Como escolher o participante direto do pix?

Como escolher o melhor participante direto do pix para se conectar à sua empresa?

A sua empresa está preparada para se conectar a um Participante Direto do Pix que realmente compreenda as necessidades do seu negócio?

Em pouco mais de dois anos, os números referentes ao Pix só avançam, e consagram o seu sucesso como o meio de pagamento mais utilizado em todo o território nacional.

De acordo com a Febraban, em maio de 2021 o Pix já ultrapassava em volume as operações somadas de DOCs, TEDs e boletos. Entre janeiro e fevereiro de 2022, superou transações de débito e crédito com cartões.

A rapidez, praticidade e segurança também conquistou empresários. Afinal, a experiência do pagamento instantâneo aproxima empresas das transformações do mercado pautadas pela agilidade dos novos modelos e jeitos de fazer negócios.

Nesse sentido, é fundamental saber o que priorizar ao escolher o melhor Participante Direto do Pix para acessar soluções e funcionalidades que:

  • Reduzam burocracias e custos;
  • Otimizem vendas e resultados;
  • Asseguram o correto funcionamento da operação dentro do arcabouço regulatório Pix.

A sua empresa conhece os benefícios de atuar como um Participante Indireto do Pix?

Como primeiro banco digital homologado pelo Banco Central do Brasil para operar com o Pix, respondemos a essas perguntas e tiramos outras dúvidas relevantes.

Então, é só acompanhar com a gente o conteúdo a seguir!

Veja também: Pix para participantes indiretos: entenda as principais características!

Quem é quem no sistema de pagamentos instantâneos (SPI)?

Por meio da Resolução No 1, o Banco Central do Brasil instituiu no país o sistema de pagamentos instantâneos (SPI), que entrou em funcionamento em novembro de 2020.

Desde então, o Pix contou com atualizações em seu regulamento, à medida que regras foram revistas ou criadas, a exemplo das mudanças recentes que passaram a vigorar a partir de 02 de janeiro de 2023.

Assim, entre os termos estabelecidos pelo Bacen, duas figuras são contempladas no ecossistema financeiro do Pix: os Participantes e os Clientes. Vamos às respectivas definições:

Participantes

São as instituições financeiras autorizadas a operar pelo Banco Central, como o Banco BS2. Portanto, ficam responsáveis por serviços aos usuários que permitem a utilização do Pix, classificáveis como participantes diretos ou indiretos.

Clientes

São os usuários do Pix. Tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas que adotam o SPI para realização de transações financeiras, como pagamentos, recebimentos e transferências de valores.

Conta PI

Conta do Participante Direto no SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Logo, é destinada exclusivamente a garantir a liquidez das operações de transferências via PIX entre Participantes Diretos.

Desse modo, uma transação Pix somente é realizada se o Participante Direto tiver saldo suficiente nesta conta.

Observação importante: Participantes Indiretos não possuem conta PI, sendo suas operações garantidas pela Conta PI de seu Participante Direto.

Qual a diferença entre Participante Direto e Participante Indireto do Pix?

Antes de abordar as diferenças, é importante salientar que todos os agentes de mercado com operações autorizadas pelo Banco Central e mais de 500 mil contas de clientes ativas devem obrigatoriamente participar do Pix.

Além disso, a participação no sistema de pagamentos instantâneos é facultativa apenas a instituições com carteiras abaixo de 500 mil contas ativas, bem como para aquelas que estão em processo de autorização pelo Bacen, e por outras empresas não sujeitas a esse aval da autoridade monetária brasileira.

Logo, isso ajuda a explicar o porquê da distinção entre os dois papeis previstos a serem desempenhados por participantes do Pix:

Participante Direto do Pix (Responsável)

Assim são denominados os bancos e demais instituições financeiras autorizadas pelo Bacen para operar de forma direta no sistema do Pix, sem intermediação por outra instituição, como o Banco BS2.

Cabe ao Participante Direto assegurar aos usuários o acesso a contas habilitadas para transações por Pix, e obrigatoriamente manter junto ao Bacen uma conta específica e destinada à liquidação de pagamentos instantâneos (a chamada Conta PI).

Participante Indireto do Pix (Contratante)

São identificadas dessa forma as empresas que não estão diretamente conectadas ao sistema de pagamentos instantâneos, mas oferecem o Pix como meio de pagamento a seus clientes e consumidores finais por intermédio de um participante direto.

Como não podem se conectar diretamente ao SPI, e nem possuem uma ContaPI, os Participantes Indiretos necessitam da intermediação de um Participante Direto do Pix para que, e em sua conta PI, possa garantir e as transações.

Escolha do Participante Direto do Pix: um bom negócio para as empresas

Banco BS2 participante indireto do pix

A conveniência e a facilidade do Pix ajudam a entender a sua grande aceitação – e ascensão. Segundo a Febraban, o meio de pagamento instantâneo celebrou seu segundo ano, em novembro de 2022, com um salto de 94% em comparação com o volume de operações de seu primeiro ano.

Indicadores como esse dimensionam bem a relevância que o Pix conquistou no cotidiano dos brasileiros.  

Consequentemente, revelam às empresas a importância de escolherem acertadamente o melhor Participante Direto para conectarem seus e-commerces ou negócios físicos aos potenciais do Pix – com mais eficiência, segurança e competitividade, a custos menores, entre outros fatores destacados pelo Bacen.

Conte com a expertise e a tecnologia do Banco BS2 e seja um Participante Indireto do Pix

Conheça os benefícios que o Banco BS2 oferece e otimize ainda mais a experiência de pagamento de seus clientes.

Tenha todo o suporte – de ponta a ponta – de uma equipe altamente especializada, e pronta para integrar o sistema da sua empresa ao Pix de forma segura e ágil:

  • Implementação em conformidade com o mercado – As APIs do BS2 seguem os padrões de mercado e os mais rígidos protocolos controles de segurança na hora da implementação.
  • Robustez e segurança totais – Sistema seguro e robusto que protege seus dados com a confiabilidade e solidez de quem entende de operação Pix com alta volumetria.
  • Inserção automática no Sistema de Pagamento Instantâneo – Mais comodidade e tecnologia a serviço dos seus clientes.
  • Suporte Regulatório – Além de acompanhamento ao longo de todas as etapas de implementação e uso do sistema.

Nosso time de especialistas possui larga experiência no escopo regulatório do Pix, bem como pode, assertivamente, apoiar a sua empresa na jornada regulatória junto ao BACEN.

Veja por que ser um Participante Indireto do Pix com o BS2 traz mais autonomia para transformar as operações financeiras do seu negócio:

Conta Lastro PI

Conta similar à conta liquidação do Pix (Conta PI), que proporciona um controle integrado de saldos e extratos, gerenciada por seu Piloto de Reservas.

Piloto de Reservas

Com ele, sua empresa tem mais autonomia na gestão do fluxo de caixa. O controle de entrada e saída de recursos financeiros é realizado pelo seu próprio piloto, sem interferência do Liquidante SPI (Direto).

DICT exclusivo

Ao disponibilizar um Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) acessado somente pela empresa, a solução do BS2 garante sigilo e proteção da base de clientes e chaves cadastradas.

Mensageria Pix

Acesso nativo garantido.

Portfólio de funcionalidade Pix

Com o Banco BS2, a sua empresa tem acesso a soluções completas: Pix QR-Code estático ou dinâmico para recebimento; Pix Cobrança; Transferências via Pix; Pix Copia & Cola; Pix Devolução; e Pix Agendamento.

Vamos crescer juntos?

Estamos preparados para oferecer à sua empresa todas as soluções adequadas às empresas – como por exemplo, PIXPlataforma de CobrançaAPIslinks de pagamentos.

Desse modo, com a Conta PJ Digital sua empresa tem controle total das finanças.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

API PIX: Como a sua empresa pode se aproveitar dessa tecnologia?

Digital Cash Management e a importância para a Governança de Dados

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *