br

Saiba mais sobre negócios internacionais:

Como a sua empresa pode faturar em dólar?

Remessas Internacionais para empresas – Como fazer?

Conheça a primeira Conta Internacional PJ

Posts Similares

Posts Recentes

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…
Reserva em dólar: entenda a oscilação cambial e saiba como proteger o patrimônio da sua empresa

Como uma reserva em dólar pode proteger o patrimônio da sua empresa?

Em 26 de julho, o dólar alcançou seu valor mais baixo em 15 meses. Uma semana depois, em 03 de agosto, a moeda americana subiu quase 2%. Isso ilustra o quanto as flutuações em relação ao real complicam, sobretudo para as empresas, lidar com custos de produtos e negócios ancorados na moeda americana. Nesse sentido,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *