Marketplaces são destaque no mercado mundial. Além da praticidade de estar disponível a qualquer hora do dia em qualquer dispositivo conectado à internet, esta plataforma online oferece, ainda, uma gama de produtos e de fornecedores que podem estar do outro lado do mundo e que, ainda assim, comercializam produtos para o Brasil, geralmente com tempo rápido de entrega.
Devido a esses e outros benefícios, o marketplace já é reconhecido por 86% dos brasileiros como a maneira mais prática e conveniente de consumir produtos atualmente, como afirma a pesquisa Cenário da Adoção do Marketplace Online, realizada pela Mirakl.
Para estar em destaque e entre os mais lembrados pelo público consumidor, primeiro é preciso que o seu marketplace tenha uma gestão financeira em dia e equilibrada – como todo negócio que está ativo e vivo no mercado.
Porém, como é possível gerenciar financeiramente uma empresa que está disponível 100% online? Continue a leitura deste artigo elaborado por nós, do Blog BS2, e conheça 4 maneiras de realizar o controle financeiro da sua empresa!
Veja mais – E-commerce cross border: como a tendência pode impactar sua empresa?
Podem parecer o mesmo segmento comercial, mas e-commerce é diferente de marketplace. Enquanto no e-commerce uma empresa é responsável pela produção, oferta e envio de um produto – sendo assim, a única fornecedora disponível –, no marketplace, o leque de fornecedores disponíveis para um único produto é maior, o que pode proporcionar preços diversos para um mesmo item.
O estudo global da Mirakl aponta que nove a cada dez brasileiros entrevistados afirmam preferir e-commerces que tenham marketplaces: ou seja, plataformas online que ofereçam preços variados relacionados a um mesmo produto de diferentes fornecedores.
Os dois conceitos se misturam para alguns brasileiros – o que é comum – e, para exemplificar, confira a lista com os cinco maiores marketplaces do Brasil, com base nas informações de tráfego divulgadas pelo Relatório de Vendas Maiores Marketplaces do Brasil (realizada pela Anymarket no 1º trimestre de 2022):
Estar em um marketplace é vantajoso para a sua empresa por proporcionar maior visibilidade ao seu trabalho, destacar os diferenciais dos seus itens em comparação aos outros e evidenciar o porquê de o consumidor escolher o seu produto. Além disso, estar em um marketplace também proporciona:
Com grandes nomes de empresas nacionais e internacionais em destaque, fica evidente o sucesso dos marketplaces – e que este é um mercado que não vai parar de crescer. Apenas em 2020, o marketplace no Brasil teve crescimento de 52%, segundo dados do relatório realizado pela Ebit/Nielsen – um aumento de mais de 10% em relação ao e-commerce no mesmo período do ano.
Este sucesso da Era do Marketplace só é possível graças ao controle de cada empresa deste mercado em relação às finanças. Uma gestão financeira equilibrada significa estar vivo em um mercado que só tende a crescer e se destacar no consumo – Brasil e mundo afora. Por isso, nosso time de especialistas do Banco BS2 listou algumas maneiras de realizar um controle das finanças eficiente e efetivo, que garanta o destaque da sua marca neste segmento:
Estruturar as metas que deseja alcançar no âmbito comercial e empresarial, listar as despesas e todos os pagamentos que deverão ser feitos enquanto um marketplace é fundamental para prever o futuro da sua empresa. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso ter em mãos um planejamento – para analisar quais passos sua marca pode dar e em qual momento, além de idealizar novos objetivos.
Saber a quantia que deve entrar e a que deve sair do seu caixa empresarial é fundamental. Por isso, diariamente, realize o controle do seu fluxo de caixa para conhecer a realidade do seu marketplace e garantir o equilíbrio da sua gestão financeira.
Para medir o impacto sobre sua gestão financeira, é possível definir indicadores de performance para estipular e prever metas que podem ser alcançadas.
Alguns são indispensáveis para avaliar o desempenho e o posicionamento do seu marketplace, como o ticket médio, o custo de aquisição de clientes (CAC), reclamações no SAC, o ranking de itens mais vendidos, o retorno de investimento, o grau de satisfação do cliente, a precificação e a taxa de conversão.
Com o objetivo de controlar adequadamente sua gestão financeira e aliar tecnologia, inovação e otimização, é possível adquirir ferramentas de gestão apropriadas para garantir a atualização constante das suas finanças – e que apresente os riscos que seu marketplace pode sofrer.
Diante da Era do Marketplace, uma das melhores maneiras de promover o melhor gerenciamento das suas finanças é implementar à sua rotina o API – application programming interface(em tradução livre: interface de programação de aplicativos). Conheça as opções ideais do nosso Banco BS2 para o seu marketplace:
API Pix
Permite que a sua empresa receba transações e faça pagamentos usando o Pix:
API Conta Corrente
Integre sua conta BS2 ao seu sistema, faça pagamentos, transferências e recebimentos.
API Boletos
Emita Boletos de forma online e com registro em tempo real.
O que achou das soluções de APIs do BS2? Tem alguma dúvida? Receba um contato do nosso comercial.
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